Fonte: Luzerna Noticias.
Fonte: Luzerna Noticias.
Nesta semana, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, anunciou a realização de uma pesquisa nacional que permitirá compreender qual é o nível esperado de alfabetização de uma criança ao final do 2º ano do ensino fundamental. O estudo escutará professores alfabetizadores para compreender os conhecimentos e as habilidades de uma criança alfabetizada, além de subsidiar, com parâmetros técnicos claros, o planejamento e a execução de uma política nacional de alfabetização. Outro objetivo do Ministério da Educação (MEC) é entender como essa alfabetização ocorre em cada realidade e compatibilizar os padrões. A pesquisa será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, por meio de metodologia baseada na consulta de especialistas, durante o período de 15 a 23 de abril 2023, em cinco capitais, que reunirão representantes de 291 municípios. A previsão é que os resultados da pesquisa sejam entregues em maio.
Em Santa Catarina, dez municípios foram selecionados para integrar o grupo de pesquisa, todos com bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). São eles: Arabutã, Blumenau, Garopaba, Iporã do Oeste, Irineópolis, Joinville, Luzerna, Paial, Palmeira e São João do Oeste. Serão avaliadas as seguintes habilidades: domínio das convenções gráficas, conhecimento do alfabeto, decodificação de palavras e textos, fluência e rapidez na leitura, produção textual com autonomia, apropriação da língua portuguesa. Na sequência, os resultados serão analisados junto a outras evidências derivadas dos testes de língua portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aplicados no 2º ano do ensino fundamental (parâmetros psicométricos dos itens, matriz e escala da avaliação), em painel de especialistas que indicarão a linha de corte nacional para a alfabetização na idade certa.
Município tem ainda um caso suspeito e quase 20 focos do mosquito. Foi confirmado pela vigilância epidemiológica de Luzerna nesta quinta-feira (30) o primeiro caso de dengue neste ano no município. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Há também um outro caso suspeito sendo investigado no momento. De acordo com informações apuradas, a paciente é uma jovem de 15 anos, que teve início de sintomas em 12 de março. O resultado confirmando a doença chegou no último dia 23. O caso é autóctone, ou seja, contraído dentro do município. Os exames realizados dos casos suspeitos são enviados para Florianópolis, no Laboratório Central, que analisa as amostras e responde ao município. Ainda conforme a vigilância, Luzerna tem 19 focos do mosquito transmissor já confirmados no município. Os casos de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti voltam a preocupar o poder público. No ano passado, Santa Catarina bateu recordes de casos e mortes. Neste ano, as ocorrências começaram a aumentar no mês de março em todas as regiões. O que fazer para combater a Dengue?
• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda; • Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...