Utilidade Pública

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Integrantes de organização criminosa são presos em Herval e Luzerna


                                                                Foto: Polícia Civil/Divulgação



    A Polícia Civil de Herval d'Oeste e Erval Velho, com o apoio de policiais civis de Catanduvas, Joaçaba, Luzerna e Água Doce, realizou a prisão de sete membros de uma organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios de Santa Catarina. De acordo com o delegado de Herval d´Oeste, Leandro Sales, a investigação, que teve início em novembro de 2022, resultou na prisão em flagrante de um jovem de 19 anos no último dia 10 de fevereiro, além do cumprimento da prisão temporária de uma investigada na segunda-feira (13). Na quinta-feira (16), foi dado cumprimento a um mandado de prisão contra uma mulher de 23 anos, a qual estava com três porções de maconha e dinheiro.  Já na manhã desta sexta-feira (17), um casal foi alvo de prisões temporárias. Com eles também foram encontradas porções de maconha e dinheiro. O homem havia obtido saída temporária do presídio de Chapecó.   “Outros dois homens que foram alvos das prisões encontram-se presos em Chapecó. As ordens judiciais foram emitidas para evitar que fossem agraciados com benefícios prisionais que permitissem a liberdade durante o decurso das investigações”, esclareceu o delegado.Ao todo, foram presos quatro homens (19, 29, 30 e 36 anos) e três mulheres (23, 27 e 31 anos), que são esposas de detentos e, segundo as investigações atuavam em nome dos companheiros, auxiliando na distribuição, contabilidade e ingresso de drogas em Unidades Prisionais. Seis prisões ocorreram em Herval d´Oeste e uma em Luzerna. 




  

 

Desfile das escolas de samba de Joaçaba retorna com grande presença do público


                                                                      (Fotos: Portal Éder Luiz)    


 A volta do desfile das escolas de samba movimentou Joaçaba no último sábado (18). Ao todo, cerca de 18 mil pessoas acompanharam o espetáculo na Avenida XV das arquibancadas, camarotes, espaços populares, marquises e sacadas dos prédios da cidade.   A volta do desfile das escolas de samba movimentou Joaçaba no último sábado (18). Ao todo, cerca de 18 mil pessoas acompanharam o espetáculo na Avenida XV das arquibancadas, camarotes, espaços populares, marquises e sacadas dos prédios da cidade.  A Vale Samba foi responsável por abrir a noite de desfiles, levando para a avenida mais de 800 membros divididos em 15 alas, três carros alegóricos e 3 tripés. Com seu samba intitulado “Gran Cirque Universal” levou as maravilhas dos picadeiros dos circos para o mundo do carnaval.     Na sequência foi a vez da Acadêmicos do Grande Vale levantar o público e homenagear os trabalhadores do campo. O samba-enredo “A Acadêmicos exalta o homem e a mulher do campo e festeja o solo sagrado!”, exaltou o principal setor da economia do meio oeste catarinense. A escola levou para a avenida 1200 componentes, 4 carros alegóricos e 5 tripés.  Para encerrar com chave de ouro a primeira noite de desfiles, a Unidos do Herval realizou a sua apresentação com um tributo aos trabalhadores da construção civil e  homenageando os 40 anos da escola completados durante a pandemia. A representante de Herval d’Oeste levou cerca de 800 integrantes para o seu desfile e contou com 4 carros alegóricos.  A segunda noite de desfiles ocorre nesta segunda-feira (20), em ordem inversa, com a Unidos do Herval abrindo as apresentações seguida pela Acadêmicos do Grande Vale e Vale Samba, a partir das 21 horas.  Já a grande campeã do desfile das escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste vai ser definida no próximo dia 21, terça-feira, durante a apuração das notas que ocorre na Avenida XV de Novembro a partir das 16 horas. Ao todo, os jurados vão avaliar 8 categorias, sendo elas: Alegorias, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasia e Mestre Sala e Porta Bandeira. Shows Nacionais são destaque do Carnafolia  Considerada uma das maiores festas de rua de Santa Catarina, o Carnafolia movimentou as noites de folia em Herval d’Oeste. Os foliões acompanharam durante 3 noites diversos shows na Arena localizada na Praça Ferroviária.   Grandes nomes da música nacional se apresentaram nesta edição do evento, como Dazaranha, Chimarruts, Diane Dias e Janaína Jhoy. Além disso, a dupla sertaneja Cleiton e Ruan e o grupo Bateria Show da Acadêmicos do Grande Vale embalaram o público no Carnafolia. Carnaval Infantil O Carnaval Infantil, realizado na Arena Carnafolia em parceria com o Sesc, mostrou que a folia também é para as crianças. Durante a tarde de domingo os pequenos curtiram diversas atividades recreativas, brinquedos infláveis, pinturas no rosto e cabelos, intervenções artísticas, dança e músicas. 

  Fonte: Liesjho 







Igreja Católica celebra Quarta-feira de Cinzas


                                                          Foto: Divulgação

 Nesta quarta-feira (22), a Igreja Católica celebra o início da Quaresma por meio da Quarta-feira de Cinzas. Este período é caracterizado pela penitência e oração mais intensa. O rito das cinzas remonta ao arrependimento dos pecados e a volta a Deus. Elas são produzidas a partir da queima dos ramos abençoados do Domingo de Ramos do ano passado.  “É um momento muito importante para a Igreja Católica, pois marca o início deste período intenso e profundo que é a Quaresma. Que possamos, fortalecer a nossa oração, praticar o jejum e a caridade inspirados pelo Evangelho de Jesus Cristo que abordaremos durante as celebrações quaresmais”, disse Dom Frei Mário Marquez. Por aproximadamente quarenta dias, a Igreja Católica vivencia a Quaresma até chegar no Domingo de Ramos, no dia 02 de Abril. Com a Celebração dos Ramos tem início a Semana Santa que culmina com a Páscoa do Senhor no dia 09 de Abril.  Na Catedral Santa Teresinha, em Joaçaba, as celebrações de Quarta-feira de Cinzas acontecerão às 08h, às 15h e às 19h com a imposição das cinzas sobre os fiéis.   Início da Campanha da Fraternidade  A Campanha da Fraternidade 2023 tem como tema “Fraternidade e fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Essa é a terceira edição da CF 2023 que aborda a questão da fome, sendo a primeira vez em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema “Repartir o pão”. E a segunda foi em 1985, com o lema ‘Pão para quem tem fome’, antecipando a preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida.Para aprofundar o Tema e o Lema, a Diocese de Joaçaba realizará um encontro de formação para lideranças no dia 25 de março no Centro de Formação São João Paulo II em Joaçaba.

  Fonte: Pascom/Diocese de Joaçaba



 

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...