Utilidade Pública

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Educação Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba realizam a 1ª Cerimônia do Capacete


 Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba promoveram, na noite de segunda-feira (18), no Auditório Afonso Dresch, a “1ª Cerimônia do Capacete”. O evento, que enalteceu a importância da ética e da responsabilidade na atuação profissional, contou com a presença de dirigentes, coordenadores, professores, familiares e amigos. Um momento de grande significado para os 96 estudantes que receberam o capacete, símbolo que traduz os ideais dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, como organização, eficiência e comprometimento com a qualidade do serviço prestado. A solenidade também foi marcada pelos juramentos proferidos pelos representantes das turmas, Cássio Antônio Concatto e Murilo Saretta.

Para as coordenadoras dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba, professoras Larissa Woitke e Jhulis Marina Carelli, respectivamente, a cerimônia representou mais do que um rito acadêmico, mas o compromisso com a vida, a segurança e a transformação do ambiente construído. — O capacete simboliza a responsabilidade e o cuidado que os estudantes assumem ao transformar o que aprendem em sala de aula em projetos que tocam a vida das pessoas e das comunidades. Assim, o evento provocou uma reflexão sobre a profissão que eles escolheram para o futuro — destacou a professora Larissa.

— Um momento de inspiração para os futuros profissionais, para que sigam com dedicação, ética e propósito, construindo não apenas obras físicas, mas legados que resistam ao tempo e deixem marcas positivas na vida de todos que dependem do seu trabalho — enfatizou a professora Jhulis.

Fonte: Assessoria de comunicação

Cultura Joaçaba define representes para a próxima fase do Santa Catarina Canta; veja os classificados


 

Na noite da última terça-feira (19), a cidade de Joaçaba conheceu seus representantes para a próxima fase do “SANTA CATARINA CANTA – Festival de Música Brasileira”. A audição, que aconteceu no Teatro Alfredo Sigwalt, selecionou Emanuelly Poggere e Luísa Lando Faquin, na categoria Infantojuvenil, e André Luiz e as duplas Manas Black, Marcelo Mago e Cristiano e Rodrigo e Gabriel, na categoria Geral. A semana tem ainda duas seletivas: Concórdia (20), no Teatro Municipal Maria Luiza de Matos, e Xanxerê (21), no Teatro Costa e Silva. Todas as apresentações são gratuitas e marcadas para iniciar às 20h. A cidade de Videira foi a primeira a receber a etapa regional do Meio-Oeste. As audições por lá foram realizadas na noite desta segunda-feira (18). Os selecionados das categorias Geral e Infantojuvenil das quatro regionais avançam à semifinal, no dia 24 de outubro, no Teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba, e, posteriormente, para a grande final, no dia 9 de novembro, na Capital. Os candidatos são avaliados por um júri técnico durante as audições, com base em critérios como técnica vocal, afinação, dicção, rítmica, originalidade, presença de palco e interação com o público. A lista completa está disponível no link: santacatarinacanta.com.br. As seletivas das regiões do Extremo Oeste, Sul, Norte, Grande Floripa e Serra já escolheram 96 cantores que estarão nas respectivas semifinais de cada região.

RUMO À GRANDE FINAL

A grande final será realizada na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, com apresentação da Camerata Florianópolis e de um artista nacional convidado. Os vencedores dos primeiros lugares (categorias Geral e Infantojuvenil), além de receberem R$20 mil, também participarão de um espetáculo da orquestra na Temporada 2025/2026.

O “SANTA CATARINA CANTA – Festival da Música Brasileira” é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção geral da Camerata Florianópolis.

Luzerna Equipes de Luzerna são destaque nos Jogos Abertos de Santa Catarina



 Entre os dias 12 e 17 de Agosto, nas cidades de Salto Veloso, Arroio Trinta e Iomere, aconteceram as disputas dos JASC - Etapa Microrregional, na qual o município de Luzerna obteve destaque, conquistando dois pódios e consequentemente a classificação para a Etapa Regional que acontece em Videira no mês de outubro.

Tivemos a participação das equipes de Futsal masculino e feminino e a Bocha Masculina.
A equipe de futsal masculina infelizmente foi eliminada nas quartas de final pela equipe de Caçador, que foi campeã no masculino. O futsal feminino conquistou a segunda colocação, assim como a bocha masculina. As duas equipes estão classificadas para os regionais, juntando-se as equipes de handebol masculino e feminino e o bolão masculino.
Parabéns a todos os atletas, que venham muito mais conquistas para nosso município.

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...