Utilidade Pública

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Ciclone extratropical deixa SC em alerta com previsão de vento ‘devastador’ de até 100 km/h


 

O tempo nesta terça-feira (26) é marcado pela presença de nebulosidade e instabilidades em todas as regiões do Estado. Conforme a Defesa Civil, um novo ciclone extratropical deve se formar entre a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e com isso trazer chuvas fortes e rajadas intensas de vento de até 100 km/h para o Estado. Conforme o meteorologista Piter Scheuer, esta terça-feira apresenta “ingredientes” suficientes para a formação de temporais por conta da formação de uma nova frente fria. O especialista ressalta que essa condição mantém o tempo instável, e deve se intensificar ao longo desta quarta-feira (27) O meteorologista aponta que haverá a formação de um ciclone extratropical entre a costa gaúcha e catarinense. Contudo, Scheuer ressalta que o ciclone estará em alto mar e com isso trará rajadas de fortes de vento (de até 80 km/h) e temporais.Além disso, o meteorologista não descarta a possibilidade de ocorrência de rajadas de vento de até 100 km/h nas cidades mais próximas das praias do Litoral catarinense.Conforme um novo alerta emitido pela Defesa Civil, por volta das 8h30 aponta risco para chuvas intensas, com risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais no Sul catarinense. Ainda, conforme a pasta, em alguns momentos as chuvas podem superar os 80 mm no extremo Sul do Estado. A Defesa Civil aponta ainda, que o processo de formação de um ciclone no oceano provoca temporais com raios, rajadas de vento, granizo e chuva pontualmente intensa, iniciando no Grande Oeste e se deslocando para as demais regiões do estado ao longo da manhã e da tarde.  O alerta tem início às 13h desta terça-feira e se mantém ativo até às 18h desta quarta. As regiões com maior risco são: Planalto Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Sul e grande parte do Meio-Oeste catarinense.

 

Fonte:

ND+

Referência em doação de órgãos, SC quer ultrapassar país europeu com menor taxa de rejeição do mundo


 

Santa Catarina é referência nacional quando o assunto é transplantes de órgãos. Resultado de uma política de saúde de Estado e da dedicação de muita gente. Quinze anos atrás, 70% das famílias em Santa Catarina diziam “não” na hora de doar. A chave começou a virar a partir de 2008, com a adoção do modelo espanhol, referência em efetividade entre os sistemas de transplantes.O processo foi liderado pelo médico intensivista Joel de Andrade, coordenador da Central Estadual de Transplantes. Andrade diz que campanhas de incentivo são importantes para estabelecer uma cultura doadora e fazem os números crescer por um tempo. Mas, de acordo com o especialista, a sustentabilidade das doações passa pelo treinamento dos profissionais de saúde. É o que a Espanha fez e o que Santa Catarina passou a fazer permanentemente depois de importar o modelo.  Nos cursos da SC Transplantes, médicos e enfermeiros são capacitados para identificar pacientes que chegam aos hospitais em estado grave e que podem evoluir para a morte encefálica, a condição necessária para o aproveitamento dos órgãos e tecidos.Ao mesmo tempo, priorizam o acolhimento das famílias, informando sobre o estado de saúde a cada etapa e o que está sendo feito para tentar salvar a vida do paciente. Psicólogos e assistentes sociais também fazem parte das equipes. Esse contato humanizado é fundamental na sensibilização dos familiares que precisam decidir num momento de dor. No Brasil, há um dia destinado a conscientização da importância da doação de órgãos. A data é em 27 de setembro. Na região De acordo com dados levantados pelo Portal Eder Luiz, no Estado, até o mês de julho, ou seja, em sete meses, a capital Florianópolis foi o município com mais doação de órgãos. Foram 45 notificações no período, sendo com 22 doações concretizadas. Tubarão aparece na sequência. Já na região, o Meio-Oeste e Serra Catarinense, que entram pro mesmo grupo nas estatísticas do SC Transplantes, foram 28 doações realizadas até julho. Lages teve 12, enquanto que Joaçaba apareceu em seguida com oito captações. Caçador tem três doações, seguida de Concórdia e Campos Novos com dois cada. Videira teve uma doação. Número de transplantes  Em 2023, até agosto, 1.137 fizeram algum transplante do órgão ou tecido em Santa Catarina. Confira a seguir os dados por órgão:

