Utilidade Pública

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Estado Santa Catarina reduz desmatamento e investe em recuperação de áreas verdes em 2025


 Estado apresenta queda significativa no desmatamento e projetos ambientais vão recuperar hectares de Mata Atlântica Em 2025, Santa Catarina registrou uma redução expressiva no desmatamento, segundo relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA). O estado conseguiu diminuir a destruição de áreas de floresta nativa em quase 40% em comparação com 2024, consolidando avanços na preservação ambiental. Além disso, o governo estadual e órgãos federais, em parceria com municípios, lançaram projetos de recuperação de áreas degradadas, com previsão de restaurar cerca de 1.300 hectares de Mata Atlântica em diferentes regiões do estado. As ações incluem reflorestamento em unidades de conservação, reservas legais e áreas de proteção de nascentes. Especialistas afirmam que a combinação de fiscalização eficiente, aplicação de multas ambientais e incentivo a práticas sustentáveis tem sido fundamental para reduzir o impacto humano e preservar a biodiversidade de Santa Catarina. Os resultados reforçam o compromisso do estado com a sustentabilidade e a proteção ambiental, mostrando que políticas públicas e conscientização podem gerar impactos positivos no meio ambiente local.



Estado PIB de Santa Catarina mantém liderança de crescimento no país, segundo estimativas


 

Economia catarinense cresce 5,4% nos últimos 12 meses encerrados em junho de 2025, acima da média nacional O Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina continuou mostrando desempenho forte no cenário nacional. Conforme estimativa da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), a economia catarinense cresceu 5,4% nos 12 meses encerrados em junho de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, na comparação acumulada de janeiro a junho de 2025, o crescimento chegou a 6,1%. Esse resultado coloca SC à frente de vários estados brasileiros, reforçando que o estado mantém a liderança em crescimento econômico entre os estados maiores.O bom momento econômico tem sido impulsionado por setores chave como a indústria, comércio e serviços, além de investimentos públicos e privados que contribuem para gerar emprego e renda na população local. Santa Catarina segue como referência de economia forte no Brasil. O crescimento constante destaca a capacidade do estado de resistir a incertezas macroeconômicas e reforça o apelo para novos negócios e investimentos no estado.

Brasil Horário de verão não será retomado por enquanto, diz governo


 

Ministério de Minas e Energia avalia que não há necessidade da medida neste ano Segundo o governo federal, os reservatórios de água para geração hidroelétrica estão em boas condições neste período seco. Além disso, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) avaliam que há energia suficiente para suprir as demandas projetadas até fevereiro de 2026 sem a necessidade de adotar o horário de verão. A medida, suspensa em 2019, deixou de apresentar ganhos significativos para a economia de energia, principalmente devido à mudança nos hábitos de consumo da população — como o uso cada vez mais frequente de aparelhos de ar-condicionado durante a tarde, o que reduz o efeito positivo do adiantamento do relógio. Assim, Santa Catarina e todo o Brasil permanecem sem horário de verão em 2025, com possibilidade de revisão apenas em caso de mudança no cenário energético.

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...