Utilidade Pública

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Clima Confira como vai se comportar o tempo na região neste início de semana


 

Na segunda-feira (14), a frente fria se afasta gradativamente, mas a presença de muitas nuvens ainda pode trazer chuvas fracas no Litoral e Vale do Itajaí. As temperaturas devem oscilar entre 9°C e 26°C. Já na terça-feira (15), uma área de baixa pressão volta a desestabilizar o tempo, com chance de temporais isolados e risco moderado para danos. As temperaturas devem variar de 10°C a 27°C.  A previsão para os próximos dias, de quarta (16) a quinta-feira (17), indica melhoria no tempo, com sol entre nuvens, mas chuvas fracas podem ocorrer no Litoral.  Previsão completa  

SEGUNDA-FEIRA (14)
Na segunda-feira (14), a frente fria se afasta gradativamente do estado e o tempo volta a apresentar condições de melhoria na maioria das regiões. O dia ainda deve ser marcado pela grande quantidade de nuvens pelo estado, especialmente entre a Serra, Litoral e Vale do Itajaí, onde ainda haverá condições para chuvas fracas e esparsas, mas sem risco para ocorrências associadas. No amanhecer, as temperaturas variam entre 9°C e 15°C entre o Grande Oeste e os Planaltos, 17°C a 20°C no Litoral e de 13°C a 17°C nas áreas de maior altitude entre a Serra e a Grd. Florianópolis Serrana. Durante à tarde, se aproximam dos 25°C/26°C no Oeste e entre a Grd. Florianópolis Litorânea, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

TERÇA-FEIRA (15)
Na terça-feira (15), uma área de baixa pressão que se estende desde a Bolívia até SC, volta a desestabilizar o tempo no estado, favorecendo o retorno da condição de temporais isolados com raios, fortes, rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, sobretudo entre a tarde e a noite, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas à alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica. No amanhecer, as temperaturas variam entre 10°C e 15°C entre o Grande Oeste e os Planaltos e de 14°C a 18°C no Litoral. Durante a tarde, as temperaturas se aproximam dos 27°C no Oeste e de 23°C a 25°C no Litoral.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Entre quarta (16) e quinta-feira (17), esse sistema se afasta do estado e o tempo volta a apresentar condições de melhoria em todas as regiões com predomínio de sol entre nuvens. Apesar disso, no Litoral, ainda haverá condições para chuvas fracas passageiras.

Estado Boletim mostra que casos de dengue e chikungunya vêm aumentando no estado


 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), divulgou o mais recente Informe Epidemiológico, com dados até 7 de abril. Nas últimas semanas, o número de casos de dengue e chikungunya vem aumentando no estado. Por isso, segue o alerta já que nos próximos meses, quando começar a chover, se configura um cenário perfeito para a reprodução do mosquito Aedes aegypti. Além disso, até a data foram confirmadas quatro mortes por dengue e quatro por chikungunya em Santa Catarina. O primeiro óbito, registrado no município de Descanso, foi de um adolescente de 17 anos, no dia 26 de janeiro. O segundo ocorreu com uma idosa de 71 anos, em Itapoá, no litoral Norte do estado, no dia 25 de fevereiro. O terceiro foi em São Miguel do Oeste, com uma idosa de 90 anos, em 1º de abril. E a última morte aconteceu em Itajaí com uma mulher de 76 anos, no dia 2 de abril. Sete óbitos estão sendo investigados pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Secretaria de Estado da Saúde. Foram identificados 29.085 focos do mosquito Aedes aegypti, em 249 municípios. Do total de 295 municípios, 178 foram considerados infestados pelo vetor. Também foram notificados 43.966 casos de dengue, sendo que 12.796 são considerados casos prováveis.  Casos de chikungunya  O informe também aponta que ocorreram 1.114 notificações de chikungunya em Santa Catarina, sendo 576 considerados casos prováveis e 426 confirmados. Na comparação com o mesmo período do ano 2024, quando foram registrados 62 casos prováveis, observa-se um aumento de 829%. Foram confirmados quatro óbitos pela doença esse ano. O primeiro foi registrado em Florianópolis, em idoso de 83 anos, no dia 1º de janeiro. As outras três mortes ocorreram em Xanxerê em mulheres: de 85 anos, no dia 17 de março; de 80 anos, no dia 3 de abril; e de 76 anos, no dia 4 de abril de 2025. Um óbito permanece em investigação. 

# portalWillian

Joaçaba Escola de Pais anuncia revista sobre saúde emocional na adolescência digital


 

A Câmara de Vereadores recebeu, na sessão da última terça-feira (8), representantes da Escola de Pais do Brasil – Seccional Joaçaba e Herval d’Oeste. A entidade, formada por voluntários, atua como uma ampla rede de apoio para pais, professores, avós e tutores, compartilhando conhecimento e orientações com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos emocionalmente equilibrados e socialmente responsáveis. A apresentação foi conduzida por Glaucia Arenhart, que destacou o trabalho desenvolvido na região. “Plantamos sementes por meio de encontros em escolas, igrejas, associações e empresas”, afirmou. Ela também anunciou um novo projeto da instituição voltado à terceira idade, intitulado Bem EnvelhecerA visita à Câmara teve ainda o propósito de divulgar a próxima edição da revista da Escola de Pais, que abordará o tema Adolescência e suas fragilidades: saúde psicoemocional na era digital. O lançamento está marcado para o dia 25 de abril, às 19h30, no Teatro Alfredo Sigwalt. A participação da Escola de Pais na sessão foi viabilizada graças à cessão de tempo de fala por parte do presidente Diego Bairros e da vereadora Rita Weiss.


Fonte: Adriana Panizzi/Ascom Câmara de Vereadores


#portalwillian 

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...