  • Córnea: 552
  • Rim: 159
  • Esclera: 140
  • Fígado: 93
  • Fígado/Rim: 1
  • Medula óssea autólogo: 66
  • Medula óssea alogênico aparentado: 23
  • Medula óssea alogênico não aparentado: 3
  • Válvula cardíaca: 17
  • Osso: 65
  • Rim/pâncreas: 6
  • Coração: 5
  • Rim (doador vivo): 6
  • Pele: 1
  • Fonte: SC Transplantes – Dados até agosto de 2023
  • Veja dados sobre a lista de espera por transplantes:
  • Brasil: 65.911
  • Santa Catarina: 1.403
  • Fonte: Ministério da Saúde

    Confira a lista de espera por um transplante em SC:

    • Rim: 766
    • Fígado: 72
    • Rim/Pâncreas: 41
    • Coração: 1

    Fonte: SC Transplantes – Dados até agosto de 2023

    O médico intensivista Eduardo Berbigier, coordenador do curso, explica que quando todas as etapas são respeitadas, sem urgência ou pressa, há uma chance muito maior da família se sentir acolhida , entender e aceitar o diagnóstico e permitir a doação dos órgãos. No ano passado, 73% dos catarinenses que viveram esse drama disseram “sim”, optando pela doação. É a melhor taxa do Brasil. 

    A Espanha liderou o índice que mede a efetividade dos sistemas de transplantes, com 46,3 doadores a cada 1 milhão de habitantes. SC teve 44,8 doadores a cada 1 milhão de habitantes, enquanto o Brasil teve apenas 16,5 doares a cada 1 milhão de habitantes.

      Fonte:

      NSC

Mais de quatro mil pessoas participam do Unoesc Day em Joaçaba


 

Mais uma edição do “Unoesc Day” é realizada com sucesso na Unoesc Joaçaba. O evento, de 20 a 22 de setembro, no Complexo Esportivo do campus 2, foi prestigiado por mais de quatro mil pessoas, entre estudantes do Ensino Médio de 90 escolas do Meio-Oeste de Santa Catarina e do Noroeste do Rio Grande do Sul, professores e comunidade em geral  Além da estrutura da Universidade, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer todos os cursos oferecidos. Nos stands, eles também receberam orientações sobre carreiras, vida universitária, bolsas de estudo e intercâmbio e puderam se inscrever no Vestibular Acafe e Seletivo Unoesc Outro destaque foram os quatro roteiros disponibilizados, com visitação aos laboratórios: Laranja (Área das Ciências Sociais, Área da Ciência Jurídica e Unoesc Virtual); Azul (Ambulatório Universitário – AMU); Verde (Área das Ciências da Vida e Saúde); e Vermelho (Área das Ciências Exatas e Tecnológicas). "Estamos orgulhosos do Unoesc Day, que tem uma energia contagiante e atende às expectativas não só do ensino superior, mas da pesquisa, extensão e inovação. Abrimos as portas da Universidade, mostrando que a nossa interação é verdadeira e acontece de fato", ressalta o reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco Para os organizadores, os objetivos de aproximar a comunidade e auxiliar o estudante do Ensino Médio a nortear seu futuro acadêmico e profissional foram alcançados com êxito. O público expressivo também superou as perspectivas. "Ampliamos o evento para três dias, visando facilitar a logística e melhorar a atenção aos visitantes, que vivem um momento de bastante ansiedade e dúvidas diante da decisão sobre qual curso superior e profissão escolher. O Unoesc Day tem a missão de auxiliar nesse processo", enaltece a pró-reitora de Ensino da Unoesc, professora Lindamir Secchi Gadler. A edição 2023 do Unoesc Day ainda foi marcada por descontração. Além dos brinquedos e da praça de alimentação, foram viabilizadas várias apresentações culturais protagonizadas por alunos do Colégio SuperAtivo.  "É um evento que já está consolidado e mais uma vez foi sucesso. Só temos a agradecer aos participantes e aos mais de 200 colaboradores da Unoesc envolvidos diretamente na organização e nos trabalhos. Sem eles, esse feedback positivo não seria possível",enfatiza o coordenador geral de Marketing, Comunicação, Rádio e Editora Unoesc, Tiago de Matia.

Fonte:

Assessoria de comunicação

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...