Utilidade Pública

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Saúde distribui testes rápidos para diagnóstico da dengue em Santa Catarina


A Secretaria de Estado da Saúde iniciou nesta quarta-feira (29) a distribuição dos Testes Rápidos (TR) para o diagnóstico da dengue. Nesta primeira remessa Santa Catarina irá enviar 144.825 mil para 241 municípios e a distribuição acontece pelos critérios epidemiológicos. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) fará a distribuição dos testes a todas as Gerências Regionais de Saúde (GERSAS), até o dia 4 de fevereiro. As Secretarias Municipais de Saúde deverão buscar os exames nas gerências. “Os testes são mais uma estratégia no enfrentamento da doença, mas seu uso precisa ocorrer com cautela. Mesmo que a Secretaria de Estado da Saúde esteja empenhada em distribuí-los rapidamente, reforçamos a importância de que o manejo da dengue ocorra na suspeita, independente da testagem. Além disso, lembramos que a Secretaria está distribuindo os aparelhos de hematócrito rápido, que são de fundamental importância para testar a gravidade da doença”, destaca João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica. A SES recebeu os testes do Ministério da Saúde que usou como critério de distribuição o número de notificações de casos suspeitos de dengue no estado entre os dias 30 de junho/24 e 11 de janeiro/25. Esse mesmo critério foi utilizado para a definição da distribuição dos TR aos municípios catarinenses. Nesse período foram realizadas 48.028 notificações no Sistema de Agravos de Notificação (SINAN), por 241 municípios, sendo 160 considerados infestados e 81 não infestados. Para os municípios não infestados, o número de notificações foi multiplicado por 2 e nos infestados por 3, para chegar ao quantitativo de testes a ser enviado nessa primeira remessa, totalizando 144.825 TR NS1 de dengue.
 

Empresa Triton Agro recebe alunos do programa Jovem aprendiz.


 

Na manhã desta quarta-feira(29) alunos do programa Jovem Aprendiz da unidade do Senai Luzerna, o qual foram contratados pela empresa Triton Agro, foram recepcionados para uma visita técnica. Durante a visita, os jovens conheceram todo o processo de fabricação e aprenderam sobre as atividades da empresa, que produz implementos agrícolas como distribuidores/semeadores, carretas de madeira, metálicas, graneleiras e guinchos e também foram agraciados com um delicioso almoço. O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa que oferece oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho enquanto ainda estudam. Empresas de médio e grande porte devem contratar aprendizes e proporcionar formação prática e teórica, conforme a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000).

Principais pontos do programa:
✅ Idade: 14 a 24 anos (sem limite para pessoas com deficiência).
✅ Carga horária: Até 6 horas diárias (sem comprometer os estudos).
✅ Contrato: Até 2 anos.
✅ Benefícios: Salário proporcional, FGTS reduzido (2%), 13º, férias e vale-transporte.
✅ Curso de aprendizagem: Oferecido por entidades como SENAI, SENAC, CIEE e outros.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Luzerna informa


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Luzerna informa, que devido ao aumento de moradores novos vindos de outros municípios, só estaremos realizando a entrega de benefício eventual cesta básica, após apresentação e análise de toda documentação exigida, bem como, apresentação de contrato de aluguel registrado em cartório. A medida se faz necessária em virtude de fraudes identificadas pela equipe técnica. Atenciosamente, Secretaria de Assistência Social de Luzerna.

 

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...