Utilidade Pública

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Empresária de Capinzal que estava desaparecida é encontrada no RS


 

Mulher foi encontrada em Teutônia (RS) nesta terça-feira, após 13 dias de buscas, a empresária Daniela Cristina Guterres Moraes, 34 anos, que havia desaparecido em Teutônia, no Vale do Taquari, foi localizada com vida na manhã desta terça-feira (13). De acordo com o comandante do 40º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Fabiano Henrique Dorneles, a mulher caminhou pelo menos nove quilômetros em uma área de mata fechada. Moradora de Capinzal (SC), ela estava no Rio Grande do Sul desde dezembro do ano passado para visitar parte da família. Em depoimento à polícia, após ser acolhida em uma casa no bairro Boa Vista e levada ao Hospital Ouro Branco, onde segue internada, ela disse que foi embora da casa dos familiares, levando apenas roupas do corpo e celular, após uma briga com a irmã no dia 31 de janeiro.

Justiça nega novo recurso contra o programa Universidade Gratuita


                                            Foto: TJSC/Divulgação


O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) negou um recurso apresentado pela Associação das Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc) no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) movida pela entidade para suspender o programa Universidade Gratuita. A nova decisão do relator do caso, desembargador Ricardo Fontes, foi acompanhada de forma unânime pelos demais componentes do Órgão Especial da Corte catarinense, e é a terceira no sentido de confirmar a ausência de irregularidades no programa lançado pelo Governo do Estado. O relator decidiu recusar o pedido da Ampesc apresentado por meio de embargos de declaração por entender que este tipo de recurso não foi utilizado da maneira adequada. Segundo ele, os embargos podem ser opostos contra qualquer decisão para esclarecer obscuridade ou eliminar contradição, mas não se aplicam a decisões claras, sem margem para interpretações errôneas. “O pedido realizado pelo declarante não se encaixa em nenhum caso que justifique a oposição dos aclaratórios”, explicou o desembargador Ricardo Fontes. “Ele almeja, na verdade, rechaçar a conclusão declinada por este Órgão Colegiado, em nítida tentativa de rediscussão da matéria”, afirmou o magistrado.  

Vitórias na Justiça  Em outras duas situações a Justiça já havia afastado qualquer suspeita de irregularidade no programa Universidade Gratuita. A mais recente foi a extinção do processo pelo Órgão Especial do TJSC, em dezembro do ano passado, de forma unânime. Na ocasião, a Justiça acolheu a tese levantada pela PGE/SC de que a Ampesc não é “parte legítima” para propor a ação, pois ela congrega pessoas jurídicas de direito privado mantenedoras de instituições de ensino superior e enquadra-se, portanto, entre as entidades de classe de âmbito estadual – cuja comprovação deve ser feita por meio de documentos que não foram apresentados durante o processo. Antes, no início do mês de setembro, a Justiça também havia negado o pedido da entidade para suspender o programa sob o argumento de que a Lei Complementar 831/2023 não exclui nenhuma instituição ou estudante do direito ao financiamento educacional previsto na Constituição do Estado de Santa Catarina.

Fonte: Ascom/PGE

Acadêmicos é campeã do Carnaval de Joaçaba em 2024


 

A Acadêmicos do Grande Vale é bi-campeã do carnaval de Joaçaba! A escola vermelho e branco somou 239,6 pontos para conquistar o título. A festa da torcida foi enorme, após um clima de apreensão durante toda a apuração realizada nesta terça-feira, 13, na Avenida XV de Novembro. A disputa foi apertada até o último quesito. No final, a Acadêmicos foi a campeã, seguida da Vale Samba e em terceiro a Unidos do Herval.O enredo vencedor contou a história “50 anos do Tejo”, uma emocionante narrativa que retratou a trajetória do Teatro Tejo, precursor cultural que desempenhou um papel fundamental na formação da identidade da escola nos dias de hoje. Uma comovente jornada pela própria história, incentivando a comunidade a valorizar as narrativas que enriquecem sua identidade cultural.  O carnavalesco Jorge Zamoner se emocionou ao falar sobre o título. “É um enredo que diz muito de mim mesmo e de tantas pessoas que fizeram a cultura de Joaçaba ser o que é hoje. Muitos deles já não estão mais aqui e por isso também esse título é uma homenagem tão bonita”.

 Confira o samba-enredo da Acadêmicos do Grande Vale:

ME GUIO PELAS LUZES DA RIBALTA

E ME FAÇO DE CENÁRIO

BEIJO SUAVE DO VENTO… QUE FAZ A CORTINA SE ABRIR

ONDE A ARTE É RAINHA E A VIDA SE ANINHA

PARA O POVO APLAUDIR


NO PRIMEIRO ATO, O TEATRO AMADOR…

A CULTURA EM SEU ESPLENDOR

CELEBRO A CRIAÇÃO FEITA DE GARRA E AMOR

ASSIM O TEJO DESPONTOU


VAI ECOAR DOCE MELODIA…

SINFONIA DE APLAUSOS… POESIA

UM ‘ALTO’ DIVINAL, UM ‘TRANSE’ CULTURAL

AO SOM DA BATERIA


NO SAMBA, SEMEOU ESCOLA…

FOI RAIZ QUE FLORECEU EM HARMONIA

COLHEU FRUTOS: NOSSA GRANDE ACADEMIA...

A BELEZA MAGISTRAL, FIGURINOS, CARNAVAL

LEMBRANÇAS QUE HOJE EU VOU CANTAR!


‘FESTEJO’ A TUA HERANÇA… MEMÓRIAS QUE NÃO TEM FIM

O FUTURO ACENA ESPERANÇA…

NO PALCO DA VIDA, SOMOS ASSIM


BRILHA A LUZ DA VITÓRIA…

O ACORDE DÁ O TOM PRA ERGUER MINHA VOZ

50 ANOS DE HISTÓRIA!...

O TEJO VIVE EM NÓS


Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...