Utilidade Pública

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Polícia Civil de Santa Catarina lança edital com 60 vagas


 

A Polícia Civil de Santa Catarina lançou nesta segunda-feira (16) o edital para o Concurso Público destinado ao provimento de 30 vagas na carreira de Delegado de Polícia Substituto e 30 vagas para o cargo de Psicólogo Policial. O governador Jorginho Mello destaca que é um reforço importante para o trabalho da Polícia Civil. “Com novos profissionais, vamos melhorar ainda mais a investigação e o combate ao crime em Santa Catarina”. Para efetuar a inscrição, o interessado deverá acessar, via internet, o site https://conhecimento.fgv.br/concursos/pcsc23, a partir das 16h do dia 23 de outubro de 2023 até as 16h do dia 21 de novembro de 2023, de acordo com o horário oficial de Brasília. A aplicação da prova objetiva, para ambas carreiras, está prevista para o dia 28 de janeiro de 2024. O concurso para delegados terá oito fases, sendo elas: 1ª fase: Prova Objetiva (eliminatória/classificatória); 2ª fase: Prova Dissertativa (eliminatória/classificatória); 3ª fase: Prova de Capacidade Física (eliminatória); 4ª fase: Prova Oral (eliminatória); 5ª fase: Investigação Social (eliminatória); 6ª fase: Avaliação Psicológica (eliminatória); 7ª fase: Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção (eliminatória); e 8ª fase: Avaliação de Títulos (classificatória). O concurso público para ingresso na carreira de Psicólogo Policial Civil é composto por seis fases: 1ª fase: Prova Objetiva (eliminatória/classificatória); 2ª fase: Prova de Capacidade Física (eliminatória); 3ª Fase: Investigação Social (eliminatória); 4ª Fase: Avaliação Psicológica (eliminatória); 5ª Fase: Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção (eliminatória); e 6ª Fase: Avaliação de Títulos (classificatória). Os editais de abertura, de retificação (se for o caso) e de homologação, serão publicados no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina (DOE-SC) e divulgados na internet, no site https://conhecimento.fgv.br/concursos/pcsc23Todas as informações estão publicadas no Diário Oficial, edição de 16/10/2023 disponível aqui .

Fonte:

Governo SC

Riscos de temporais e deslizamentos deixam parte de SC em alerta, informa Defesa Civil


 

A previsão do tempo para o retorno de chuvas e temporais a Santa Catarina fez com que a Defesa Civil do Estado emitisse um novo alerta de atenção para os catarinenses sobre as ocorrências meteorológicas. Há riscos de deslizamentos e alagamentos para o período que vai desta segunda, dia 16, até esta terça-feira, dia 17. O fluxo de calor e umidade da região amazônica, áreas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera e a formação de uma frente fria no oceano provocam temporais, chuva intensa e volumosa. O risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja para destelhamentos, queda de árvores, danos a rede elétrica, alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos. São esperados volumes de chuva entre 90 e 140 mm entre o Grande Oeste e o Planalto Sul e de 70 a 110 mm entre o Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul. No restante do estado, os acumulados previstos ficam entre 40 e 70 mm. Entre o Extremo Oeste e Oeste, há possibilidade de ocorrência de tempo severo.

Governo confirma mais duas mortes pelas chuvas em SC


 

Santa Catarina teve mais duas mortes confirmadas em decorrência das chuvas. A informação está no relatório atualizado da Defesa Civil, divulgado às 18h desta segunda-feira, 16. O relatório aponta ainda que 145 municípios registraram ocorrências relacionadas às chuvas, 125 estão em situação de emergência e Rio do Sul, no Alto Vale, decretou, nesta segunda, estado de calamidade pública. Os óbitos são de dois homens: um deles foi eletrocutado ao tentar tirar de casa, em Três Barras, um aparelho de ar condicionado e o outro sofreu uma descarga elétrica ao sair à cavalo para lidar com o gado, em Calmon. A segunda-feira, 16, foi marcada pelo retorno dos temporais e chuva volumosa a Santa Catarina, acompanhados de raios, vendaval e queda de granizo. Conforme os alertas de atenção meteorológica da Defesa Civil essa condição do tempo se mantém nesta terça-feira, 17, com risco de moderado a alto para ocorrências associadas como destelhamentos, queda de árvores, danos a rede elétrica, alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos. Até o momento, o Governo do Estado já distribuiu 92.004 itens de assistência humanitária para 25 municípios. Equipes municipais com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de órgãos federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal prestam atendimentos aos afetados. Atendimentos pelo Corpo de Bombeiros Militar  Com a chuva que voltou a cair nesta segunda-feira, 16, os atendimentos de resgate pelo CBMSC retomaram em muitos pontos. Destaque para as ocorrências de quedas de árvore e destelhamentos na região de Videira.  Atendimentos  Ocorrências relacionadas com as chuvas registradas entre ontem, 15 e hoje, 16 de outubro: 

  • 121 atendimentos;
  • 78 viaturas;
  • 40 municípios;
  • 228 bombeiros empenhados Acumulado de ocorrências e recursos desde o dia 03/10:  
  • 1.818 atendimentos;
  • 341 viaturas;
  • 146 municípios;
  • 1.423 bombeiros empenhados. Estrutura no Alto Vale: Posto de Comando; Batalhão de Ajuda Humanitária; 2 helicópteros; FTs: 02; 04; 08; 12; 13; 14. Caminhões da FT 03, 05 e 15. Caminhões para apoio no restabelecimento: Otacílio Costa, Timbó, Brusque, Blumenau, Sombrio, Navegantes, Palhoça, Xanxerê, Fraiburgo, Rio do Sul e Taió. Estrutura no Planalto Norte: FT 09
  • Fonte:

    Governo SC

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...