Utilidade Pública

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Onda de calor coloca 104 cidades de SC em alerta de perigo, segundo Inmet; veja quando


 

A onda de calor é resultante da falta de chuvas regulares na parte norte da Argentina e no centro-oeste do RS  A onda de calor que atinge o Sul do Brasil deve persistir, pelo menos, até a próxima segunda-feira (10) às 20h, segundo aviso emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta quarta-feira (5). A tendência é que os termômetros em grande parte do Rio Grande do Sul, bem como no em regiões de Santa Catarina, ultrapassem os 40°C.  No RS, as áreas mais afetadas pelas altas temperaturas são toda a região metropolitana de Porto Alegre, o sudoeste, oeste, sudeste e nordeste do estado.  Uma onda de calor se caracteriza quando a temperatura máxima se mantém, por um período superior a cinco dias, acima de 5°C da média climatológica. O calor no Rio Grande do Sul já vem aumentando nos últimos dias. A onda de calor também deve atingir, entre sábado (8) e segunda-feira (10), algumas regiões de Santa Catarina. Para a grande Florianópolis, o Sul, no Vale do Itajaí e no Litoral Norte, o Inmet emitiu um alerta laranja, que significa “perigo”. Conforme o monitoramento do órgão, a onda de calor deve subir pela região costeira catarinense. No total, 83 cidades da região entre Passo de Torres e Barra Velha estão sob alerta. Com o Rio Grande do Sul em alerta vermelho, que significa “grande perigo”, 21 cidades da região Oeste que fazem divisa com o estado gaúcho, de Itapiranga a Itá, também estão sob alerta, desde Itapiranga.  Conforme o Inmet, a onda de calor na região sul tem se acentuado devido à falta de chuvas regulares na parte norte da Argentina e no centro-oeste do RS, elevando a incidência da radiação solar que contribui para a elevação das temperaturas na região. O que fazer para se proteger da onda de calor  A Defesa Civil recomenda que as pessoas bebam bastante água para não ficarem desidratadas e que também evitem fazer atividades físicas nos horários de calor mais intenso, principalmente entre 10h e 16h, quando há maior exposição ao sol.  Além disso, também é recomendável que as pessoas: 

  • Usem protetor solar, boné, chapéu, viseiras, óculos com proteção UV, guarda-sol e sapato adequado ao sair de casa;
  • Usem roupas leves, de preferência de cor clara e soltas;
  • Evitem o contato direto com o sol, principalmente nos horários de maior intensidade no fim da manhã e durante a tarde;
  • Reduzam o tempo de atividade física em ambientes diretamente expostos ao sol;
  • No trabalho ou em casa, deixe o ambiente sempre arejado e climatizado;
  • Tomem banhos frios;
  • Se estiver sentido muito calor de maneira desconfortável, façam uso de isotônicos para ajudar a repor os nutrientes perdidos no suor.
  • Fonte: ND+

Prazo do crédito consignado do INSS sobe de 84 para 96 meses


O aposentado e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganhará mais tempo para quitar os empréstimos consignados. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou nesta quarta-feira (5) o aumento do prazo de pagamento das parcelas de 84 para 96 meses (sete para oito anos). A decisão também beneficia as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo o ministro, o INSS igualou o prazo do consignado ao do praticado na mesma modalidade de crédito aos servidores públicos. A mudança, ressaltou o ministro, aliviará o valor das prestações. “Estamos acompanhando esse prazo e com isso esperamos aliviar um pouco o peso da prestação. Chegamos à decisão no começo deste ano pela quantidade de empréstimos consignados que existe, mais de 16 milhões, e pelo aperto que as pessoas passam”, declarou o ministro em entrevista coletiva.  Nesta quinta-feira (6), o INSS publicará uma instrução normativa com o aumento no prazo. A extensão vale tanto para quem tem o crédito consignado tradicional, o cartão de crédito consignado e o cartão consignado de benefício. Lupi também explicou que, nos três casos, o segurado poderá renovar o crédito com mais 12 meses de prazo para pagar. O ministro informou que a Previdência e o INSS fizeram simulações e que as novas regras trazem vantagens aos bancos porque a inadimplência é próxima de zero nessa modalidade. “A mudança é positiva para o sistema financeiro, porque possibilita uma negociação mais ampla [entre os bancos e os tomadores]”, destacou. 

