Utilidade Pública

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Clima Defesa Civil de SC emite nota alertando para continuidade do frio nesta semana


 

O frio vai perder força, mas ele continua atuando em Santa Catarina nesta semana, reforça a Defesa Civil do Estado, em nota divulgada na manhã desta segunda-feira, dia 11. A atuação da massa de frio mantém as temperaturas baixas, especialmente entre as noites e manhãs, em todo o estado, pelo menos até a quinta-feira (14).  O risco é moderado para ocorrências relacionadas a desconforto térmico, agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e hipotermia. Nesta segunda , apesar do predomínio de sol, a sensação de frio continua no decorrer do dia, com as máximas ficando abaixo dos 20°C em todo o estado. Na Serra, as máximas não devem passar dos 15°C. 

Nas manhãs dos próximos dias, as temperaturas variam de 0 a 7°C entre o Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana, trazendo condições para geada nestas áreas. Nos pontos mais altos do Meio-Oeste e Planaltos os termômetros ainda podem marcar valores negativos. Já no litoral as mínimas ficam entre 7 e 13°C.

Economia Preço do café registra primeira queda em 18 meses, aponta IBGE


 

Depois de um ano e meio de altas consecutivas, o preço do café moído finalmente apresentou queda no Brasil. É o que revela o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostra que, em julho, o café recuou 1,01%, encerrando uma sequência de 18 meses de aumentos, período em que o produto chegou a acumular alta de 99,46%, praticamente dobrando de preço.

Apesar do alívio no bolso do consumidor, o café ainda acumula alta de 41,46% no ano e impressionantes 70,51% nos últimos 12 meses. Isso faz com que ele seja o segundo item com maior peso na inflação do período, responsável por 0,30 ponto percentual do IPCA de 5,23%. Ele fica atrás apenas das carnes, que subiram 23,34% e responderam por 0,54 ponto percentual.

Safra explica a queda, diz IBGE

Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, Fernando Gonçalves, a redução de preço em julho está ligada à safra e não ao tarifaço imposto recentemente pelos Estados Unidos. “São números de julho. A cobrança de 50% sobre produtos brasileiros, como o café, começou apenas no dia 6 de agosto. No mês passado, já estava iniciando a colheita, com maior oferta no mercado, o que reduz a pressão sobre os preços”, explicou.

Com mais grãos disponíveis, a tendência é que a demanda seja atendida com mais facilidade, diminuindo o custo para o consumidor. O efeito pode se repetir nos próximos meses, especialmente se os produtores tiverem dificuldade de encontrar compradores alternativos para substituir o mercado americano, que tende a reduzir as importações por causa do aumento nas tarifas.

Por que o café subiu tanto?

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), a disparada nos preços nos últimos 18 meses foi resultado de eventos climáticos que prejudicaram a produção, além do crescimento da demanda mundial — impulsionada especialmente pela China, que vem ampliando o consumo da bebida.

Luzerna Capoeiristas de Luzerna conquistam pódio nos Jogos Cooperativos em Tangará”


 


O município de Luzerna, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mantém o compromisso de apoiar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), projeto que promove integração social, cidadania e incentiva a prática da capoeira entre crianças, adolescentes e jovens.

No último sábado, dia 9 de agosto, os talentos Luzernense participaram dos Jogos Cooperativos de Capoeira, realizados na cidade de Tangará. O evento reuniu praticantes de diversas localidades, com momentos de troca cultural, aprendizado e confraternização.

A equipe de Luzerna se destacou pela dedicação e técnica, conquistando importantes posições no pódio. Mais do que medalhas, os atletas levaram para o tatame a energia, a cultura e o orgulho de representar o município, fortalecendo os laços de amizade e respeito que a capoeira simboliza.

O CRAS de Luzerna reforça que atividades como essa contribuem para o desenvolvimento físico, social e emocional dos participantes, estimulando valores. 











Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...