Utilidade Pública

terça-feira, 29 de abril de 2025

Clima Santa Catarina amanhece com temperaturas negativas e geada


 

A Serra de Santa Catarina, conhecida por registrar as menores temperaturas do estado e do Brasil, amanheceu com temperaturas negativas, geada e carros cobertos por gelo nesta terça-feira (29). Em São Joaquim, onde a vegetação ficou coberta por gelo, a mínima chegou a -1,89°C. Já em Urupema, na mesma região, os termômetros alcançaram -1,39°C. As informações constam no painel da Epagri/Ciram, órgão responsável pelo monitoramento do tempo no estado. O fotógrafo Mycchel Legnaghi, que é conhecido por capturar os cenários invernais de São Joaquim, gravou um vídeo que mostra um cenário de frio no interior da cidade e o veículo "congelado". Ele usou água morna para melhorar a visibilidade do vidro. 


Fonte: G1


Joaçaba Assembleia Geral da CDL de Joaçaba aprova contas de 2024 por unanimidade


 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joaçaba realizou sua Assembleia Geral na manhã desta terça-feira (29), sob a condução do presidente Leocir Proner. O encontro teve como principal pauta a análise e votação das contas referentes ao exercício de 2024. Durante a assembleia, foram apresentados os números financeiros da entidade, seguidos pelo parecer do conselho fiscal, que recomendou a aprovação das contas. Após esclarecimentos sobre algumas dúvidas levantadas pelos participantes, o parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade pelos presentes.  Na sequência da reunião, foram também apresentados os resultados do Fundo de Promoções (FUPROM). Este fundo, criado pela própria CDL, tem como objetivo viabilizar as campanhas promocionais realizadas anualmente em datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal, além de outras ocasiões especiais para o comércio local. A aprovação unânime das contas demonstra a transparência da gestão atual e a confiança dos associados no trabalho desenvolvido pela diretoria da CDL de Joaçaba.

Fonte: Assessoria de comunicação

Educação Apenas 5,5% dos alunos de SC saem do Ensino Médio sabendo Matemática, diz estudo


 

Santa Catarina ainda não recuperou os níveis de aprendizagem pré-pandemia, de acordo com um novo estudo da organização não governamental Todos pela Educação, divulgado nesta segunda-feira (28). Conforme o levantamento, 5,5% dos alunos catarinenses saem do Ensino Médio sabendo matemática — uma queda de 3% em relação a 2019, quando era 8,5%. O número, no entanto, segue acima da média nacional. O resultado se baseou em avaliações de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2019 e 2023. Foram considerados alunos de quinto e nono ano do Ensino Fundamental, e do terceiro ano do Médio. Em relação a Língua Portuguesa, 35,5% dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio tinham a aprendizagem adequada em 2023. Em 2019, o número era de 37,1%. Os números de Santa Catarina superam a média de aprendizagem no de Ensino Médio no país, que é de 5,2% em Matemática e 32,4% em Língua Portuguesa. Em comparação com 2019, porém, as variações negativas no Estado foram maiores do que as nacionais — em Matemática, Santa Catarina variou -3% e o Brasil -1,7%; em Língua Portuguesa, o Estado caiu -1,6% e o país, -1,1%. Santa Catarina ocupa o nono lugar no ranking de unidades da federação com melhores resultados em Matemática, e oitavo lugar em Língua Portuguesa. O Espírito Santo lidera a lista (9,1% de aprendizagem em Matemática e 42,6% em Língua Portuguesa). O Amapá tem o pior resultado em Matemática (2,2%) e o Maranhão, em Língua Portuguesa (19%). Segundo Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação, os dados mostram que, embora haja sinais de recuperação, a aprendizagem não voltou aos patamares pré-pandêmicos.— O contexto geral ainda é de muitos alunos com níveis baixíssimos de aprendizagem. A pandemia intensificou esse quadro e tornou ainda mais urgente e importante que o poder público tenha ações voltadas para a superação dessas defasagens, que muitas vezes são de conhecimentos muito básicos que não foram desenvolvidos — pontuaEm nota, a Secretaria do Estado de Educação informou que tem como prioridade investir na recomposição da aprendizagem e que vem implementando ações com foco na melhoria da educação estadual.  Ensino fundamental tem queda, mas segue entre as melhores A pesquisa também avaliou alunos do Ensino Fundamental. A maior queda de aprendizagem em Santa Catarina foi registrada no quinto ano: conforme o levantamento, em Matemática, os estudantes catarinenses atingiram o índice de 54,1% em 2023, uma queda de -4,1% em relação a 2019, quando era 58,2%; já em Língua Portuguesa, em 2023, ele ficou em 66,8%, uma queda de -2,3% em relação a 2019, quando era 69,1%  .As variações negativas do Estado nas duas avaliações também superaram a média nacional, de -1,4% em Língua Portuguesa e -3,2% em Matemática. Mesmo assim, o Estado ocupa o segundo lugar no ranking de unidades da federação com melhores resultados em ambos os quesitos, mantendo a posição de 2019, atrás apenas do Paraná. Os dados também mostram que a aprendizagem vai caindo conforme avançam as séries de ensino básico, uma tendência que se repete nacionalmente. No nono ano, 43,7% dos estudantes de Santa Catarina tiveram aprendizagem adequada em Língua Portuguesa, e apenas 22,2%, em Matemática. 

