Utilidade Pública

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Início de semana com chuva e frio em Santa Catarina


                                              Foto: Imagem ilustrativa


A semana começa com tempo instável em Santa Catarina por conta da formação de frente fria e de um ciclone extratropical na costa sul do país. Conforme previsão da Epagri/Ciram, a chuva ocorre nesta segunda-feira (27) de forma mais intensa e volumosa no leste do estado, especialmente no litoral. No final do dia, a chuva diminui a partir do Oeste. Temperatura baixa, frio úmido.  Na terça-feira (28), tempo encoberto com chuva fraca e chuviscos isolados do Extremo Oeste ao Planalto Sul, melhorando no decorrer do dia. Predomínio de sol nas demais regiões. Temperatura diminui em todo o estado, sendo o dia mais frio da semana. Para a quarta-feira (29), mais nuvens com sol no decorrer do dia do Extremo Oeste ao Planalto Sul. Nas demais regiões, ensolarado. Temperatura baixa na madrugada e em elevação durante o dia (massa de ar frio e seco). Na quinta e sexta-feira, 30 e 31, uma massa de ar frio e seco mantém o tempo ensolarado, com elevação das temperaturas.

Anatel aprova novo sistema de alertas de emergência


                                                 Foto: Divulgação


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu “sinal verde técnico” para a implementação de um novo sistema de alertas de emergência. Ele é diferenciado por ser no formato pop up, ficando sobreposto às telas abertas nos celulares. A informação aparece de forma imediata na tela dos dispositivos e, para ser fechada, requer ação do usuário. A ferramenta testada, chamada cellbroadcast, fez uso das tecnologias móveis de quarta e quinta geração (4G e 5G) das operadoras Claro, Tim, Vivo e Algar.  Sua utilização depende, ainda, de treinamento a ser feito com agentes das defesas civis locais, mas a expectativa é de que comece a operar até o fim deste ano, sendo testado inicialmente em dez cidades de pequeno porte, com histórico de desastres ambientais. Ao condicionar o fechamento da tela para dar sequência ao uso do aparelho celular, o que se buscou foi garantir que informações sobre riscos de desastres sejam mais lidas, do que os alertas enviados exclusivamente por SMS ou via TV por assinatura. “Diferentemente das notificações via SMS, que chegam gradativamente aos usuários, as mensagens de texto do cellbroadcast são recebidas quase que instantaneamente por todos os usuários”, informa a Anatel.  “Além disso, a depender do tipo de emergência, a mensagem poderá acionar um sinal sonoro no celular, mesmo se estiver no modo silencioso, o que vai permitir maior funcionalidade do alerta nas situações de risco”, acrescentou. 

Uso efetivo  A Agência, no entanto, reitera que o uso efetivo desta “solução de alertas de emergência” depende das autoridades das defesas civis estaduais e municipais competentes para gerir os riscos estabelecidos na Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade). “O objetivo é complementar e auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais, alertando os cidadãos que estejam em localidades de risco sobre a iminência de eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros. O conteúdo desses alertas é de responsabilidade dos órgãos de Defesa Civil”, explicou a Anatel.

Fonte: Agência Brasil

 

Semana da Indústria é marcada por palestras e inauguração


 

As entidades que integram a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) - SESI, SENAI e IEL – realizaram na semana que passou (de 20 a 24 de maio) em todo o estado a Semana da Indústria. Palestras, oficinas e visitas técnicas fizeram parte da programação que é gratuita e voltada à comunidade industrial.  Na região Centro-Oeste, foram desenvolvidas atividades com temáticas abrangentes, que vão ao encontro de necessidades e demandas atuais. Na noite de terça (21), aconteceu a palestra “Energias renováveis e gestão energética”, no SENAI Luzerna. Também no dia 21, o SENAI Campos Novos recebeu uma palestra do Conselho Regional dos Técnicos Industriais – este tema também foi abordado no SENAI Capinzal na quarta (22) e em Luzerna na quinta (23). Ainda no dia 23, foi inaugurada a nova unidade do SESI Capinzal, que permitirá atendimentos ainda mais aprimorados e de qualidade. “Foi uma semana muito rica para a difusão de novos conhecimentos. Tivemos atividades em Luzerna, Campos Novos e Capinzal. Estamos muito satisfeitos com a participação da comunidade nestes eventos. Em Capinzal, por exemplo, tivemos a oportunidade de inaugurarmos a unidade do SESI, que certamente dará mais eficiência nos atendimentos prestados nesta região”, observa Marla Custódio, gerente executiva regional do SESI SENAI. “As ações alusivas à Semana da Indústria foram muito válidas. Queremos agradecer a todos que prestigiaram nossos eventos, todos desenvolvidos com muita competência e assertividade. A inauguração da unidade do SESI de Capinzal também foi um momento muito especial para nós da FIESC e para toda a comunidade”, sublinha o vice-presidente da FIESC, Centro-Oeste, Márcio Luís Dalla Lana.


 Fonte: Ascom/FIESC

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...