Utilidade Pública

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Santa Catarina ultrapassa as 80 mil cirurgias eletivas realizadas em 2023


 

A rede hospitalar de Santa Catarina já contabilizou mais de 80 mil cirurgias eletivas realizadas neste ano. Os números refletem a estratégia do Governo do Estado na redução das filas através do Programa Estadual de Cirurgias. “A gente precisa cuidar das pessoas e, por isso, não vamos abrir mão do compromisso de melhorar a saúde, de tirar os pacientes da fila de espera por uma cirurgia. Esse resultado comprova que já avançamos muito e vamos continuar trabalhando firme para avançar ainda mais”, destaca o governador Jorginho Mello. O aumento do número de procedimentos realizados em 2023 pode ser observado através dos dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Entre janeiro a agosto de 2019, no pré-pandemia, foram realizadas 57.440 cirurgias; em 2022, no pós-pandemia, foram 61.601 e em 2023 o número chegou a 80.145. “Esse trabalho que desenvolvemos junto às unidades de saúde, com ampliação dos prestadores de serviço e um empenho do governo através das equipes de saúde, reflete no crescimento contínuo do número de cirurgias”, disse a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. O maior número de cirurgias foi do aparelho digestivo, incluindo hérnias e vesículas, e do aparelho geniturinário, que inclui vasectomias e remoções de útero, totalizando 36.300 procedimentos. Em seguida, as cirurgias oncológicas, com 10.370, e as ortopédicas, com 9.816.

Fonte:

Governo SC

Decreto em SC obriga 100 mil servidores a atualizar cadastro e determina prazo


                                        Foto: Imprensa governo SC


  Os cerca de 102 mil servidores ativos de Santa Catarina precisam fazer entre os dias 1º e 31 de outubro de 2023 a atualização cadastral e lotacional. A medida é fruto do Decreto 261 publicado no Diário Oficial do Estado no dia 29 de agosto, que estabelece o formato online através do Portal de Serviços SIGRH.  O cadastro não é atualizado desde 2008 e será obrigatório, anualmente, a partir de 2024. A intenção é corrigir, atualizar e ampliar os dados dos servidores por mais eficiência e transparência na gestão. Todos os agentes públicos ativos, os ocupantes de cargos públicos efetivos civis e militares, os exclusivamente comissionados, os de caráter temporário, os agentes políticos, os requisitados, os cedidos, os permutados, afastados e licenciados (com ou sem remuneração), ou fora do país. Como realizar a atualização cadastral?  A partir do dia 01 até o dia 31 de outubro, através do Portal de Serviços do SIGRH, ficará disponível no menu localizado à esquerda a opção “Atualização Cadastral”. Clicando na opção já é possível realizar o preenchimento das informações e envio automático ao sistema.

Fonte:

NSC Total

Médico de Joaçaba recebe título internacional concedido a seleto grupo


                                  Dr Breno, ao centro, recebeu o principal certificado em Medicina Intervencionista da Dor no mundo 

O médico anestesiologista Breno Jardim Grossi, que é especialista em dor crônica e integrante da Sedar - Serviço de Anestesiologia e Dor, de Joaçaba, passa a integrar um seleto grupo de poucos profissionais reconhecidos pelo World Institute of Pain (WIP). Ele recebeu o título internacional Fellow Interventional Pain Practice (FIPP), principal certificado em Medicina Intervencionista da Dor no mundo. Este reconhecimento é feito por um dos mais renomados e reconhecidos institutos para médicos intervencionistas de dor do mundo, o que atesta a qualidade do trabalho e confirma o bom desempenho já reconhecido do profissional, que atende a diversos pacientes de toda a região. O médico recebeu o título durante a realização de um congresso internacional de tratamento avançado de dor, que aconteceu em Budapeste, capital da Húngria, na Europa, entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro.  Para receber o título, o profissional precisa passar por algumas etapas de avaliação. Inicialmente, ele precisa ter formação em dor, também é necessário ter vários casos de pacientes registrados e, na sequência, é submetido a uma prova oral, escrita e prática. Breno foi submetido ao teste em abril deste ano, em Orlando, nos Estados Unidos.A honraria é concedida a poucos profissionais no mundo todo, o que, conforme o médico, reforça a seriedade com que leva a profissão. "É um título muito importante. São poucos médicos no mundo que possuem este título, são menos de 1500. A maioria é nos Estados Unidos, aí na Europa, e depois aqui no Brasil", comenta ele.

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...