Utilidade Pública

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Gilmar Antônio Bonamigo é o novo Delegado Regional de Polícia


 

  Na tarde desta terça-feira (14) ocorreu no auditório da Unoesc, a posse de Gilmar Antônio Bonamigo como novo Delegado Regional de Polícia de Joaçaba. O ato contou com a presença de familiares amigos e diversas autoridades, entre elas o Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel.  Bonamigo, que é natural de Linha São Paulo, interior do município de Ouro, possui 32 anos de carreira e passa a ocupar o cargo de Antônio Lucas Ferreira Pinto, que por sua vez foi nomeado como novo Delegado de Polícia do Interior.  O ourense comemorou a nova oportunidade e garantiu empenho com a equipe para continuar o trabalho que vinha sendo desempenhado pelo antecessor na 11ª Delegacia Regional de Joaçaba.  Carreira  Iniciou as atividades na Polícia Civil de Santa Catarina como comissário em 1991, que depois foi alterado para o cargo de agente de polícia, tendo atuado por 28 anos. Trabalhou nas delegacias de Ouro, Joaçaba, Água Doce e Luzerna. No ano de 2014 prestou concurso e foi aprovado para o cargo de delegado, sendo nomeado em 2019. Depois de se formar na Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL) iniciou as atividades de delegado, com passagens por Caçador, Catanduvas e Capinzal, onde atua desde outubro de 2021.   


Começa nesta quarta-feira o pagamento do abono salarial de 2021


 


 Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro recebem hoje (15) o abono salarial ano-base 2021. A liberação seguirá até 17 de julho, baseada no mês de nascimento do beneficiário.  O abono de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.  Para servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, o pagamento também começa nesta quarta-feira e vai até 17 de julho, pelo Banco do Brasil. Nos dois casos, PIS e Pasep, o dinheiro estará disponível até 28 de dezembro. Após esse prazo, os recursos voltam para o caixa do governo. Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal:   Mês de nascimento        Data do pagamento

Janeiro e fevereiro           15 de fevereiro
Março e abril                    15 de março
Maio e junho                     17 de abril
Julho e agosto                  15 de maio
Setembro e outubro          15 de junho
Novembro e dezembro      17 de julho 

 Trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Brasil:


Final da inscrição        Data do pagamento
0                                    15 de fevereiro
1                                    15 de março
2 e 3                              17 de abril
4 e 5                              15 de maio
6 e 7                              15 de junho
8 e 9                              17 de julho 

 Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2021.  Devem receber o benefício cerca de 22 milhões de pessoas, com valor total de mais de R$ 20 bilhões. Os recursos vêm do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).  A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.  Abonos esquecidos  Também a partir de hoje, cerca de 400 mil trabalhadores que esqueceram de retirar o abono do PIS/Pasep referente a 2020 podem pedir o dinheiro ao Ministério do Trabalho. Os valores ficaram disponíveis até 29 de dezembro do ano passado , mas quem perdeu o prazo tem até cinco anos para retirá-los, desde que entre com recurso administrativo.  Segundo o Ministério do Trabalho, 399.975 pessoas não sacaram o abono salarial de 2020, dos quais 120.947 não retiraram o PIS e 279.028 não sacaram o Pasep. Isso equivale a menos de 1% dos trabalhadores com direito ao PIS e a 10% com direito ao Pasep.  A abertura do recurso administrativo ao Ministério do Trabalho pode ocorrer de três formas: presencialmente, por telefone ou pela internet. O pedido presencial pode ser feito em qualquer unidade do ministério, o que inclui superintendências regionais de Trabalho e Emprego, gerências regionais do Trabalho e Emprego, agências regionais, agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e unidades móveis do trabalhador.  O endereço mais próximo pode ser encontrado na página da pasta na internet. Os pedidos por telefone devem ser feitos por meio da Central Alô Trabalhador, no número 158. As ligações são recebidas das 7h às 19h, sendo gratuitas para telefones fixos e cobradas para celulares. Pela internet, o trabalhador faz o pedido no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou por e-mail. A mensagem deve ser enviada para trabalho.uf@economia.gov, trocando “uf” pela sigla da unidade da Federação onde o trabalhador mora. 

Fonte: Agência Brasil

Nova diretoria da CDL Luzerna toma posse


  A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Luzerna, realizou nesta terça feira, 14 de fevereiro, a solenidade de posse da nova diretoria para gestão 2023/2024. O evento foi prestigiado por associados, prefeito Juliano Schneider vice-prefeito , Alcir Denardi,presidente da câmara de vereadores, André Decker,presidente regional da Fiesc,Márcio Luis Dalla Lana, dirigentes de CDLs, bem como a presença do representante do presidente da FCDL/SC, Onildo Dalbosco, que entregou o certificado de posse ao presidente eleito Gilson Kuhn. Tenho certeza que a mesma continuará a fazer um excelente trabalho e que alcançará novas vitórias ao lado de toda diretoria e colaboradores da entidade, reforçou o ex presidente, Erivelton Fussinguer. Em discurso , o presidente que assumiu a CDL-Luzerna Gilson Kuhn pontuou “Hoje é um dia para agradecer! Agradecer a Deus, aos integrantes e apoiadores , nossas famílias . O Presidente Gilson Kuhn, mencionou ainda que o movimento lojista evolui. Hoje, temos lideranças e associados do Comércio, Serviços e Indústria; e todos os setores estarão representados. A nova diretoria ,já trabalha para a realização da Expo-Luzerna que acontece no mês de Abril no Município de Luzerna.

Fonte: Luzerna Noticias.




 

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...