Teto de juros

O aumento no prazo ocorre cerca de um mês após o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovar o aumento no teto de juros no crédito consignado do INSS. As taxas para os empréstimos pessoais passaram de 1,66% para 1,8% ao mês. O teto dos juros do cartão de crédito consignado foi mantido em 2,46% ao mês  O teto foi elevado por causa dos recentes aumentos na Taxa Selic (juros básicos da economia), atualmente em 13,25% ao ano. Com as altas nos juros básicos, os bancos pararam de oferecer o crédito consignado do INSS. As instituições financeiras pediam um teto maior, de 1,99% ao mês. O ministro da Previdência evitou afirmar se o teto do consignado continuará a subir, mesmo com o Banco Central confirmando mais uma alta de 1 ponto percentual na Selic em março. “Não temos vinculação direta e nunca tivemos com as decisões do Copom. O mercado geral não tem a garantia que é o desconto em folha que o consignado tem. Nosso índice de inadimplência é o mais baixo entre todos os tipos de empréstimos”, afirmou Lupi. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, disse que o aumento do prazo não muda a situação prática, em que a maioria dos tomadores chegam ao fim de um empréstimo contratando outro. Segundo ele, na prática, atualmente ocorre uma prorrogação quase ilimitada de algum financiamento. “O aumento do prazo não muda esse status. Ele [o segurado do INSS] ter parcela mais barata, que não comprometa a sua sobrevivência, a gente dá uma chance maior de ele não ficar tentado replanejando, reprogramando”, justificou Stefanutto. 

Consignado do INSS

Modalidade de crédito controlada pelo Ministério da Previdência Social, o empréstimo consignado do INSS permite o desconto das parcelas diretamente da folha de pagamento do segurado.  Pelas regras atuais, os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS podem comprometer até 45% do benefício com o consignado, dos quais 35% ao empréstimo pessoal, 5% ao cartão de crédito consignado e 5% ao cartão de benefício. Responsável por definir o teto de juros do consignado e as condições da modalidade de crédito, o CNPS tem seis representantes do governo federal, três de aposentados e pensionistas, três dos trabalhadores e três dos empregadores.


 

Em assembleia, Rota da Amizade elege nova diretoria por aclamação


Em assembleia ordinária realizada no Hotel Renar, em Fraiburgo, a Rota da Amizade Convention and Visitors Bureau teve aprovado seu balanço e, por aclamação, elegeu a chapa única de sua nova diretoria para gestão 2025/2026. Na Ordem do Dia: 

  1. Aprovação do exercício fiscal do biênio 2023 | 2024;
  2. Eleição da nova Diretoria e Conselhos para o mandato vigente;
  3. Assuntos gerais de interesse da entidade.
Ao concluir seu mandato, Yuri Pícoli Hentiz, de Iomerê, que recentemente assumiu como Diretor de Turismo de Videira, agradeceu o apoio recebido e cumprimentou seu sucessor, Adelino Dias, empresário de Fraiburgo, que tem como vice a também empresária Karine Araldi Cividini.  Na oportunidade, o anfitrião, Edson Ziolkoski , proprietário do Hotel Renar, afirmou que a entidade vive um momento de otimismo e evolução e que todos tem muitos motivos para somar junto à Rota da Amizade. Ziolkoski é um fundadores da entidade, da qual foi seu primeiro presidente.  Entre outros pronunciamentos reforçando o compromisso de trabalhar pelo turismo regional, Paulo Krauze, Secretário de Comunicação, Cultura e Turismo de Joaçaba, presenteou o novo presidente com uma camiseta do Carnaval e reforçou o convite para o maior evento cultural do interior catarinense. Entre os importantes legadas da gestão de Yuri Hents, consta o lançamento de um aplicativo com informações imediatas sobre as atrações da Rota da Amizade. Trata-se de App que acessa (mas não baixa) e pode ser fixado na área de trabalho de qualquer aparelho.“Vamos trabalhar firmes junto às prefeituras e empresas associadas, no sentido de fomentar o turismo no Meio Oeste Catarinense, buscando outras parcerias, junto ao Governo do Estado, Sebrea e outros segmentos.” Afirmou o presidente Adelino Dias, reforçando que “já tem mais município se associando, porque estão cientes da importância do turismo, como uma das riquezas da região. "Nova diretoria rota da amizade: 
 
  • Adelino Dias Presidente - panificadora Doce Pāo Fraiburgo
  • Karine Araldi Cividini-Vice - Benvenuti Agência de Turismo Receptivo
  • Alessandra Sovrani Diretora Financeira - Hotel Iomere
  • Mariana Makhall Vice Diretora Financeira - P Preto
  • Paulo Guilherme Krause - Diretor de Eventos - Joaçaba
Conselho Administrativo - Secretários e Dirigentes dos municípios associados + 3 associados 

Natalia Mendes Latrechia - Diretora de Turismo de Fraiburgo
Secretaria de Arroio
Secretaria de Pinheiro Preto
Secretaria de Iomere

1 - Alexandre - Vinícola da Serra
2 - Jaiana - Cantuccio
3 - Evandro Novak

Conselho Fiscal - 3 membros titulares e 2 suplentes
1 - Léia Terezinha Ghizoni de Macedo - Herval D' Oeste
2 - Edson Ziolkowski - Hotel Renar - Fraiburgo
3 - Cecilia - Vitallis
S1 - Bruna - GR Condimentos
S2 - Jaime Telles

 

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...