Utilidade Pública

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Clima Fim de semana será marcado por sol e temporais na região; confira a previsão completa


 

A previsão do tempo indica que o Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina terão dias de sol e temperaturas agradáveis nesta sexta (25) e sábado (26). As manhãs começam com temperaturas amenas e há possibilidade de nevoeiros, mas o sol predomina ao longo do dia. As máximas podem chegar a 30°C em alguns pontos. No domingo (27), o tempo muda com a chegada de uma frente fria. Há previsão de chuva e temporais isolados desde a madrugada, com risco de raios, ventos fortes e granizo. A instabilidade se espalha pelo estado ao longo do dia. Na segunda (28) o tempo volta a firmar, e na terça (29) o amanhecer pode ter geada fraca em áreas do Meio-Oeste e Planalto Sul.  Previsão detalhada:

SEXTA-FEIRA (25)
A sexta-feira (25) será de tempo firme em todas as regiões. O dia começa com a formação de nevoeiros em várias regiões, mas que se dissipam ao longo da manhã, dando lugar ao predomínio do sol. No amanhecer, as temperaturas variam entre 3°C e 12°C no Planalto Sul, 10°C a 15°C entre o Grande Oeste, Planalto Norte e Grd. Florianópolis Serrana e de 14°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 23°C a 27°C na maioria das regiões, com valores menores nas áreas serranas. Os ventos estarão fracos e sem uma direção predominante. Não há riscos para ocorrências associadas às condições de tempo.

SÁBADO (26)
O sábado (26) será mais um dia de predomínio de tempo estável na maioria das regiões catarinenses. Na madrugada, há condições para formação de neblinas/nevoeiros em várias regiões, mas que se dissipam ao longo da manhã, dando lugar à aberturas de sol que ainda devem ocorrer intercalado a maior quantidade de nuvens. No Oeste do estado, não descarta-se a ocorrência de chuva fraca isolada à tarde. Não há risco para ocorrências meteorológicas. O amanhecer terá temperaturas mais baixas entre os Planaltos, Meio-Oeste e Grd. Florianópolis Serrana, onde os termômetros devem marcar entre 7°C e 14°C. Nas demais regiões, marcas entre 12°C e 17°C. Durante à tarde, as temperaturas variam entre 26°C e 30°C ao longo do litoral e em pontos do Oeste.

DOMINGO (27)
O domingo (27) será marcado pela mudança nas condições do tempo em SC. A aproximação e passagem de uma frente fria já desestabilizam a atmosfera entre o final da madrugada e o período da manhã nas áreas de divisa com o RS – incluindo o Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, onde se espera a ocorrência de chuva e a formação de temporais isolados com raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. Ao longo do dia, a instabilidade avança pelas demais regiões, provocando chuva e temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica. Antes das instabilidades faz calor, especialmente entre Florianópolis e Joinville, com marcas entre 26°C e 30°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
A segunda-feira (28) ainda deve começar com chuva fraca entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte, mas o ingresso de uma área de alta pressão contribui para o retorno da condição de tempo firme, que se estende pela terça-feira (29). As temperaturas diminuem no período, não descartando-se a ocorrência de geada fraca em áreas do Planalto Sul e Meio-Oeste no amanhecer de terça (29).


Luzerna Abril Verde Um mês inteiro dedicado à conscientização sobre saúde e segurança no trabalho!


 

Na Secretaria de Obras de Luzerna, a equipe participou de uma palestra especial sobre saúde mental no ambiente de trabalho, reforçando a importância do cuidado com o bem-estar emocional de todos os servidores. Cuidar da mente também é um ato de prevenção e segurança. Um trabalhador saudável e equilibrado é fundamental para um ambiente mais seguro, produtivo e humano!


#AbrilVerde #SegurançaNoTrabalho #SaúdeMental #CuidadoQueTransforma #SecretariaDeObras #luzerna

Luzerna IFC Luzerna e indústrias da região se aproximam para alinhar formação técnica e demanda de mercado.


 

Um encontro promovido nesta quinta-feira, dia 24, no campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Luzerna marcou o início de uma aproximação estratégica entre a instituição de ensino e o setor industrial da região. O encontro reuniu docentes do IFC e empresários do ramo metalmecânico com o objetivo de alinhar a formação técnica oferecida pela instituição às reais necessidades do mercado de trabalho local. Tiago Dalla Lana, empresário do grupo MEDAL, destacou a importância da parceria. “É fundamental conhecer o que o IFC oferece e como isso pode se conectar com as demandas da nossa indústria. A qualificação oferecida aqui pode transformar a realidade das pessoas, oferecendo melhores salários e desenvolvimento pessoal. Nós, como indústria, precisamos estar alinhados para gerar oportunidades e fortalecer a região”, disse Dalla Lana. A reunião, segundo o coordenador de comunicação do IFC, André Munzlinger, é o primeiro passo de uma série de ações que visam identificar as necessidades da indústria e adaptar os cursos para atender essa demanda. “Temos cursos técnicos e de nível superior em áreas como automação, mecânica e segurança do trabalho. Nosso objetivo é formar profissionais prontos para ingressar no mercado, atendendo as vagas abertas nas empresas da região”, explicou. De acordo com os empresários presentes, há uma grande quantidade de vagas disponíveis na indústria local, mas a falta de profissionais qualificados ainda é um desafio. A expectativa é que a parceria com o IFC possa minimizar esse problema por meio de cursos técnicos, superiores e também formações rápidas voltadas para necessidades específicas. O diretor-geral do IFC Luzerna, Mário Wolfard Jr., reforçou que a missão da instituição é servir à comunidade e que esse tipo de diálogo com o setor produtivo é essencial. “Nós precisamos saber o que as empresas realmente precisam. Não vamos reinventar a roda, mas aplicar soluções que já funcionam em outras partes do Brasil para formar a mão de obra que a indústria precisa”, destacou.


Fonte: Rádio Tropical – Redação: Milton Vanderlei Lemke


Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...