Utilidade Pública

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Ciclone extratropical se afasta de SC mas baixas temperaturas perduram até domingo


                                 Imagem do satélite GOES 16, às 02h20 do horário local | Fonte: RAMMB/CIRA


Na madrugada desta sexta-feira (14), o ciclone extratropical já se encontra bem afastado da costa e os ventos já voltaram à sua normalidade, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina. O tempo se encontra estável, sem riscos associados ao ciclone.  A previsão do tempo, no entanto, confirma a manutenção do tempo mais frio no estado. As temperaturas marcam entre 2 e 8ºC no Planalto Sul, variam entre 6 e 10ºC no Grande Oeste e no Planalto Norte oscilam entre 11 e 17ºC em todo o Vale do Itajaí. As temperaturas seguem baixas, principalmente no Vale do Itajaí, no Planalto Norte e nas áreas litorâneas. Previsão do tempo Sexta-Feira  A sexta-feira terá temperaturas baixas e tempo estável com predomínio de sol. Entre a madrugada e o início da manhã há chances de ocorrência de geada nos planaltos e no Grande Oeste. As temperaturas mínimas foram entre -3 e 5ºC do Grande Oeste à região Serrana de Florianópolis, já no Vale do Itajaí elas marcam entre 6 e 13ºC.   Durante a tarde, as máximas variam entre 13 e 18ºC no Vale do Itajaí e oscilam entre 7 e 13ºC nas demais regiões.  Sábado  Entre a noite de sexta-feira e o amanhecer do sábado, há chance de geada no Extremo Oeste, nos planaltos, no Alto Vale do Itajaí e na Serra de Grande Florianópolis. As temperaturas variam entre -3 e 7ºC do Grande Oeste aos planaltos, no Alto Vale e na Serra de Florianópolis marcam entre 4 e 12ºC nas demais áreas.  Durante a tarde, as máximas variam entre 8 e 17ºC no Meio Oeste e nos planaltos e oscilam entre 15 e 20ºC no restante do estado.

Fonte:

Governo SC

Exportações catarinenses de carne suína batem recorde histórico para o semestre


 

No primeiro semestre de 2023, Santa Catarina alcançou o melhor resultado das exportações de carne suína de toda a série histórica, iniciada em 1997. O estado foi responsável por 56,7% das receitas e 55,2% da quantidade nas exportações brasileiras de carne suína, mantendo o status de maior produtor e exportador do Brasil. O resultado é recorde para o semestre tanto em quantidade, quanto em receita. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). “É uma notícia espetacular para Santa Catarina, um Estado que se diferencia pelo zelo com a sanidade animal e tem esse reconhecimento pelo mundo afora. Todo nosso time da Agricultura se doa para esse trabalho e o resultado retorna em desenvolvimento, emprego e renda para os catarinenses”, comemora o governador Jorginho Mello. No acumulado do primeiro semestre foram exportadas 320,1 mil toneladas de carne suína, com receitas de US$ 793,9 milhões. Os valores correspondem a altas respectivas de 14,7% e 25,9%, em relação ao mesmo período do ano anterior. China e Hong Kong responderam por 46,7% dos embarques catarinenses no período.  “Esse crescimento das exportações é fundamental para o setor, já que a produção tem registrado aumentos expressivos nos últimos anos. Embora o consumo no mercado interno seja crescente, há limites para a absorção dos incrementos registrados nos últimos anos. Com isso, o mercado externo ganha ainda mais importância por seu papel no escoamento dos excedentes”, destaca o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Alexandre Luís Giehl.  Conforme a Epagri/Cepa, os resultados positivos deste primeiro semestre devem-se ao crescimento dos embarques para quase todos os compradores. Os três principais destinos da carne suína catarinense foram a China, com crescimento de 7,4% em quantidade e 22,2% em valor, as Filipinas, com 17,8% em quantidade e 30,8% em valor, e o Chile, com 78,6% em quantidade e 105,2% em valor.  Outro destaque positivo foi o México, que abriu o mercado para a carne suína brasileira em novembro do ano passado e já ocupa a sexta posição no ranking das exportações. No acumulado do ano, foi atingida a marca de 6,84 mil toneladas embarcadas para o  Resultados de junho Em junho, Santa Catarina exportou 59,6 mil toneladas de carne suína (in natura, industrializada e miúdos). A quantidade representa uma alta de 10,4% em relação ao mês anterior e de 17,9% na comparação com junho de 2022. As receitas foram de US$ 150,5 milhões, um crescimento de 8% na comparação com o mês anterior e de 21,6% em relação ao mesmo período de 2022.  Os dados completos acerca de todos os países compradores, volumes e valores exportados podem ser acessados no site do Observatório Agro Catarinense. 

Fonte:

Governo SC

 

Presidente da Câmara de Luzerna faz balanço do primeiro semestre.


37 indicações foram apresentadas neste período pelos vereadores. O presidente da Câmara Municipal, André Decker (PL), fez um balanço positivo das ações da Casa durante o primeiro semestre deste ano em entrevista ao Luzerna Noticias na Rádio Luz. Decker ,enumera uma série de ações que vêm a encontro aos interesses da comunidade Luzernense. Para o presidente tudo foi possível graças ao empenho e comprometimento dos vereadores. “Enquanto a gente percebe problemas de quórum em outras casas legislativas, aqui tivemos praticamente 100% da presença dos parlamentares em nossas sessões e as vezes mesmo sem a ordem do dia, aproveitamos o tempo para debater assuntos, que são de interesse da população”, A Câmara também abriu as portas para a discussão de várias audiências públicas, bem como a presença de 09 entidades ,que participaram da tribuna livre ,e pessoas da comunidade que foram homenageadas pelo legislativo. O presidente André Decker, pontuou ainda que 37 indicações ,foram apresentadas neste período pelos vereadores, e a maioria dos projetos oriundos do executivo, tiveram parecer favorável da casa. A Câmara de Vereadores de Luzerna , deverá contar em breve, com equipamentos que irão regular o tempo de cada vereador para se posicionar no plenário da Casa, fazendo com que as sessões sejam mais dinâmicas ,e com tempo de igualdade, para a explanação de cada vereador. Outra afirmação do presidente André Decker, foi a respeito de que cada vereador possa usufruir em breve, de um laptop nas respectivas sessões ,facilitando a interação, e melhor desempenho de seus trabalhos. Por fim o presidente enfatizou ainda, o respeito da relação harmoniosa entre os dois poderes. “Sempre mantivemos um bom relacionamento, acima de tudo com respeito, afinal quando os dois poderes falam a mesma língua, quem ganha é a coletividade”, garante Decker.A comunidade pode participar presencialmente das sessões às segundas feiras às 19:30 horas ou também online nas redes sociais do Legislativo.

Fonte: Luzerna Noticias

 

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...