Utilidade Pública

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Clima Granizo e ventos de até 100 km/h devem atingir o Sul do Brasil nesta semana


 

O Sul do país deve enfrentar dias de tempo severo nesta semana, principalmente no Rio Grande do Sul e em áreas do litoral catarinense. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Defesa Civil, que reforçam a necessidade de atenção da população para os riscos de ventania, chuvas fortes e queda de granizo. A instabilidade é provocada pelo aprofundamento de um sistema de baixa pressão. No litoral gaúcho, os ventos podem chegar a 100 km/h, com potencial para causar destelhamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia. 

Previsão dia a dia

  • Segunda-feira (18): início da instabilidade, com chuva entre 5 e 30 mm em regiões como Oeste, Campanha, Missões e Centro do RS, podendo chegar a 40 mm em pontos isolados.
  • Terça-feira (19): risco maior de temporais isolados, com possibilidade de granizo, chuvas intensas, raios e rajadas de vento em praticamente todo o território gaúcho.
  • Quarta-feira (20): rajadas de vento devem variar entre 45 e 80 km/h em grande parte do estado, podendo alcançar 100 km/h no litoral.

Com isso, algumas áreas podem registrar acumulados de até 150 mm de chuva em dois dias, aumentando a preocupação com alagamentos e enxurradas. 

Santa Catarina também em alerta

O Inmet emitiu um alerta laranja de perigo para o litoral gaúcho e a costa sul de Santa Catarina, onde há risco de avanço de dunas sobre construções e danos causados pela força dos ventos. O aviso vale das 18h de terça-feira (19) até as 21h de quarta-feira (20).

Histórico recente de danos

No fim de julho, a passagem de um ciclone extratropical deixou estragos no RS, com ventos de até 105 km/h em Porto Alegre, provocando destelhamentos e deixando mais de 400 mil pessoas sem energia elétrica.

Risco se estende ao Paraná

Além do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o Paraná também deve registrar ventos fortes ao longo da semana, especialmente em áreas mais altas, assim como parte do Mato Grosso do Sul. 

Luzerna Júri condena autor de homicídio em Luzerna


 

O julgamento de Cristiano Antonio Celso, acusado de matar o vizinho Nivaldo Garcia dos Anjos, 44 anos, terminou por volta das 21h desta sexta-feira (15) no Fórum da comarca de Herval d´Oeste. O réu foi condenado a 8 anos e 10 meses de reclusão em regime fechado e ao pagamento de 10 dias-multa pelos crimes de homicídio simples consumado e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Ele foi preso imediatamente após a leitura da sentença. A acusação foi feita pela Promotora Francieli Fiorin, com o apoio do advogado Anderson Fedatto, que teve o auxílio do Dr. Vigando Landsteiner Neto, ambos do escritório Alencar e Martinazzo.A promotora destacou a importância do resultado do júri. “A decisão de hoje confirma que a comunidade não aceita a banalização da violência, e está pronta para reafirmar o compromisso com a defesa da Vida”.Para o advogado Anderson Fedatto: "A condenação destacou que o crime provocou profundos danos emocionais e psicológicos aos familiares da vítima, inclusive levando familiares ao tratamento psiquiátrico e a tentativas de suicídio. Esses elementos foram considerados para a elevação da pena-base, evidenciando a alta reprovabilidade da conduta do Réu".De acordo com a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na tarde de 16 de julho de 2022, no bairro Vila Alemanha, em Luzerna. Motivado por uma desavença sobre o local onde a vítima estacionava seu caminhão, Cristiano teria atraído Nivaldo até um ponto combinado e, de forma a impedir qualquer reação, efetuou disparos de arma de fogo que resultaram na morte.

O processo tramitou em segredo de justiça. Na ocasião, a vítima morreu no local e o crime gerou grande repercussão na cidade. 

Estado Fullgaz conquista três prêmios no Manchester Catarinense, uma das premiações da comunicação mais tradicionais de SC


 

A Fullgaz comprovou mais uma vez sua potência no mercado publicitário catarinense. No dia 13 de agosto, durante a cerimônia do Prêmio Manchester Catarinense, realizada em Joinville (SC), a agência conquistou três reconhecimentos de peso que reforçam sua trajetória marcada por talento e inovação. A noite consagrou a alma criativa da Fullgaz com as seguintes vitórias:

• Melhor Campanha Publicitária com a Nutry.

• Melhor Anúncio para a Tirol. • Profissional de Criação – Redatora para Alessandra Zilio. O Prêmio Manchester Catarinense é uma das mais tradicionais e respeitadas premiações da comunicação em Santa Catarina. Em sua edição de 2025, reuniu agências e profissionais que foram avaliados por um júri especializado, com critérios que vão da originalidade à performance das campanhas. Com 25 anos de história, a Fullgaz segue sendo uma potência que une criatividade, estratégia e resultados consistentes. Sediada em Joinville (SC), a agência já assinou projetos de grande repercussão para marcas de alcance nacional, sempre buscando criar conexões autênticas entre marcas e pessoas. Para a Fullgaz, cada prêmio é mais que um reconhecimento: é a prova de que potência com alma é o que transforma boas ideias em grandes histórias.

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...