Utilidade Pública

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Santa Catarina envia Bombeiros para combater incêndios no Mato Grosso do Sul

                                   Foto: Eduardo Valente/Secom


O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, determinou o envio de 20 bombeiros militares para apoiar o combate aos incêndios florestais que atingem o Mato Grosso do Sul. Os profissionais foram mobilizados para atuar nas cidades de Corumbá, Miranda e Aquidauana, áreas severamente afetadas pelas chamas. Na manhã desta quarta-feira (28), o governador acompanhou a saída do comboio em um ato que foi realizado no Centro Administrativo do Governo do Estado. “Estamos mandando essa equipe porque a situação por lá é preocupante. Estamos mandando nossos melhores homens com expertise nesse tipo de trabalho que é o combate a incêndios. Nossos bombeiros estão indo pra ficar o tempo que for necessário. Além dos profissionais, estamos mandando maquinários e veículos para esse auxílio”, disse o governador. A missão denominada “Operação Pantanal”, tem previsão de duração de aproximadamente 15 dias, podendo contar com o revezamento de equipes, caso necessário, para garantir a continuidade das operações e a segurança dos bombeiros envolvidos. Esta ação demonstra a solidariedade e o compromisso de Santa Catarina em apoiar outros estados em momentos de crise. Segundo o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, a equipe enviada é especializada em combate a incêndios florestais. “São 20 profissionais todos especializados em combate a incêndios. Estamos encaminhando também ferramentas e outros equipamentos que são usados especificamente em incêndios. Não é a primeira oportunidade que mandamos bombeiros catarinenses para o Mato Grosso do Sul, nossos profissionais já trabalharam na região do Pantanal mato-grossense em 2020 e 2021 também no combate a incêndios em vegetação”, acrescentou o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza. Além dos bombeiros, o grupo conta com seis caminhonetes 4×4 e equipamentos especializados, como motobombas com reservatório de água, abafadores, sopradores, rádios de comunicação, e retardantes químicos.  Os incêndios florestais no Mato Grosso do Sul têm causado sérios danos à fauna e flora da região, exigindo esforços coordenados e especializados para controlar as chamas e mitigar os impactos. A presença dos bombeiros catarinenses será fundamental para reforçar as ações de combate, atuando lado a lado com as equipes locais.

Fonte: Secom


 

Mulheres poderão se alistar no serviço militar aos 18 anos


 

Mulheres que queiram se alistar no serviço militar poderão fazê-lo voluntariamente a partir dos 18 anos de idade. Decreto publicado nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União autoriza o recrutamento, a partir do próximo ano, quando deverão ser estabelecidos os municípios onde haverá o alistamento feminino pelo plano geral de convocação. De acordo com as diretrizes estabelecidas, a apresentação voluntária de mulheres poderá ser feita no período de janeiro a junho do ano em que elas alcançam a maioridade. Antes, só podiam ingressar nas Forças Armadas as profissionais admitidas nos cursos de formação de suboficiais e de oficiais. Com a mudança, após o alistamento voluntário, elas passarão ainda pelas etapas de seleção, que incluem a inspeção de saúde e a incorporação, que começa com um ato oficial e termina com a conclusão de um curso de instrução para o exercício das funções gerais básicas. A desistência do processo é admitida até o ato de incorporação. Após essa etapa, o serviço militar passa a ser de cumprimento obrigatório e a militar fica sujeita aos deveres e penalidades previstos na legislação, como aplicação de multas e retenção do certificado de serviço militar. As selecionadas serão incorporadas de acordo com as necessidades das Forças Armadas e o período de serviço militar inicial, com duração de 12 meses, pode ser prorrogado de acordo com critérios definidos pelas Forças Armadas. Assim como os homens convocados ou voluntários que se alistam, as mulheres não terão estabilidade no serviço militar e passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas após serem desligadas do serviço.


Fonte: Agência Brasil

Empresa de Luzerna, recebe o prêmio IEL de talentos 2024.


Premiação reconhece a importância do estágio na educação para o mercado de trabalho, e o estímulo à qualificação dos talentos para pesquisa e inovação A Empresa Triton recebeu o prêmio IEL de talentos 2024 na categoria Artigo inovador. O projeto *Reestruturação das práticas de melhoria contínua na Triton Máquinas Agrícolas com base no conceito de Lean Manufacturing* foi apresentado no evento IEL Summit 2024 em Joinville. O IEL/SC é um importante parceiro para o desenvolvimento das empresas catarinenses. Tem como objetivo transformá-las. Busca trazer novas ideias para as organizações por meio da troca de boas práticas de inovação e da seleção e inserção de talentos no quadro de colaboradores. A premiação reconhece a importância do estágio na educação para o mercado de trabalho, e o estímulo à qualificação dos talentos para pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Fonte: Luzerna Noticias
 

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...