Utilidade Pública

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Universidade da Terceira e da Melhor Idade passam a se chamar Univida


 

A Unoesc mantém um projeto de Extensão que visa atender demandas sociais, culturais, de lazer e saúde da população idosa nas regiões onde está em funcionamento. Presente em Joaçaba, Campos Novos, Capinzal, São Miguel do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho e Videira com o nome de Universidade da Terceira Idade (Uniti), e em Chapecó e Xanxerê como Universidade da Melhor Idade (UMIC e UMIX), respectivamente, esse projeto passa a se chamar “Univida”, representado também por uma nova logomarca. A nova identidade revela que assim como uma árvore, a universidade para idosos é um símbolo de crescimento intelectual e sabedoria acumulada ao longo dos anos, representada pelas raízes profundas. Ela oferece um ambiente para o florescimento do conhecimento e a troca de experiências entre os membros, enriquecendo a comunidade com sua diversidade e aprendizado mútuo, da mesma forma que uma árvore oferece abrigo e sustento. As cores das folhas, em vários tons, demonstram o ciclo constante de aprendizado e ensino, novos conhecimentos e também o ciclo de ensinar e servir de referência aos mais novos. Além disso, como a árvore simboliza força e crescimento, os idosos personificam a sabedoria e a experiência adquiridas ao longo dos anos, fundamentais tanto para a família quanto para a comunidade. — Buscamos unificar as nomenclaturas utilizadas facilitando a comunicação e o reconhecimento do projeto como um só. Em paralelo trazer uma nova logomarca, novas cores, inspira a aperfeiçoar ainda mais as aulas, trazer novidades e melhorias que cada vez mais valorizem as necessidades e habilidades dos idosos — afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider. 


Sobre a Univida 
O projeto visa melhorar a qualidade de vida e proporcionar um curso de formação destinado a pessoas acima de 50 anos. Para participar não é necessário ter escolaridade. Os conteúdos são abordados por meio de palestras, com professores capacitados e metodologia adaptada ao público da terceira idade. A “Univida” amplia conhecimentos em diversas áreas e promove ações que garantem o bem-estar biopsicossocial na maturidade.
Fonte: Ascom/Unoesc

Ranking aponta Santa Catarina como o estado mais seguro do país


                                        Foto: Divulgação/CLP


Santa Catarina é destaque mais uma vez na pesquisa nacional que mostra o Ranking de Competitividade dos Estados. No ranking geral, o estado aparece em 2° lugar – pelo oitavo ano consecutivo -, atrás apenas de São Paulo. Já na região Sul do país o estado catarinense ficou em primeiro. “São Paulo é praticamente um país, e ficar atrás apenas deles no ranking de competitividade, é quase a mesma coisa que ficar em primeiro. Esses resultados refletem o compromisso e o trabalho árduo de todos os catarinenses”, comemora o governador Jorginho Mello, que esteve no evento, acompanhando a divulgação. O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP) e avalia diferentes áreas. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira (21), em Brasília. De acordo com a pesquisa, Santa Catarina está em primeiro lugar no quesito Segurança Pública, com destaque para a segurança pessoal, segurança patrimonial e qualidade da informação de criminalidade, a transparência com os dados. Para o governador Jorginho Mello, o resultado é consequência, além de investimentos na área, também dos números de empregos. Ele acredita que quanto menor o percentual de desemprego, menor a violência. “Santa Catarina tem a menor taxa percentual de desemprego do país, 3,2%. Se o cidadão tem o que fazer, tem o trabalho dele, a violência cai drasticamente”, afirma. Os indicadores são distribuídos em 13 pilares fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações. “Os números mostram que Santa Catarina está no caminho certo. Muito orgulho de estarmos com tanto destaque no cenário nacional, resultado do trabalho do governador Jorginho Mello e de toda a equipe que compõe o governo”, enfatizou a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, que acompanhou o governador na solenidade realizada na capital federal. Santa Catarina também liderou o ranking nos quesitos “Capital Humano” e “Sustentabilidade Social”. Além disso ficou em terceiro lugar em “Inovação”, “Infraestrutura” e “Eficiência da Máquina”. O governador Jorginho Mello participou ainda de um painel com os governadores Renato Casagrande, do Espírito Santo; Raquel Lyra, de Pernambuco; Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul; e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. A divulgação dos resultados também contou com a presença de prefeitos, ministros, senadores e secretários de Estado. 

Sobre o ranking Competividade dos Estados  O Ranking de Competitividades dos Estados é realizado há treze anos pelo CLP (Centro de Liderança Pública). Na edição 2024, as 27 unidades federativas foram avaliadas a partir de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. O Ranking de Competitividade dos Estados conta com a parceria técnica de Tendências e Seall. Sobre o CLP (Centro de Liderança Pública)  O CLP (Centro de Liderança Pública) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 16 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos. “A cultura de tomada de decisão a partir de evidências pode tornar o setor público brasileiro muito mais eficiente. O ranking é uma ferramenta primordial quando falamos de efetividade de políticas públicas formuladas a partir de diagnóstico, indicadores consolidados e análise de desempenho. É uma iniciativa que leva o setor público a tomar, cada vez mais, as decisões com base em informações e, cada vez menos, em opiniões”, destaca Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP. :: Confira aqui os números de Santa Catarina no Ranking

Fonte: Secom


Educação de Santa Catarina define calendário escolar de 2025

                                           Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM


Estão definidas as datas do calendário escolar de 2025. A Secretaria de Estado da Educação estabeleceu a data de início das atividades letivas para 10 de fevereiro, com recesso escolar entre 21 de julho e 1º de agosto e término em 15 de dezembro. As determinações foram feitas em regime de colaboração em reunião nesta terça-feira (20) com a Federação de Municípios Catarinenses (Fecam), a União de Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), o Colegiado da Educação e o Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe).  O Estado mantém diálogo constante com a Fecam e com a Undime sempre em busca de trabalhar na elaboração de políticas públicas e ações para melhorar ainda mais a aprendizagem para todos os estudantes dos 295 municípios catarinenses. “A conversa constante entre as partes facilita o trabalho de todos. Santa Catarina é um estado bastante plural, cada região tem uma especificidade e isso está sendo visto com antecedência para que não tenhamos problemas no futuro”, destaca o secretário da Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon. O calendário apresentado possui 204 dias para que cada município junto com as Coordenadorias Regionais estabeleça suas peculiaridades locais e realize possíveis ajustes regionalizados das datas, para evitar mudanças durante o período letivo. “Aproximar os calendários de todas as redes é de extrema importância, não só por questões de planejamento, mas também para estimular a colaboração entre todos os envolvidos neste processo”, destaca a secretária adjunta da Educação de Santa Catarina, Patrícia Lueders. 

Fonte: Ascom/SED


 

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...