Utilidade Pública

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Novembro deve começar com frio intenso em Santa Catarina


                                                                Foto: Imagem ilustrativa (Internet)   



A Epagri/Ciram emitiu uma nota meteorológica informando que o mês de outubro (dias 30 e 31) termina com chuva e temporais localizados com granizo em Santa Catarina. A condição se deve a formação e deslocamento de uma frente fria no Sul do país, associada a um ciclone extratropical na Costa Sul do Brasil. De acordo com previsão do órgão, no Extremo Oeste e Oeste, os totais de chuva ficam mais elevados. Na sequência, uma massa de ar frio de origem polar, intensa para a época do ano, avança em Santa Catarina, declinado de forma acentuada as temperaturas já no dia 31. Tudo indica que o frio chega e ainda terá umidade no Estado nos dias 31/10 e 01/11, por isso, não se descarta a possibilidade de chuva congelada e neve no Planalto Sul. Essa é uma condição atípica e não há registro histórico de neve na região Serrana nessa época. Nos dias 02 e 03 de novembro o ar mais frio e seco deixa o tempo estável no Estado, com temperatura próxima de 0°C e negativa e condição para formação de geada nas áreas altas do Extremo Oeste ao Planalto.  Na estação meteorológica de São Joaquim (rede do INMet), de quase 40 anos de dados, o menor registro de temperatura, em meses de novembro é de -1,5ºC em 05/11/1992. Considerando toda a série histórica, desde 1983, são 18 dias com registro de temperaturas abaixo de 3°C no município no referido mês.

Professora de Joaçaba realiza exposição com acervo próprio de 700 livros


                                                                  Foto: Divulgação


    A professora da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba, Katia Lamb Vier, possui um acervo particular com 700 livros e vem fazendo a diferença nas escolas por meio do incentivo à leitura através de uma exposição literária com a coleção de livros infantis.De acordo com Kátia, que é professora de educação infantil no Centro de Educação Infantil Rosa Branco, a paixão pela leitura começou ainda na infância. “Desde criança gosto de ler. Incentivada por minha mãe eu possuía uma coleção de gibis e, conforme cresci, meus gostos literários foram mudando. Hoje minha predileção são livros de romance, policiais e infantis. Além de ler, gosto de colecionar os livros e minha coleção possui em torno de 700 títulos, destes, aproximadamente 300 são do gênero infantil”, falou Katia. A exposição literária dos livros da professora entrou para o calendário escolar anual e estará aberta para visitações. “Minha vontade é incentivar a leitura e dividir minha paixão com as pessoas. Pensando nisso, decidi realizar na escola uma exposição literária da minha coleção de livros infantis. À princípio a ideia era expor apenas para os alunos do CEI, mas diante da repercussão e do sucesso a exposição agora entrou para o calendário escolar anual e estará aberta a visitações de diferentes escolas. Nesta primeira exposição recebemos a visita do 5º ano da escola Cefrei. Fiquei encantada com o interesse deles na contação de histórias e depois no prazer que eles desfrutaram manuseando meus livros e discutindo as leituras, foi gratificante e emocionante”, comentou a professora.  A exposição literária dos livros da professora entrou para o calendário escolar anual e estará aberta para visitações. “Minha vontade é incentivar a leitura e dividir minha paixão com as pessoas. Pensando nisso, decidi realizar na escola uma exposição literária da minha coleção de livros infantis. À princípio a ideia era expor apenas para os alunos do CEI, mas diante da repercussão e do sucesso a exposição agora entrou para o calendário escolar anual e estará aberta a visitações de diferentes escolas. Nesta primeira exposição recebemos a visita do 5º ano da escola Cefrei. Fiquei encantada com o interesse deles na contação de histórias e depois no prazer que eles desfrutaram manuseando meus livros e discutindo as leituras, foi gratificante e emocionante”, comentou a professora.

Fonte: Ascom/Prefeitura Joaçaba

















CAMPEÃ DA LIGA SANTA CATARINA DE HANDEBOL!


  A equipe de handebol masculina de Luzerna sagrou-se campeã da série prata na na categoria cadete de 14 a 16 anos. A competição aconteceu na cidade de Saudades. Luzerna venceu o Criciúma e Caçador, duas vitórias importantíssimas que levaram nossa equipe ão topo da competição, uma das maiores do nosso estado. Parabenizamos os atletas e toda equipe de profissionais envolvidos por mais este destaque que leva o nome de nossa cidade a todos os cantos do nosso estado.
 

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...