Utilidade Pública

segunda-feira, 5 de maio de 2025

Clima Semana começa com sol e calor em Santa Catarina, mas pode ter mudanças a partir de quarta-feira


 

A semana começa com tempo firme e temperaturas em elevação em Santa Catarina. De acordo com a Epagri/Ciram, os primeiros dias serão marcados por sol entre nuvens e máximas agradáveis em todo o estado, especialmente no Oeste, onde os termômetros podem atingir até 33°C no decorrer da semana. No entanto, a presença de uma frente fria no Rio Grande do Sul poderá trazer mudanças no tempo a partir de quarta-feira (08). 

Confira a previsão dia a dia:

Segunda-feira (06/05)

O tempo será de sol entre nuvens em todas as regiões catarinenses, com maior presença de nebulosidade no Oeste, onde não se descarta chuva fraca e bem isolada pela manhã. As temperaturas seguem em elevação, com máximas entre 23°C e 28°C. O vento sopra de nordeste, com intensidade fraca a moderada.

Terça-feira (07/05)

O dia começa com tempo firme e sol, mas haverá aumento de nuvens à tarde em todo o estado. Há possibilidade de pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite, especialmente do Extremo Oeste ao Planalto Sul e também no Litoral Norte e região de Florianópolis. As máximas variam entre 25°C e 27°C, com ventos de nordeste fracos a moderados e rajadas no Litoral Sul 

Quarta-feira (08/05)

A aproximação de uma frente fria no Rio Grande do Sul favorece a variação de nuvens em SC. A chuva pode ocorrer pela manhã nas regiões próximas à divisa com o RS, do Extremo Oeste ao Planalto. Já no Litoral Norte e Grande Florianópolis, há chance de chuva no início e fim do dia por causa da circulação marítima. As temperaturas continuam subindo, com máximas entre 27°C e 30°C, em um típico cenário de condição pré-frontal.

Quinta-feira (09/05)

A tendência é de sol entre nuvens, com o tempo começando a mudar no fim do dia. Pancadas de chuva são esperadas à noite no Litoral Sul, também por influência da frente fria que se aproxima. O calor será destaque, com máximas de 27°C a 30°C e podendo chegar a 33°C no Extremo Oeste.

O vento continua de nordeste com intensidade fraca a moderada e rajadas no Litoral Sul.

Brasil e Mundo Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza


 

O veículo utilizado pelo papa Francisco, popularmente conhecido como papamóvel, será transformado de forma que possa servir como uma unidade de saúde móvel para atender crianças na Faixa de Gaza. De acordo com o Vaticano, a adaptação foi um pedido feito pelo próprio pontífice. Em nota, a Santa Sé destacou que o legado de paz deixado por Francisco “continua a brilhar” em um mundo assolado por conflitos. “A proximidade que ele demonstrou aos mais vulneráveis ​​durante sua missão terrena continua irradiando mesmo após sua morte”, completou. O 266º papa, e o primeiro das Américas, morreu no último dia 21 de abril. “Foi seu último desejo para um povo a quem demonstrou tanta solidariedade ao longo do seu pontificado, sobretudo ao longo dos últimos anos”, destacou o Vaticano. De acordo com o comunicado, o pedido foi feito já em meio aos últimos meses de vida de Francisco, que confiou a iniciativa à organização humanitária Caritas Jerusalém. “Em meio à guerra terrível, à infraestrutura em colapso, a um sistema de saúde mutilado e à falta de educação, as crianças são as primeiras a pagar o preço, com a fome, as infecções e outras doenças evitáveis ​​colocando suas vidas em risco”, ressaltou a Santa Sé. “Papa Francisco costumava dizer: ‘Crianças não são números. São rostos. Nomes. Histórias. E cada uma delas é sagrada’ e, com este último presente, suas palavras se tornaram ações.” Ainda segundo o Vaticano, o papamóvel está sendo adaptado com equipamentos para diagnóstico, exame e tratamento – incluindo testes rápidos para infecções, instrumentos de diagnóstico, vacinas, kits de sutura e outros suprimentos considerados vitais para manter a saúde de crianças em zonas de conflito. A equipe que utilizará o veículo em Gaza será composta por médicos e paramédicos, “que alcançarão crianças aos cantos mais isolados de Gaza assim que o acesso humanitário à faixa for restabelecido”, concluiu o comunicado.

Fonte: Agência Brasil

Saúde Como funciona a cirurgia por vídeo:


 


  • 1. Pequenos cortes são feitos na pele, geralmente de 0,5 a 1 cm. 

  • 2. Gás carbônico é inserido no abdômen para criar espaço e permitir a visualização. 

  • 3. Um laparoscópio, um instrumento fino e tubular com uma câmera e luz, é inserido através de uma das incisões para transmitir as imagens para um monitor. 

  • 4. Instrumentos finos e longos são usados através de outras incisões para realizar a cirurgia. 

5. O cirurgião visualiza os órgãos internos no monitor e manipula os instrumentos para realizar o procedimento.
6. Após a cirurgia, as incisões são fechadas e o paciente se recupera mais rapidamente do que com cirurgias abertas.

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...