Utilidade Pública

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Jornal Desta Quarta Feira 8 de Outubro


 Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna alinham proposta conjunta para fortalecer o transporte coletivo regional.

No dia 25 de setembro, os municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna realizaram uma reunião conjunta com representantes do LabTrans – Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição reconhecida nacionalmente por sua excelência em mobilidade urbana, logística e gestão de transportes. O encontro teve como objetivo alinhar o plano de trabalho que servirá de base para a elaboração de uma proposta técnica e orçamentária, possibilitando a futura contratação conjunta pelos três municípios. A iniciativa reafirma o empenho das administrações municipais na busca por uma solução integrada e eficiente para o transporte coletivo regional, reconhecido como uma necessidade essencial para a mobilidade da população.
Durante a reunião, foram definidas as etapas e diretrizes que nortearão o estudo a ser conduzido, o qual deverá contemplar um diagnóstico aprofundado do transporte coletivo regional, com o uso de Big Data para mapear as principais demandas e deslocamentos da população e permitir um retrato real da mobilidade entre as três cidades. Também serão avaliadas as limitações geográficas e do sistema viário, com proposições para reorganização e expansão do transporte público, além da definição de linhas e rotas com base nos deslocamentos efetivos da população, garantindo maior eficiência operacional.
O estudo prevê ainda o uso de tecnologias de rastreamento em tempo real, possibilitando que os usuários acompanhem horários e trajetos por aplicativos ou painéis informativos, além da análise de pontos estratégicos para integração modal, ampliando a conexão entre diferentes meios de transporte. Serão apresentadas propostas de integração tarifária, visando simplificar o acesso dos usuários e fortalecer o conceito de sistema único regional, bem como uma avaliação econômico-financeira que analise a viabilidade de subsídios públicos, assegurando equilíbrio entre sustentabilidade e acessibilidade.


Luzerna caminha pela vida!
No dia 15 de outubro, venha participar conosco da Caminhada das Mulheres pela Vida, em celebração ao Outubro Rosa
Data: 15/10/2025
Horário: 8h30
Concentração: em frente à Prefeitura
Cuidar da saúde é um gesto de amor!
Teremos uma programação especial e um brinde exclusivo para as 100 primeiras mulheres que chegarem no local!
Junte-se a nós nessa causa!


Luzerna é campeã regional do JASC no handebol masculino.
A equipe de Luzerna escreveu mais um capítulo histórico no esporte regional ao conquistar o título de campeã regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) na modalidade de handebol masculino.
A final foi disputada neste final de semana contra a forte equipe de Caçador, em um confronto eletrizante que terminou com vitória luzernense por 28 a 26.
O jogo foi equilibrado do início ao fim. Luzerna mostrou intensidade na marcação, velocidade nos contra-ataques e eficiência nas finalizações.
Com o resultado, Luzerna assegura o título regional e a vaga para a fase estadual dos JASC, representando a microrregião com orgulho. O feito é fruto de um trabalho contínuo de preparação e investimento no esporte local, coordenado pela Diretoria de Esportes de Luzerna, que tem apoiado as diversas modalidades com estrutura e incentivo.
Os professores Alex Rover, e professor Gerson, destacaram o comprometimento dos atletas:
“Esse título é o resultado de muito treino, dedicação e união. Enfrentamos adversários de alto nível, mas a vontade de vencer falou mais alto. Luzerna está de parabéns”, comemorou.
A conquista reforça a força do esporte luzernense e motiva os atletas para os próximos desafios, levando o nome do município ao cenário estadual com orgulho e determinação,comentaram.
📸 Luzerna, campeã regional do JASC 2025 – Handebol Masculino
Placar final: Luzerna 28 x 26 Caçador

Jornal Desta Quarta Feira 8 de Outubro


 

Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu a região central das Filipinas, por volta das 22h (no horário local), na terça-feira (30), segundo o USGS (Serviço Geológico dos EUA).  Os tremores na ilha fizeram com que pessoas corressem para fora de casa, enquanto o chão tremia e prédios desabavam, incluindo uma igreja com mais de 100 anos. Agências de monitoramento de terremotos estimaram a profundidade do terremoto em cerca de 10 quilômetros e registraram vários tremores secundários, o mais forte com magnitude 6.

número de mortos chegou em 69, segundo Jane Abapo, do escritório regional de Defesa Civil, citando dados da agência provincial de desastres, que ainda estavam sujeitos a validação.

O hospital na cidade de Bogo, perto do epicentro do terremoto, estava “sobrecarregado”, disse Raffy Alejandro, funcionário da Defesa Civil, a repórteres.

A guarda costeira filipina enviou um navio com dezenas de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde com destino a Bogo, enquanto o presidente Ferdinand Marcos Jr. garantiu assistência rápida aos sobreviventes, com secretários de gabinete em terra orientando as operações de socorro.


A Marinha israelense afirmou nesta quarta-feira (01/10) ter interceptado barcos que transportavam ajuda humanitária para Gaza e detido os ativistas a bordo, incluindo a ativista sueca Greta Thunberg — que o governo do país afirmou estar "segura e saudável", assim como seus colegas.

Há pelo menos 10 brasileiros e um argentino residente no Brasil entre as pessoas detidas, segundo a agência Brasil. Entre os brasileiros estão o ativista Thiago Ávila e a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE).

A flotilha reúne cerca de 50 embarcações que tentam furar o bloqueio a Gaza levando ajuda humanitária. como alimentos, água potável, medicamentos e brinquedos.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel informou que várias embarcações que fazem parte da Flotilha Global Sumud (GSF, na sigla em inglês) foram "paradas com segurança" e que os ocupantes estavam sendo levados para um porto israelense.

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...