Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu a região central das Filipinas, por volta das 22h (no horário local), na terça-feira (30), segundo o USGS (Serviço Geológico dos EUA). Os tremores na ilha fizeram com que pessoas corressem para fora de casa, enquanto o chão tremia e prédios desabavam, incluindo uma igreja com mais de 100 anos. Agências de monitoramento de terremotos estimaram a profundidade do terremoto em cerca de 10 quilômetros e registraram vários tremores secundários, o mais forte com magnitude 6.
O número de mortos chegou em 69, segundo Jane Abapo, do escritório regional de Defesa Civil, citando dados da agência provincial de desastres, que ainda estavam sujeitos a validação.
O hospital na cidade de Bogo, perto do epicentro do terremoto, estava “sobrecarregado”, disse Raffy Alejandro, funcionário da Defesa Civil, a repórteres.
A guarda costeira filipina enviou um navio com dezenas de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde com destino a Bogo, enquanto o presidente Ferdinand Marcos Jr. garantiu assistência rápida aos sobreviventes, com secretários de gabinete em terra orientando as operações de socorro.
A Marinha israelense afirmou nesta quarta-feira (01/10) ter interceptado barcos que transportavam ajuda humanitária para Gaza e detido os ativistas a bordo, incluindo a ativista sueca Greta Thunberg — que o governo do país afirmou estar "segura e saudável", assim como seus colegas.
Há pelo menos 10 brasileiros e um argentino residente no Brasil entre as pessoas detidas, segundo a agência Brasil. Entre os brasileiros estão o ativista Thiago Ávila e a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE).
A flotilha reúne cerca de 50 embarcações que tentam furar o bloqueio a Gaza levando ajuda humanitária. como alimentos, água potável, medicamentos e brinquedos.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel informou que várias embarcações que fazem parte da Flotilha Global Sumud (GSF, na sigla em inglês) foram "paradas com segurança" e que os ocupantes estavam sendo levados para um porto israelense.

Nenhum comentário:
Postar um comentário