Utilidade Pública

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Santa Catarina pode ter La Niña de fraca intensidade entre fevereiro e abril


 

Meteorologistas da Epagri/Ciram e da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) emitiram nota conjunta com as atualizações mais recentes da probabilidade de ocorrência de La Niña. O fenômeno se caracteriza pelo resfriamento da água na região equatorial do Oceano Pacífico e causa impactos na atmosfera, o que pode provocar “chuvas irregulares e tendência de acumulados próximos e até abaixo da média, em especial no Grande Oeste catarinense”, detalha a nota.  Na avaliação das duas entidades, tudo indica que o La Niña será de fraca intensidade e curta duração. “Embora os impactos tradicionais do La Niña sejam menos prováveis, ainda são esperadas influências nas condições climáticas no decorrer do verão e início do outono”, alertam os meteorologistas.  

Impactos na agricultura  A condição de estiagem leve, que se observa no Oeste de Santa Catarina desde o final de dezembro, pode prejudicar o desenvolvimento adequado da soja de segunda safra na região. É o que afirma Haroldo Tavares Elias, analista de socioeconomia da Epagri/Cepa. Ele relata que as lavouras já estabelecidas para a segunda safra do grão enfrentam déficit hídrico.   Haroldo recomenda que os agricultores permaneçam atentos à previsão do tempo, especialmente no que se refere à probabilidade de chuva para os próximos 15 dias. Assim, eles podem buscar o melhor cenário para dar continuidade à semeadura da soja, que fica extremamente condicionada à umidade no solo. “Ainda estamos dentro da janela ideal de semeadura, que, em decorrência da falta de chuva, pode sofrer atraso e reduzir o potencial produtivo da cultura”, afirma o analista da Epagri/Cepa.  Já a cultura do milho, que segundo Haroldo que está praticamente definida, sofreu pouco impacto com a leve estiagem. “As primeiras colheitas indicam produtividade satisfatória e uma produção dentro da normalidade”, afirma.  Sobre o La Niña  A nota conjunta da Epagri/Ciram e SDC destaca que o resfriamento na região equatorial do Oceano Pacífico vem sendo observado desde julho. Entretanto, nas últimas semanas de dezembro este resfriamento foi intensificado e ocorreu uma queda abrupta das temperaturas.  De acordo com o monitoramento da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA), as anomalias de temperatura registraram valores 0,7°C abaixo da média. Para que o La Niña se concretize, é necessário que este resfriamento se mantenha abaixo do limiar de -0,5°C, o que já foi atingido. No entanto, é preciso que estas temperaturas mais baixas se mantenham nos próximos meses. Os modelos climáticos sugerem que esta condição persista entre fevereiro e abril, com o retorno da normalidade logo em seguida. Contudo, não há consenso entre os modelos sobre a permanência das temperaturas baixas por esse período, e a condição pode não atingir o limiar necessário. Precipitações irregulares em 2024  Conforme os dados do Índice Integrado de Secas, disponibilizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden), que leva em consideração a precipitação, a vegetação e a umidade do solo, as regiões do Oeste e Planalto Sul apresentam situação de seca fraca a moderada em dezembro. Este cenário é reflexo dos acumulados de precipitação irregulares no segundo semestre de 2024, quando foram observados alguns meses de precipitação abaixo da média climatológica.  

Fonte: Ascom/Epagri

Inimigos da HP promete agitar Joaçaba com show na Arena Eshe no dia 17 de janeiro


 


Banda de pagode consagrada traz grandes sucessos e promete uma noite inesquecível na região. Joaçaba está se preparando para receber um dos grupos mais icônicos do pagode nacional: Inimigos da HP. O show acontecerá na Arena Eshe, no próximo dia 17 de janeiro, prometendo animar o público com os maiores sucessos da banda, além de muita energia e interação. Os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos online pelo link:

👉 Clique aqui para comprar Para mais informações, entre em contato diretamente com André Lazarotto pelo número (49) 99965-5257. Garanta já o seu lugar e não perca a chance de participar de uma noite inesquecível! Além de músicas cativantes, os shows dos Inimigos da HP são conhecidos pela energia contagiante e pela proximidade com o público. Com mais de duas décadas de estrada, a banda segue levando alegria e muito ritmo por onde passa. Prepare-se para uma noite memorável em Joaçaba com Inimigos da HP no dia 17 de janeiro. Reúna os amigos, garanta seu ingresso pelo link acima e venha curtir uma experiência única ao som de uma das bandas mais queridas do Brasil!

Fonte: Luzerna Noticias

Obras da Nova Ponte sobre o Rio Limeira sofrem atraso em Luzerna.


 

Questões operacionais, relacionadas à tubulação de água existente no local  e a energia elétrica, tem sido entraves técnicos A construção da nova ponte sobre o Rio Limeira, em Luzerna, enfrenta atrasos, gerando preocupação entre moradores e autoridades locais. Prevista para ser concluído em Janeiro de 2025, a obra ainda não cumpriu o cronograma estipulado inicialmente. A ponte, considerada fundamental para melhorar o fluxo de veículos e pedestres , é parte de um projeto que visa melhorar a infraestrutura do município e facilitar o acesso entre bairros e localidades . No entanto, questões operacionais, relacionadas à tubulação de água existente no local  e a energia elétrica, tem sido entraves técnicos, com requisitos exigidos de ajustes  e prolongam o prazo de execução.Esees dois fatores conforme o concultor técnico  e engenheiro Arthur entrevista ao Portal Willian têm sido apontadas como os principais fatores para o atraso. Segundo o engenheiro Athur, a obra tem prazo de execução de 4 meses, findando o prazo neste mês de Janeiro em caso de não conclusão, a empresa será notificada pelo município.O investimento no local é  de 549 mil reais.

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...