segunda-feira, 11 de agosto de 2025
Estado Quase 50 mil motoristas em SC foram multados por uso de celular ao volante em 2025
O uso de celular ao volante é a infração que mais cresce em Santa Catarina neste ano, segundo um levantamento feito pelo Detran. De janeiro a junho de 2025, quase 50 mil motoristas foram multados por esse tipo de comportamento, que pode provocar acidentes graves e até fatais. Flagrar motoristas com o celular na mão virou rotina. A atenção dividida entre o volante e a tela é cada vez mais comum, e perigosa. O motorista de aplicativo Ayrton de Souza conta que evita ao máximo, mas que, por conta da profissão, precisa ficar de olho no celular. — Evitar ao máximo. Dar uma olhada rápida e já voltar o foco pro trânsito — explica. Já Cícero Antônio Nunes faz questão de manter hábitos que, para muitos motoristas, parecem até ultrapassados. Não mexe no celular, nem no GPS, e, se receber uma ligação, afirma que procura um lugar para parar o carro e atender. O Detran de Santa Catarina registrou quase 50 mil infrações por uso do celular na direção, números que representam um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. A cidade com mais autuações é Criciúma, que ultrapassa até a Capital, Florianópolis. Na sequência, aparecem Joinville, São José e Blumenau. — Esse é um reflexo da realidade dos tempos atuais. As pessoas estão muito dependentes do celular. Existe uma convergência de serviços que trazem tudo para o celular: banco, mensagens. E não há outra forma de você combater isso se não através da conscientização e da educação para o trânsito — afirma o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa. — Esse tipo de infração demonstra que o comportamento do motorista está totalmente desvirtuado, desatento e que traz um risco muito grande para causar acidentes, tanto leves como graves — diz o major da Polícia Militar Rodrigo Siedschlag. Desvio de atenção é de dois segundos O tempo médio que um motorista desvia o olhar da pista para mexer no celular é de dois segundos. Apesar de parecer pouco, é o suficiente para causar um acidente grave ou até fatal. — De uma forma geral, o uso do aparelho associado ao volante, não pode, tanto o manuseio quanto a utilização dele por meio de Bluetooth. Chegamos a verificar, em algumas das infrações, pessoas fazendo vídeo chamadas por meio do telefone celular. Isso traz uma preocupação porque aquele motorista que está manipulando, segurando ou usando de alguma forma o aparelho celular, ele não está atento ao trânsito e às normas de circulação — explica o major. Entre as autuações, a mais comum é dirigir manuseando o celular: mais de 33 mil casos. Em seguida vêm dirigir segurando o aparelho, com 11 mil registros; usar o viva-voz, com mais de 4 mil ocorrências; e com fone de ouvido, quase 200 autuações. — A infração nada mais é do que um recorte social daquilo que vem acontecendo. A gente precisa conciliar de uma melhor forma a necessidade do aparelho com a segurança do trânsito — destaca o major da PM, Rodrigo Siedschlag.
Santa Catarina Neve é registrada em Santa Catarina no início de um fim de semana gelado
O frio intenso que atinge o Sul do Brasil trouxe um espetáculo raro para Santa Catarina neste sábado, 9. Moradores de São Joaquim, na Serra, registraram queda de neve logo nas primeiras horas da manhã, especialmente na área urbana e no distrito do Cruzeiro, que fica a cerca de 1.500 metros de altitude. De acordo com a MetSul Meteorologia, as temperaturas no momento do fenômeno variavam entre 0°C e 2°C. A ocorrência foi causada pela combinação de uma área de baixa pressão no Atlântico com uma massa de ar polar continental, criando o cenário perfeito para a precipitação em forma de neve. Além de São Joaquim, a previsão aponta que outras cidades do Planalto Sul Catarinense, situadas entre 1.200 e 1.800 metros de altitude, podem ter novos registros ao longo deste sábado e no amanhecer de domingo. Há também possibilidade de neve nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, especialmente entre Vacaria, Bom Jesus, São José dos Ausentes e Cambará do Sul. Em locais mais baixos, entre 600 e 900 metros de altitude, a precipitação tende a ocorrer na forma de chuva congelada. A expectativa é que o frio continue intenso durante o domingo, mas com o avanço de uma massa de ar mais seco, a tendência é de redução das nuvens e interrupção das condições para neve ao longo do dia.
Trânsito Projeto do governo visa reduzir custo da CNH e ampliar acesso à habilitação no Brasil
O governo federal estuda uma medida que pode reduzir cerca de 80% do custo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B, ao tornar facultativa a realização das aulas em autoescolas. A proposta, que está sendo finalizada pelo Ministério dos Transportes e deve ser enviada em breve à Casa Civil, prevê que os candidatos à habilitação poderão optar por estudar por conta própria, contratar um instrutor credenciado ou seguir o modelo tradicional com as autoescolas. Hoje, o processo de habilitação custa em média R$ 3.215, dos quais cerca de R$ 2.470 são referentes às aulas obrigatórias. Com a flexibilização, esse valor pode cair para menos de R$ 700, tornando o acesso à carteira de motorista mais viável para milhões de brasileiros que hoje não conseguem arcar com os custos. De acordo com estimativas do Ministério dos Transportes, aproximadamente 40 milhões de brasileiros estão em idade legal para dirigir, mas ainda não possuem a habilitação, sendo o custo um dos principais impeditivos. Além disso, dados oficiais indicam que 45% dos proprietários de motocicletas e 39% dos de automóveis circulam sem CNH no país. A medida pode beneficiar especialmente jovens em busca do primeiro emprego, famílias de baixa renda e mulheres que, em muitos casos, deixam de se habilitar quando apenas um membro da família é priorizado. Segundo o governo, a proposta se inspira em modelos já adotados em países como Estados Unidos, Argentina e Reino Unido, onde o processo de formação de condutores é mais flexível e centrado na responsabilização individual. Para Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, o debate sobre a democratização do acesso à CNH é importante, mas precisa estar ancorado em uma visão de longo prazo sobre segurança viária. “A redução de custos é uma medida social relevante, mas não podemos abrir mão de formação adequada para não comprometer a segurança nas ruas”, afirma.Na mesma linha, o Observatório Nacional de Segurança Viária reforça que qualquer mudança no processo de habilitação precisa considerar os compromissos do Brasil com a redução de mortes no trânsito. Para a entidade, a educação do condutor deve continuar sendo prioridade, como prevê o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). “Além disso, soluções tecnológicas que promovam comportamento seguro, como sistemas de monitoramento de velocidade e análise de dados, devem caminhar juntos com políticas de acesso”, finaliza Campos. O projeto prevê que, uma vez aprovado, o novo modelo será regulamentado por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que definirá critérios para credenciamento de instrutores autônomos e demais requisitos operacionais. O governo garante que o processo continuará exigindo a aprovação em exames rigorosos - teórico e prático, aplicados pelos Detrans -, e que haverá mecanismos para evitar que a medida seja interpretada como flexibilização da responsabilidade ao dirigir. “Facilitar o acesso à CNH é um avanço, mas garantir que esse novo condutor esteja preparado para o trânsito é um compromisso com a vida”, conclui Luiz Gustavo Campos.
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