Utilidade Pública

terça-feira, 21 de maio de 2024

Campos Novos define eixos tecnológicos para Campus do IFC no município


 

Na última sexta-feira, 17, Campos Novos participou de uma audiência pública para discutir os eixos tecnológicos que serão implantados no futuro campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) na cidade. Foram definidos os seguintes eixos de atuação: 1.        Informação e Comunicação (Tecnologias com ênfase em Informática);2.        Recursos Naturais (Agrárias, Agricultura e Agroecologia);  3.        Ambiente e Saúde (Cuidador de Idosos/Enfermagem);  4.        Controle e Processos Industriais (Celulose/Energias Renováveis).  Durante o evento, o prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, entregou uma carta no qual se compromete a disponibilizar salas, laboratórios e os espaços necessários para que os cursos possam ser oferecidos a partir do segundo semestre deste ano, até que a infraestrutura própria do IFC seja construída no município. Os prefeitos da região se manifestaram positivamente sobre o projeto e sobre os cursos que serão ofertados. “Instituição contribuirá significativamente para a qualificação da mão de obra, tanto na agricultura quanto na saúde”, declarou o prefeito de Celso Ramos, Luizangelo Grassi. “A juventude local será a principal beneficiada, pois poderá evitar o deslocamento para instituições mais distantes, o que atualmente gera custos elevados com transporte”, reiterou Volcir Canuto, prefeito de Brunópolis. Atualmente, uma área pertencente à Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) é vista como uma opção, porém ainda não há nada definido. Caso essa opção não se concretize, o município deverá adquirir outro terreno para a construção. A definição deve ser resolvida até 30 de maio, prazo final para a entrega de documentos ao Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de viabilizar um investimento de R$ 25 milhões na estrutura física do campus.

Mapa autoriza venda de produtos gaúchos com inspeção estadual e municipal em todo o Brasil


 

Atendendo a uma solicitação de produtores rurais do Rio Grande do Sul, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou uma portaria que autoriza a comercialização de produtos gaúchos de origem animal e que tenham somente inspeção estadual ou municipal para todo o Brasil. A liberação vale por 90 dias, a partir de 15 de maio, e irá auxiliar agroindústrias instaladas no Estado possam dar vazão aos seus estoques. “Uma medida importante e que vai ao encontro do que vínhamos pleiteando com o ministro Carlos Fávaro, juntamente com a Farsul, Ocergs e demais entidades do setor. Comprando dos nossos, o Brasil nos ajuda a manter empregos, além de nos garantir renda e dignidade neste momento tão duro”, avalia o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), líder do agro no Congresso Nacional.  A medida considera apenas os produtos não integrantes do Sisbi-Poa, mas que tenham os devidos registros de inspeção estadual e/ou municipal. A orientação é que os estados interessados comuniquem interesse ao Mapa e organizem seus órgãos sanitários. 

Fonte:

Notícias Agrícolas

Rei e Rainha da Pessoa Idosa são coroados em Joaçaba

                                           Foto: Divulgação


Foi realizada neste domingo (19) a escolha do Rei e Rainha da Pessoa Idosa de Joaçaba. Com o apoio da Administração Municipal, da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência do Idoso, a festividade reafirmou seu papel como uma tradição local, que ocorre há mais de 20 anos, promovendo o envelhecimento ativo, saudável e com dignidade. O evento contou com a participação de 15 inscritos, sendo 11 mulheres e 4 homens, competindo pelo título de Rei e Rainha, Príncipe e Princesa da Pessoa Idosa. Aproximadamente 350 pessoas estiveram presentes no evento, incluindo familiares e amigos dos participantes.

Vencedores da edição deste ano:

 • Rainha: Salete Sartori Zuchi

• Rei: Antônio Hilton Alves
• Princesa: Ibraina Lemos da Silva
• Príncipe: Luiz Zuchi

Para a secretária de Assistência Social Sandra Pacheco, a promoção é uma oportunidade para idosos mostrarem seu protagonismo e contribuírem de forma significativa para a sociedade. "Promover o envelhecimento saudável e ativo é uma prioridade para nós, e eventos como este reforçam a importância de mantermos nossos idosos engajados e valorizados. Parabenizo todos os participantes, especialmente os vencedores deste ano, Salete Sartori Zuchi e Antônio Hilton Alves, por sua alegria e espírito Após a cerimônia de premiação, os presentes desfrutaram de uma tarde dançante ao som de Marcelo Branco.de comunidade. Agradeço a todos que contribuíram para o sucesso deste evento”. 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Joaçaba


Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...