Utilidade Pública

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Fim de semana com predomínio de sol em Santa Catarina


                                Foto: Imagem ilustrativa


     O sol predomina ao longo desta sexta-feira (19) em Santa Catarina por conta da massa de ar seco no centro-sul do país. Apesar das temperaturas baixas durante a noite e amanhecer, elas se elevam durante o dia, com máximas variam entre 20°C e 25°C em todas as regiões.  Conforme previsão da Defesa Civil, o tempo permanece firme durante o sábado e domingo, dias 20 e 21, com elevação da temperatura durante o dia. Formação de nevoeiros no amanhecer e anoitecer devido a atuação de uma área de alta pressão atmosférica no estado.


 


Tremor é registrado em Chapecó após terremoto no Chile

                                    Foto: Vista aérea de Chapecó (Foto: Jonatã Rocha/Secom)


De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), cidades do Oeste do estado, entre elas, Chapecó, sentiram os tremores de terra ocasionados por um terremoto na região de São Pedro de Atacama, no Chile, na noite desta quinta-feira (18). Apesar da proximidade relativa com o Chile, técnicos da SDC afirmam que os tremores não representam um risco significativo para Santa Catarina. “Os terremotos sentidos aqui não causam risco para deslizamentos de terra nem para as estruturas de construções locais”, afirmou Matheus Klein Flach, geólogo responsável pelo Serviço Geológico da Defesa Civil de Santa Catarina. Segundo os técnicos, além de Santa Catarina, os tremores foram sentidos em diversas partes do Brasil. O Centro de Sismologia da USP, em São Paulo, também confirmou o ocorrido. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), quatro tremores foram registrados entre a noite de quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira, 19. O primeiro e mais intenso tremor ocorreu às 22h50, horário de Brasília, com uma magnitude de 7,4 MW a uma profundidade de 117,4 km da crosta terrestre. Outros tremores subsequentes foram registrados às 23h15 (5,0 Mw), 00h11 (4,7 Mw) e 02h47 (4,4 Mw).




A localização central do Brasil na placa tectônica torna a ocorrência de tremores de grande magnitude extremamente rara.


                                     
Fonte: United States Geological Survey (USGS)


 

Fonte: Secom

Ótima Notícia para Luzerna.


FIESC transfere estrutura do SENAI à Prefeitura de Joaçaba Atendimento à região se concentra a partir de agora na escola de Luzerna. O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, assinou na manhã desta segunda-feira, dia 15, o documento que transfere a estrutura do SENAI em Joaçaba à prefeitura local. Com isso, a edificação passará a abrigar a Escola Mercedes Luiza Nascimento, que já atende no mesmo espaço e mantém uma parceria com o SENAI desde do 2019 nas áreas do ensino maker e iniciação profissional. O prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, e o vice-presidente da FIESC para a região Centro-Oeste, Márcio Luís Dalla Lana, participaram do ato. O presidente da FIESC manifestou o sentimento de satisfação com a parceria com o município de Joaçaba. “Esperamos que a Escola Mercedes Luiza Nascimento continue trazendo grandes transformações para os jovens que aqui se formarem”, disse, ao salientar que a indústria e trabalhadores locais continuarão sendo atendidos pela escola localizada em Luzerna. O prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, destacou que a aquisição da estrutura do SENAI é um importante marco para o município. “Temos como premissa, investir em educação. Por isso, a decisão apoiada pelo Legislativo Municipal e por todos os nossos secretários em adquirir esse espaço. Agradecemos à FIESC, representada pelo presidente Mario Cezar de Aguiar, pela história que estamos escrevendo em prol da educação de Joaçaba e região. Nossa parceria tem sido marcada pela competência, profissionalismo e dinamismo. Os resultados captados até aqui demonstram que estamos no caminho certo”, pontua o prefeito. A edificação, transferida ao município de Joaçaba, conta com dez salas de aula, três salas maker, biblioteca, sala de dança, informática, espaço para a direção, secretaria, refeitório, espaços internos amplos e totalmente adaptados, garantindo a segurança dos alunos. A Escola Mercedes Luiza Nascimento atende 240 estudantes (do 4º ao 9º Ano), abrangendo 28 bairros do município. A merenda escolar é de responsabilidade do SESI.

Fonte:Assessoria de comunicação

 

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...