Utilidade Pública

quinta-feira, 10 de abril de 2025

cultura Abertas as inscrições para o Conselho de Políticas Culturais de Joaçaba


 

Seguem até o dia 22 de abril as inscrições para o processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Joaçaba, que atuará no período de 2025 a 2027. A eleição vai definir sete representantes – titulares e suplentes – para diversas áreas da cultura local. As categorias contempladas incluem: Instituições de Ensino Privado; Produtores, Instituições Culturais e Cultura Popular; Artes Cênicas e Dança; Artes Visuais e Audiovisual; Artesanato; Música e Literatura. O secretário de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos, Paulo Krause, destacou a importância da participação da comunidade artística no processo. “O modelo de eleição será semelhante ao do Conselho Estadual de Cultura, garantindo uma escolha democrática, transparente e participativa. O CMPC é essencial para a construção de políticas culturais alinhadas com as demandas da população. Esperamos uma ampla participação dos artistas e agentes culturais de Joaçaba, para que possamos fortalecer ainda mais nossa identidade cultural”, afirmou.O Conselho tem como atribuições propor e acompanhar a execução do Plano Municipal de Cultura, zelar pelo patrimônio cultural e artístico, colaborar na definição do calendário de eventos, apoiar campanhas de valorização cultural e contribuir com ações em prol da arte e cultura do município.   Artistas, agentes culturais e demais interessados podem se inscrever como eleitores ou candidatos por meio do site da Prefeitura. Mais informações também estão disponíveis pelo telefone (49) 3527-2827 (Casa da Cultura Rogério Sganzerla).


Fonte: Ascom/Prefeitura de Joaçaba


cultura Abertas as inscrições para o Conselho de Políticas Culturais de JoaçabaPortalWillian

Estado Santa Catarina registra menor número de feminicídio em março dos últimos 10 anos


 

Santa Catarina alcançou um marco histórico no combate à violência contra a mulher. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) mostram que o Estado registrou, no mês de março de 2025, o menor número de feminicídio dos últimos dez anos: foram duas vítimas, contra dez no mesmo período de 2024, o que representa uma redução de 80%. O levantamento leva em consideração apenas os casos registrados no mês de março, permitindo uma comparação direta com anos anteriores. Em 2015, por exemplo, foram cinco casos no mesmo mês — número mais que o dobro do registrado este ano. O dado é parte do relatório mensal elaborado pela Diretoria de Inteligência Estratégica, com o apoio da Gerência de Estatística e Análise Criminal (Geac/Dine).  Para o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, o resultado é fruto do trabalho conjunto das forças policiais e do investimento constante em ações de prevenção e acolhimento. “A redução dos casos de feminicídio em Santa Catarina ao menor índice dos últimos dez anos é resultado do trabalho integrado das nossas Forças de Segurança. Com o apoio constante do governador Jorginho Mello, que tem sido um grande aliado nessa causa, fortalecemos ações como a Rede Catarina, as DPCAMIs, as Salas Lilás e o Botão do Pânico. Seguiremos firmes na proteção das mulheres catarinenses”, destacou o secretário.  Nos últimos anos, as Polícias Militar e Civil têm intensificado o uso da tecnologia e fortalecido redes de proteção à mulher, como a ampliação das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) e programas como a Rede Catarina de Proteção à Mulher, que acompanham as vítimas em situação de risco, prevenindo a reincidência da violência e garantindo resposta mais rápida das autoridades. Há ainda o reforço de ações, também, por parte do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Científica.

Fonte: Governo SC

#

Santa Catarina registra menor número de feminicídios em março dos últimos 10 anosportalWillian

Joaçaba Unoesc formaliza parceria com associações esportivas de Joaçaba


 

A Unoesc Joaçaba realizou, na segunda-feira (7), a formalização da parceria com oito associações esportivas do município. Os acordos de cooperação foram assinados pelo reitor, professor Ricardo Antônio De Marco, e pelos presidentes das entidades. O evento foi prestigiado pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Kurt Schneider, pela pró-reitora de Ensino, professora Jaciney Aparecida Danielli, pela diretora de Ensino, professora Elisabeth Hafner Faccin, pelo diretor Executivo, Jarlei Sartori, pela coordenadora Administrativa, Daniela Preschlak, pelo coordenador do setor de Relacionamento, Jefferson Alan Flemming, e pela coordenadora do curso de Educação Física, professora Elisabeth Baretta, além de técnicos e atletas.  Em 2025, são contempladas com o Bolsa Atleta a Associação Joaçabense de Atletismo (AJA), a Associação Joaçaba de Esporte e Cultura (AJEC), a Associação Meio Oeste de Badminton (AMOB), a Associação Meio Oeste de Judô (AMOJ), a Associação Desportiva Regional e Cultural de Handebol (ADRECHA), a Associação de Basquete de Luzerna, Joaçaba e Herval d’Oeste (ABLUJHE), a Associação Pró Tênis de Mesa (APTM) e a Associação de Xadrez de Joaçaba (AXJ). A iniciativa favorece 42 estudantes da Unoesc Joaçaba com bolsas de estudo, além de estrutura física e laboratorial para as atividades dos clubes, que, em contrapartida, representam a Instituição em competições estaduais, nacionais e internacionais e se destacam com conquistas expressivas. O reitor da Unoesc, professor Ricardo Antônio De Marco, ressaltou que a Universidade reconhece a importância de incentivar, apoiar e promover o desporto. Ele enalteceu que o Bolsa Atleta auxilia associações esportivas em todos os campi, beneficiando centenas de estudantes.  — O Bolsa Atleta reforça o compromisso e a contribuição da Unoesc ao esporte. É uma tradição da Instituição fomentar o desporto universitário, por meio de bolsas de estudo e das melhorias que promovemos nas nossas praças esportivas. Isso é fruto de um trabalho conjunto com as associações, que, com responsabilidade, levam o nome da Universidade e obtêm ótimos resultados — enfatizou o reitor.

Fonte: Assessoria de comunicação

#

Unoescportalwillian

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...