Em ambas as avaliações, há queda em relação a 2019 (de -1,9% em Língua Portuguesa, e -4,1% em Matemática). O Estado fica em quarto lugar no ranking nacional em ambas as avaliações. O que diz a Secretaria de Educação  “A Secretaria de Estado da Educação (SED) tem como prioridade a aprendizagem dos estudantes catarinenses. Logo no início da atual gestão, a equipe da SED identificou a necessidade de investir na recomposição da aprendizagem. Por isso, desde então vem implementando novas ações com foco na melhoria da educação estadual.  Ainda em 2023, entre os meses de agosto e dezembro, a SED promoveu formações para professores de Língua Portuguesa e Matemática, voltadas para a recomposição da aprendizagem. Destacamos também a implementação dos três ciclos de avaliação anuais no Ensino Fundamental, em que as escolas podem ter um diagnóstico e trabalhar as habilidades que ainda não foram desenvolvidas pelos estudantes. No Ensino Médio, o Governo do Estado instituiu o programa CaTec (catarinense técnico), que tem por finalidade oferecer aos estudantes a formação técnica e profissional. Investimento que irá repercutir nas taxas de aprovação e permanência dos estudantes nessa etapa de ensino da educação básica. De forma inédita, a SED também instituiu o Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e Formação nas Coordenadorias Regionais (CREs). O objetivo do Núcleo é articular e desenvolver o acompanhamento pedagógico e processos de formação continuada junto às equipes pedagógicas, gestores e docentes das unidades escolares, considerando as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional. Aliado ao Núcleo, foi feito o lançamento do programa de formação continuada dos professores, uma ação de contrapartida do Programa Universidade Gratuita que prevê 60 horas de qualificação para profissionais da educação pública estadual por semestre.

A Diretoria de Ensino da SED vem acompanhando os planos de ação de cada uma das 37 Coordenadorias Regionais de Educação, com foco específico em aproveitamento e fluxo escolar.

Além disso, o Governo do Estado está investindo em outras iniciativas, como o projeto piloto com o método IntraAct de alfabetização, a ampliação da oferta da disciplina de inglês para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a valorização dos profissionais da Educação e a melhoria da infraestrutura das escolas estaduais. Todas essas ações têm como base a análise de indicadores, como o IDEB e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que refletem a realidade anterior ao trabalho desenvolvido na gestão atual“.

Fonte: NSC

 

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

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