Neste domingo (16), Santa Catarina tem mais um dia típico de verão: com sensação de calor, abafamento e temporais isolados. O risco permanece moderado a alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica, além de queda de galhos e árvores, principalmente entre a tarde e a noite. A combinação do calor com a disponibilidade de umidade na atmosfera e o processo de formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul, favorecem o desenvolvimento desses temporais isolados, com chuvas pontualmente intensas e em curtos períodos de tempo, em grande parte do estado. Os temporais vem acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Até segunda-feira (17), o calor seguirá intenso em Santa Catarina, com risco moderado a alto para problemas como desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
As máximas ultrapassam os 32°C em todas as regiões catarinenses. No Oeste, os termômetros variam entre 35 e 37°C. As regiões litorâneas e o Vale do Itajaí devem enfrentar o calor mais intenso, com temperaturas variando entre 35 e 37°C, podendo se aproximar dos 39°C no Litoral Norte e no Litoral Sul.
A combinação do calor intenso e da umidade disponível na atmosfera favorecem a formação de temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuvas fortes. Em razão disso, a SDC emitiu um Aviso Meteorológico, disponível aqui.






