Utilidade Pública

quarta-feira, 26 de março de 2025

Douglas Silva faz história ao vencer a primeira Meia Maratona de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna


 

O atleta Douglas Silva entrou para a história do esporte regional ao vencer a primeira edição da Meia Maratona de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, realizada no último domingo, dia 23 de março. A prova, que reuniu cerca de 800 inscritos, movimentou as ruas das três cidades em um evento esportivo inédito no Meio-Oeste catarinense. Douglas percorreu os 21 quilômetros da categoria principal em 1h12min, conquistando o título da 21k Meio Oeste e confirmando sua excelente fase nas corridas de rua. “Muito feliz com o resultado obtido em casa. Venho me preparando desde o início do ano para essa prova e também para as demais. Foi emocionante contar com tanta torcida e apoio durante o percurso. Agradeço a todos que torceram por mim e aos meus patrocinadores, que tornam isso possível”, declarou o campeão.  A Meia Maratona foi marcada pela organização, pelo clima de incentivo ao esporte e pelo envolvimento da comunidade. A vitória de Douglas coroou a primeira edição da prova com um toque especial: a conquista de um filho da casa. Além de ser um destaque nas pistas, Douglas Silva representa com orgulho a força do atletismo regional e conta com o apoio de importantes parceiros:

Scherer Auto Peças
Specht
Dom Fiorelo
MaxiRiscos Seguradora
Padaria Moinhos
Massas D” Granno
Academia Vida e Saúde
Giga Suplementos
Karol Terapia Alternativa
Move Now - Clínica do Esporte

Evento “Tela Expandida” promove encontro entre cinema e artes visuais em Joaçaba


A Casa da Cultura Rogério Sganzerla, em Joaçaba, será palco de uma noite única dedicada à fusão entre o cinema e as artes visuais. O evento “Tela Expandida – Cinema e Artes Visuais” acontece na próxima quarta-feira, 27 de março, às 19h, com entrada gratuita.Com uma programação diversificada, o encontro reúne exibições, performances e bate-papo com convidados de destaque, que exploram as possibilidades criativas e sensoriais que surgem quando diferentes linguagens artísticas se encontram.

 Entre os participantes estão:

🔹 Carla Abraão – Curadora e educadora atuante em museus de Nova York
🔹 João Tomaz – Ator, pesquisador e diretor da video-dança Danças do Cotidiano
🔹 Flávia Pacchely – Carnavalesca e artista, que apresentará uma performance especial
🔹 Oliver Pasetti – Dançarino e intérprete, que investiga a relação entre arte e memória

A mediação da noite será conduzida por Rudolfo Auffinger, diretor da videoinstalação Vem de Berço, que também será exibida e discutida durante o evento. O “Tela Expandida” propõe uma imersão sensível e provocativa, expandindo os limites do olhar sobre o cinema e suas conexões com o corpo, o som, a performance e a memória.

📍 Local: Casa da Cultura Rogério Sganzerla
🗓 Data e horário: 27 de março, às 19h
🎟 Entrada gratuita

Para mais informações, acompanhe o perfil do projeto no Instagram: @rachaduravisual  Marque na agenda e venha vivenciar uma experiência artística que vai além da tela!


 

Movimento de passageiros internacionais cresce 63% em Santa Catarina


 

A movimentação de passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina segue nas alturas neste início de 2025. Nos dois primeiros meses do ano foram registrados 410 mil passageiros, o que representa um crescimento de 63% em relação ao mesmo período de 2024. O número já é equivalente a 46% de todo o movimento internacional do ano passado. Os dados foram apurados pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Desde 2023, o estado já cresceu 552% neste setor, colocando Santa Catarina como o terceiro maior movimento de passageiros internacionais do país. “O mundo quer conhecer Santa Catarina e por isso fomos atrás de companhias aéreas parceiras, que hoje ligam nosso estado diretamente com o exterior, como a Copa, no Panamá a TAP, em Portugal. Estamos trabalhando pra aumentar as possibilidades e encurtar ainda mais a distância com o mundo”, afirmou o governador Jorginho Mello. “Há uma expectativa que este ano possamos superar a marca de 1,1 milhão de passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina. Todos os esforços demandados pelo governador Jorginho Mello são neste sentido. O desempenho dos primeiros meses mostra que essa meta é possível de ser atingida”, afirma o secretário da SPAF, Beto Martins. O mercado internacional também segue aquecido no setor de cargas. Neste primeiro bimestre foram movimentadas 1.056 toneladas, com crescimento de 46,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O número já equivale a 21,4% de toda a movimentação de cargas internacionais de 2024. 

Voos domésticos  

Com relação à movimentação doméstica de passageiros os números também são positivos. Entre janeiro e fevereiro de 2025 foram registrados 1,1 milhão de passageiros, número 6,1% maior do que o mesmo período de 2024.  Entre os aeroportos o maior movimento, o primeiro foi o de Florianópolis com 1,027 milhão de passageiros, sendo 617,1 mil domésticos e 410 mil internacionais. Navegantes teve 375,8 milhões de passageiros, Chapecó teve 85,7 mil passageiros, Joinville teve 79,3 mil passageiros, Jaguaruna 17,5 mil passageiros e Correia Pinto 3,4 mil passageiros. Sobre a movimentação de cargas, o maior movimento foi em Florianópolis com 2 mil toneladas, sendo 964,2 toneladas domésticas e 1,056 mil toneladas internacionais. Navegantes teve 883,5 toneladas, Joinville teve 198 toneladas toneladas, Chapecó teve 132,1 mil toneladas e Jaguaruna 30,2 toneladas.

Fonte: Secom

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...