Utilidade Pública

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Capinzal Colégio SuperAtivo promove Colônia de Férias nas unidades de Joaçaba e Capinzal


 

O recesso escolar está próximo e se você não sabe como entreter seu filho, não se preocupe! O Colégio SuperAtivo realizará uma Colônia de Férias. A atividade é voltada para crianças de 10 a 12 anos e acontecerá de14 a 18 de julho, nas dependências dos Colégios em Joaçaba e Capinzal. As inscrições vão até o dia 17 de julho e, tanto para Joaçaba Ao todo estão disponíveis 25 vagas em cada um dos Colégios. Podem participar estudantes do Colégio e crianças da comunidade em geral. A Colônia de Férias contará com uma programação diversificada que abrange áreas como artes, esportes, ciências e cultura. Todas as atividades foram planejadas para estimular a criatividade, a cooperação, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Haverá monitores capacitados supervisionando as atividades. O valor do investimento para participar é de R$ 250,00. — Além dos benefícios para as crianças, a colônia também representa uma solução prática para pais e responsáveis, que podem contar com um espaço seguro e supervisionado para seus filhos, facilitando a conciliação entre compromissos profissionais e pessoais — afirmou o diretor do Colégio SuperAtivo, Leoberto Grigollo.

Fonte: Assessoria de comunicação

Brasil Fraude no INSS: devolução de valores a aposentados deve começar em 24 de julho


 

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, afirmou nesta terça-feira (24) que a ideia do órgão é começar a pagar valores que foram descontados indevidamente de aposentadorias e pensões a partir de 24 de julho.Waller deu a declaração durante audiência de conciliação convocada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, com representantes da Advocacia-Geral da União, do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União, além de integrantes do INSS.  Toffoli marcou a reunião justamente para que o governo apresente, entre outros esclarecimentos, um cronograma para a devolução de recursos descontados indevidamente. Em abril, a Polícia Federal revelou um amplo esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do INSS. A PF afirma que associações que oferecem serviços a aposentados cadastravam pessoas sem autorização, com assinaturas falsas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS. O prejuízo pode chegar a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Conforme o presidente do INSS, os pagamentos começariam em 24 de julho, em lotes a cada 15 dias. No primeiro lote, cerca de 1,5 milhão de beneficiários receberiam os valores. O segundo pagamento seria em 9 de agosto; e o terceiro em 24 de agosto. 3,4 milhões não reconheceram descontos Na audiência, Gilberto Waller que a intenção do governo é realizar o ressarcimento de valores de forma integral "o mais rápido possível" e relembrou as medidas já adotadas pelo governo, como a abertura de investigação contra 16 entidades associativas. De acordo com o presidente do INSS, 27 milhões de aposentados não tiveram desconto algum. Ele declarou também que, até o momento, 3.462.366 aposentados e pensionistas informaram não reconhecer descontos e pediram a devolução de valores. Ele disse também que o governo quer dar tratamento diferenciado, com prioridade de atendimento, a pessoas mais vulneráveis a golpes, como idosos acima de 80 anos, indígenas e quilombolas. Também informou que o pagamento será feito direto na conta do beneficiário, sem burocracias e intermediários.

Fonte: G1

Estado Santa Catarina implementa “Dose Zero” contra o sarampo em bebês de 6 a 11 meses


 

Em uma medida preventiva, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) implementou a partir deste mês de junho, a Dose Zero da vacina contra o sarampo para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias de idade. O imunizante oferece uma proteção precoce e temporária, reduzindo o risco de formas graves da doença e a transmissão comunitária, tendo em vista que no calendário de vacinação a primeira dose da vacina tríplice viral (que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba) ocorre apenas aos 12 meses de idade. No estado, cerca de 49 mil crianças devem receber a Dose Zero. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) já orientou os 295 municípios catarinenses quanto à aplicação do imunizante. As doses estão disponíveis e é importante levar a caderneta de vacinação da criança.“A Dose Zero não substitui as doses do calendário de rotina, que devem ser mantidas aos 12 e 15 meses de idade, mas visa oferecer proteção antecipada a bebês ainda fora da faixa usual de cobertura. Trata-se de uma medida preventiva recomendada em situações de risco iminente de reintrodução do vírus no país, sendo indicada tanto para a intensificação vacinal em áreas vulneráveis quanto como estratégia de bloqueio vacinal diante de contatos com casos suspeitos ou confirmados de sarampo”, explica Arieli Fialho, gerente de imunização da DIVE.  A forma mais eficaz de prevenir o sarampo é com a vacinação. Em 2024, no Estado, a vacina da tríplice viral, que protege contra a doença, alcançou a meta estabelecida com 96,80% (crianças de 1 ano de idade). Em 2025, no primeiro trimestre, o registro foi de 93,23%. “Apesar de Santa Catarina não apresentar nenhum caso da doença desde 2020, reforçamos as medidas que fortaleçam a prevenção, a detecção precoce, a notificação e a resposta rápida, para a interromper uma possível circulação viral. Precisamos ficar atentos aos sinais e sintomas do Sarampo, que apresentam febre, manchas vermelhas no corpo, sempre associados a tosse, coriza ou conjuntivite, independentemente da idade e do histórico vacinal, especialmente em pacientes com viagens ao exterior ou contato de viajantes”, destaca Ariele Fialho. A iniciativa foi adotada por recomendação do Ministério da Saúde para reforçar as estratégias de vacinação e prevenir a reintrodução e disseminação do sarampo no Estado. Conforme dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) até o início de maio, em 2025, nas Américas, já foram confirmados 2.325 casos de sarampo, incluindo quatro óbitos. Isso representa um aumento de 11 vezes em comparação com os 205 casos registrados no mesmo período de 2024.

Fonte: Governo SC

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...