Utilidade Pública

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Santa Catarina oferece curso preparatório gratuito para o Enem


                                                 Foto: Marco Favero/SECOM


O Curso de Redação e os Simulados da plataforma Enem Gratuito estão disponíveis gratuitamente para os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. A parceria firmada pela Secretaria de Estado da Educação com a Rede Enem acelera o alcance do curso, ao disponibilizar de forma gratuita todas as plataformas de ensino para quem irá prestar o exame.No curso Como fazer a redação do Enem começando do zero, o estudante tem acesso a 10 aulas e a um e-book de redação. Cada aula tem um texto básico, um resumo e aulas complementares em vídeo. Depois de concluir o cronograma, a plataforma traz quatro propostas no modelo de redação do Enem para o estudante praticar a escrita aplicando os conteúdos aprendidos. Já os simulados são divididos por disciplina, desde biologia e matemática até línguas estrangeiras. O gabarito das questões sai na hora, com aulas de reforço caso o estudante não acerte a pergunta do Simulado Enem Gratuito. São diferentes testes rápidos, com 10 questões cada. Para ter acesso gratuito à plataforma, basta o estudante fazer o cadastro pela conta do Google ou do Facebook. As inscrições podem ser feitas em https://cursoenemgratuito.com.br/O Curso Enem Gratuito faz parte do ecossistema da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e tem como propósito promover a inclusão social pela educação. O portal foi criado pelo professor João Vianney em 2018, e logo assumiu a liderança nacional como o principal curso gratuito preparatório para o Enem.

Fonte: Secom

Governador recebe policiais militares que concluíram missão no Rio Grande do Sul


                      Foto: Leo Munhoz/SECOM

O governador Jorginho Mello recebeu no Centro Administrativo do Governo do Estado nesta terça-feira (23), os policiais militares catarinenses que atuaram nos mais variados tipos de ocorrência na missão humanitária no Rio Grande do Sul, que começou no dia 2 de maio. A operação chegou ao fim nesta segunda-feira (22), com 865 pessoas e 106 animais resgatados pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Durante a operação, a PMSC desempenhou ainda um importante papel na preservação da ordem pública. A força-tarefa também transportou quase seis toneladas de alimentos e mais de 12.300 litros de água potável para as áreas afetadas. Além disso, cinco caminhões carregados de donativos foram escoltados pela corporação, garantindo a segurança e a integridade dos suprimentos. Jorginho Mello e o comandante-geral da corporação, Aurélio José Pelozato da Rosa, agradeceram e homenagearam os policiais. “Eu recebi vários telefonemas do governador do Rio Grande do Sul, da Brigada, de deputados e senadores de lá, agradecendo e fazendo referência à qualidade do serviço que nós fizemos lá. Além de engrandecer a Polícia Militar de Santa Catarina, vocês engrandeceram o Governo de Santa Catarina. E tenho certeza absoluta que vocês fizeram a diferença na vida de muita gente lá”, agradeceu o governador Jorginho Mello. A missão contou com a participação de 249 policiais militares, que utilizaram 11 embarcações, 61 viaturas 4×4, cinco aeronaves e seis veículos como caminhões, vans e micro-ônibus. O efetivo complementar foi essencial para apoiar as operações já em andamento no Rio Grande do Sul desde o início das chuvas Além das ações humanitárias, a PMSC também foi responsável por ações preventivas no estado gaúcho. Foram abordadas 956 pessoas, resultando na detenção de 15 indivíduos. As ações de segurança resultaram na apreensão de três armas de fogo e 9,10 kg de drogas, demonstrando o compromisso da PMSC com a manutenção da Ordem Pública.Na segunda-feira (22), o subcomandante-geral da corporação, coronel Alessandro José Machado, esteve na sede da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS“Por determinação do governador Jorginho Mello nós iniciamos a prestação de ajuda humanitária aos irmãos gaúchos. Nesse período trabalhamos nos resgates e também na manutenção e preservação da ordem pública. E estamos com o sentimento de dever cumprido”, explicou o subcomandante-geral, coronel Alessandro.) para uma homenagem em reconhecimento da PMSC pelas atuações nas enchentes. 

SC Que Dá Certo 2024: “Dificuldade tem em todo tipo de ramo, mas nunca desista”Márcio Dalla Lana, presidente da Triton Máquinas Agrícolas.


 


SC Que Dá Certo 2024: “Dificuldade tem em todo tipo de ramo, mas nunca desista”Márcio Dalla Lana, presidente da Triton Máquinas Agrícolas. Três empreendedores de sucesso compartilharam as suas experiências no quarto painel do SC Que Dá Certo 2024. O evento aconteceu na última terça-feira (23), no auditório jurídico da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) em Joaçaba, maior cidade do Meio-Oeste de Santa Catarina. O público pode acompanhar sobre as trajetórias dos painelistas, além de importantes dicas que auxiliam no início e/ou ampliação de um negócio. Através dos conteúdos expostos nos painéis, o objetivo é permitir que os catarinenses e o público presente consigam se inspirar e encontrar uma nova ótica para suas próprias ideias. Não tenha medo das dificuldades O painel finalizou com a fala de Márcio Dalla Lana, presidente da Triton Máquinas Agrícolas de Luzerna. As dicas que ele deu para alavancar uma empresa foram: construir uma grande equipe, buscar apoios e parceiros e não ter medo de enfrentar as dificuldades. “Dificuldade tem em todo tipo de ramo, mas nunca desista. Sempre procure parcerias, porque sozinho tu podes ir mais rápido, mas no trabalho em equipe tu sempre vais mais longe”, afirmou. “Dificuldade tem em todo tipo de ramo, mas nunca desista. Sempre procure parcerias, porque sozinho tu podes ir mais rápido, mas no trabalho em equipe tu sempre vais mais longe”, afirmou. O próximo painel acontecerá na Grande Florianópolis, na terça-feira, 6 de agosto.

Fonte: O próximo painel acontecerá na Grande Florianópolis, na terça-feira, 6 de agosto.

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...