Utilidade Pública

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Veja o que diz o novo alerta de temporais em SC entre sexta e sábado


 

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou uma nova nota meteorológica, alertando aos moradores catarinenses sobre condição severa do tempo. Há risco de temporais ainda nas próximas horas desta quinta-feira, mas especialmente entre sexta e sábado. Quase todo o Grande Oeste está na área mais grave no mapa divulgado pelo órgão estadual. Na sexta-feira (24), a instabilidade aumenta e o risco passa a ser moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas e destelhamentos até o sábado (25). Nestes dias, a disponibilidade de umidade somada ao aquecimento e posterior passagem de uma frente fria intensificam a condição para temporais com chuva pontualmente intensa que passa a ser mais abrangente pelo estado. No Litoral, especialmente entre a Grd. Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte, a circulação marítima favorece a ocorrência de chuva que ocorre de forma persistente em alguns momentos entre a noite de quinta (23) e a madrugada de sexta-feira (24). A Defesa Civil recomenda:

  • Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
  • Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.
  • Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.

Mudança no sistema faz com que quase meio milhão de catarinenses fiquem sem faturas de energia


 


Quase meio milhão de catarinenses ficaram sem receber as faturas de energia após uma mudança no sistema comercial da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), ocorrida em 2024. Oito meses depois, 140 mil pessoas ainda estão sendo afetadas pela mudança, considerada a maior na história da empresa. Em maio do ano passado, a Celesc havia anunciado a transição para um novo sistema comercial, nomeado Conecte, que abrangeria aplicativo e site. Dos mais de 3,5 milhões de clientes, pelo menos 400 mil foram afetados durante a mudança. O problema na emissão, de acordo com o gerente de Faturamento da Celesc, Felipe Apolinário, ocorre por conta da quantidade de faturas em análise no setor. — A retenção de faturas para análise de possíveis inconsistências na medição da energia elétrica ou dos valores cobrados é um processo comum. Com a mudança do sistema, mais faturas ficaram retidas, o que gerou atrasos e impediu a emissão das faturas dos meses seguintes — disse.  Mudanças para integrar serviços Segundo o gerente, a mudança, que ocorreu para centralizar mais de 80 serviços oferecidos nas lojas de atendimento presencial, foi considerada a maior na história da empresa.  — Foram desenvolvidas mais de mil aplicações e 20 integrações com outros sistemas da Celesc, além da migração de todas as informações e serviços do sistema antigo para a nova plataforma. É a maior transformação do tipo já realizada por uma distribuidora de energia na América Latina — explicou.  Entre as melhorias no sistema, estariam o pagamento da fatura via Pix e o acesso aos serviços de forma on-line. No entanto, o problema acabou gerando filas nas unidades presenciais nos últimos meses por pessoas que buscavam uma solução. Ainda conforme a Celesc, não haverá corte no fornecimento de energia devido a problemas nas faturas e nenhum cliente será penalizado por inconsistências ou atrasos nas cobranças. — As faturas pendentes serão disponibilizadas em todos os canais digitais da Celesc, com novos prazos para pagamento. A maior parte das faturas pendentes serão emitidas nas duas próximas semanas — afirmou. A orientação é de que as pessoas que foram afetadas pelo problema busquem pelas faturas no aplicativo da Celesc, pelo número de WhatsApp (48) 99860-0067, ou pelo telefone 0800 048 0120. Para evitar golpes, o gerente ainda orienta os consumidores a acessarem o site oficial da Celesc.

Fonte:

NSC


Após 14 anos Frei Nolvi Dalla Costa se despede da Paróquia São João Batista de Luzerna


 

Frei Nolvi Dalla Costa, Pároco de nossa Paróquia de Luzerna, onde nasceu, batizado, crismado e foi ordenado padre, se despede para Concórdia como vigário paroquial e Assistente Espiritual do Hospital. Frei Nolvi Dalla Costa,Paróco da Paróquia São João Batista de Luzerna, é designado para uma nova missão,desta vez a Paróquia N Sra Do Rosário em Concórdia(SC), a confirmação foi feita ao Portal Willian Após 14 anos em Luzerna Frei Nolvi, deixa marcas profundas na comunidade, durante todo esse período , sua presença constante e seu compromisso com o desenvolvimento espiritual se consolidaram como pilares fundamentais para o fortalecimento dos laços entre ele e os fiéis. Seu olhar, sempre atento, refletia um cuidado profundo e um carinho genuíno, qualidades que gradualmente Dois novos Freis estarão integrando a Paróquia São João Batista de Luzerna em fevereiro, onde será realizada uma celebração solene com data a ser confirmada. te solidificaram sua conexão com a comunidade, ganhando a confiança e o afeto de todos. Frei Adriano Dias será o novo pároco da Paróquia São João Batista. Frei Adriano é Natural de Minas Gerais e atuava em Vila Velha (Espírito Santo). Frei Renê Zarpelon, Natural de Herval d Oeste(SC) que atuava em Curitibanos na Paróquia Imaculada Conceição.



Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...