Utilidade Pública

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Fim de semana de sol e até calor em Santa Catarina


                                            Foto: Imagem ilustrativa


A sexta-feira (21) iniciou com nevoeiros e o tempo permanece instável, com chuva isolada do Extremo Oeste ao Litoral de Santa Catarina. Conforme previsão da Epagri/Ciram, o tempo melhora no decorrer do dia, com sol entre nuvens em boa parte do Estado. Temperatura em elevação, variando de 22 a 26°C. No sábado (22), uma massa de ar seco mantém o tempo firme, com sol e algumas nuvens. Condição para formação de nevoeiros na madrugada, manhã e à noite, inclusive os nevoeiros marítimos no Litoral. Temperatura em elevação, variando de 23 a 29°C. Para o domingo (23), sol e nevoeiros, inclusive os nevoeiros marítimos no Litoral. No decorrer da tarde aumento de nuvens no Oeste e Sul do estado, com chuva isolada a partir da noite, especialmente no Planalto Sul e Litoral devido a aproximação de uma frente fria. Temperatura elevada para época do ano, próxima de 30°C no Oeste e Litoral.

Dicas da Celesc para reduzir o consumo de energia durante o inverno


                             Foto: Imagem ilustrativa (Internet)


O inverno 2024 teve início às 17h51min desta quinta-feira (20). Para incentivar o uso consciente de energia durante os meses mais frios do ano, a Celesc está lançando uma campanha com dicas práticas para ajudar a população a reduzir a conta de luz por meio de mudanças nos hábitos diários. Em 2023, o consumo de energia nas residências aumentou 5,6% em comparação a 2022. Nos primeiros três meses de 2024, o consumo de energia elétrica residencial também subiu 9,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O uso prolongado do chuveiro elétrico é um dos principais vilões do consumo de energia nas residências, representando de 25% a 35% da despesa total com eletricidade. “Vale lembrar que o chuveiro no modo inverno consome, em média, 30% mais energia do que na posição verão”, destaca Thiago Jeremias, Gerente da Divisão de Eficiência Energética da Celesc. Confira as dicas da Celesc para economizar energia durante o inverno:

  • Banhos mais curtos: Limite o tempo de banho a 10 minutos e evite usar outros aparelhos enquanto o chuveiro está ligado.
  • Aquecimento eficiente: Durante o uso de aquecedores elétricos, mantenha janelas e portas fechadas para evitar a entrada de ar frio. Limpe os filtros regularmente e desligue os aparelhos ao sair do ambiente por períodos prolongados.
  • Lavadora e secadora de roupas: Limpe o filtro da lavadora regularmente para reduzir o esforço da rede elétrica. Prefira secar as roupas ao ar livre ou próximo a janelas. Ao usar a secadora, siga as recomendações do manual sobre a quantidade ideal de roupas para não sobrecarregar o aparelho.
  • Aproveite a luz natural: Evite deixar lâmpadas acesas desnecessariamente e aproveite ao máximo a iluminação natural.
  • Torneiras Elétricas: Ajuste a temperatura da água para um nível médio de calor e mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa as louças para economizar energia.
  • Uso eficiente do forno: Abra a porta do forno apenas quando necessário para evitar desperdício de calor e uso excessivo de energia.
  • Consumo consciente da geladeira: Evite abrir a geladeira desnecessariamente e nunca seque roupas atrás dela. Isso sobrecarrega o motor e aumenta o consumo de energia.
  • Secador de cabelo: Seque o cabelo o máximo possível com a toalha antes de usar o secador, reduzindo o tempo de uso do aparelho e o consumo de energia.

Com essas práticas simples, a Celesc espera ajudar os consumidores a controlar melhor o consumo de energia durante o inverno, promovendo economia e sustentabilidade.

Fonte: Comunicação Celesc

Delegado desmente prisão de Maneco e promete responsabilizar autor da mentira


 

A Polícia Civil de Santa Catarina, através da 11ª delegacia de polícia regional de Joaçaba, enviou uma nota à imprensa na tarde desta quinta-feira, dia 20, informando que um áudio que está circulando nas redes sociais citando os policiais Juliano Pedrini (in memoriam) e "Maneco" é falso. Segundo a nota da Polícia Civil, encaminhada diretamente pelo delegado Gilmar Bonamigo, o conteúdo é extremamente grave e agride a reputação dos policiais e da instituição Polícia Civil. Medidas são tomadas para identificar e responsabilizar legalmente os autores. O áudio em questão, que circula principalmente no aplicativo de conversas Whatsapp, é narrado por um homem, que conta a alguém que os dois policiais acima citados estariam envolvidos com facção, e que "Maneco" teria sido preso. Nota: A POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA, representada pelo Delegado de Polícia da 11ª Delegacia Regional de Joaçaba, torna público que o áudio amplamente compartilhado em grupos de Whatsapp, mencionando os Policiais Civis Juliano Pedrini (in memoriam) e "Maneco", é uma Fake News, é NOTÍCIA FALSA, de extrema gravidade e natureza ofensiva. Este boato não apenas agride a honra e a reputação dos policiais e suas famílias, mas também difama a instituição da Polícia Civil como um todo. Estamos empenhados em identificar e responsabilizar legalmente o autor dessa ação irresponsável e prejudicial.

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...