Utilidade Pública

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Câmara de Joaçaba recebe visita de alunos do Colégio Marista


 

Qual a importância do Poder Legislativo, o que faz um vereador? Em busca destas respostas, alunos do 3º ano do Colégio Marista Frei Rogério de Joaçaba estiveram na Casa Legislativa na tarde desta segunda-feira (04), onde foram recebidos pelo vereador Juliano Pedrini (PL). O grupo composto por mais de 40 alunos acompanhou uma breve explicação feita pelo vereador Juliano sobre o funcionamento do Poder Legislativo e sobre quem são os vereadores.  A pequena Valentine Squersato disse que achou interessante aprender como se constroem as leis. Já o colega Guilherme Caron relatou que com a visita, passou a entender como são feitas as leis. A visita do grupo à Cãmara possibilitou ainda um encontro de gerações com a história do Poder Legislativo. Lorenzo Souza Spier encontrou na galeria de ex-presidentes, a foto do avó Valdir Souza (1999/2000/2003). E, Davi Alviero Furlan encontrou, também na mesma galeria, a foto do tio Raul Furlan, ex-vereador que também presidiu a Casa Legislativa nos anos de 1967 e 1968. Raul Furlan também foi prefeito de Joaçaba.   A visita fez parte das atividades desenvolvidas na disciplina de História pelas professoras Débora Schmidt e Franciele Oliveira nos conteúdos que estudam os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os espaços públicos e as funções de prefeito e vereadores. Para o vereador Juliano Pedrini, o contato é de extrema importância. “Visitar os espaços, conhecer os vereadores, é diferente do que aprender o conteúdo apenas de forma teórica em sala de aula. Isso torna o aprendizado mais interessante. Estas crianças certamente poderão estar ocupando estes espaços futuramente como gestores públicos”, ressaltou ele.

Fonte:

Assessoria de Comunicação

Joaçabense Ana Freitas conquista prêmio de melhor profissional Lash no Estética Business Awards


 

A joaçabense Ana Freitas foi agraciada com o prêmio diamante de melhor profissional na área de Lash do Brasil durante o Estética Business Awards 2023, representando o mais alto nível de destaque no cenário da estética e negócios no país. O Estética Business Awards, concebido e promovido pela Revista e TV Negócio Estética, tem como propósito reconhecer, homenagear e destacar talentos, contribuindo para o desenvolvimento de profissionais, indústrias e instituições de ensino nos segmentos relacionados ao universo da beleza e bem-estar. Em seu discurso de agradecimento, Ana Freitas expressou sua gratidão: "Agradeço imensamente a Deus, minha família e meu esposo. Também a todo o time da Clássica Beauty Academy, nossas alunas e as nossas educadoras Masters, que elevam diariamente nosso mercado Lash pelo mundo!’ Formada em Administração e com dezenas de cursos na área dos cílios e beleza, Ana Freitas é a fundadora da Clássica Beauty Academy, uma escola internacional que atualmente possui unidades em Porto Alegre e nos Estados Unidos.A Clássica Beauty Academy é responsável pela criação da Comunidade Lash Master, considerada a maior e mais completa comunidade de extensão de cílios do mundo. Essa comunidade oferece formação para lash designer que aspira se destacar tanto em técnicas quanto na gestão de seus negócios. Para saber mais sobre Ana Freitas siga @anafreitasacademy 

Uso excessivo de dispositivo digital afeta desempenho de alunos


 

O relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022, divulgado nesta terça-feira (5) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que alunos usuários de smartphones e outros dispositivos digitais de cinco a sete horas por dia tiveram pontuação menor nos testes.  “Na média nos países da OCDE, os estudantes que passam até uma hora por dia na escola em dispositivos digitais para lazer obtiveram 49 pontos a mais em matemática do que os alunos cujos olhos ficavam grudados nas telas entre cinco e sete horas por dia, depois de levar em conta o perfil socioeconômico dos alunos e das escolas”, informa o relatório.  Aplicado a cada três anos, o Pisa avalia os conhecimentos dos estudantes de 15 anos de idade nas três disciplinas. No total, 690 mil estudantes de 81 países fizeram os testes em 2022. A edição teve como foco o desempenho em matemática. Distração   Cerca de 65% dos estudantes afirmaram que ficaram distraídos nas aulas de matemática por estar usando celular e outros dispositivos, como tablets e laptops.   No Brasil, esse percentual chegou a 80%, assim como na Argentina, no Canadá, Chile, na Finlândia, Letônia, Mongólia, Nova Zelândia e no Uruguai. Outros 59% relataram que a distração foi causada por colegas estarem usando os dispositivos. “Alunos que relataram se distrair com outros alunos usando dispositivos digitais, na maioria, ou em todas as aulas de matemática obtiveram 15 pontos a menos nos testes de matemática do Pisa do que aqueles que mal experimentaram essa experiência. Isso representa o equivalente a três quartos do valor de um ano de educação, depois de contabilizados os alunos e o perfil socioeconômico das escolas”, aponta o relatório.  Em países como o Japão e a Coreia, o nível de distração relatado pelos alunos foi de 18% e 32%, respectivamente. As nações estão entre as melhores colocadas no Pisa, com pontuações acima da média da OCDE. Desafio O relatório reconhece que o uso de celular em escola tem sido um tema controverso e desafiador para os gestores de educação nos país.    A recomendação não é abandonar esses dispositivos no processo de aprendizagem. Mas que as escolas promovam a interação entre a tecnologia e o aprendizado, porém minimizem o tempo de uso para evitar desvio de atenção, bullying nas redes sociais e exposição da privacidade dos estudantes.  Nos países da OCDE, 29% dos alunos responderam que utilizam smartphone várias vezes ao dia e 21% usam quase diariamente ou diariamente na escola. Conforme o relatório, em 13 países, mais de dois terços dos alunos vão a escolas onde a entrada e o uso de celular não são permitidos. Nessas nações, identificou-se que o percentual de distração em sala de aula é menor, entretanto os jovens não apresentaram uso mais responsável dos aparelhos.  “Parece que as escolas podem proibir os telefones, mas nem sempre é aplicado de forma eficaz. Curiosamente, os alunos em escolas com proibição de telefone em alguns países eram menos propensos a desligar as suas notificações de redes sociais e aplicativos ao dormir. Uma explicação é que a proibição de celulares nas escolas pode fazer com que os alunos sejam menos capazes de adotar um comportamento responsável em relação ao uso do telefone”, diz o relatório.

Fonte:

Agência Brasil

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...