Utilidade Pública

sexta-feira, 13 de junho de 2025

Brasil: Brasil poderá ter novo recorde na produção de grãos na safra 2024/2025


 

O Brasil deverá bater novo recorde de produção de grãos, caso se confirme a estimativa de um total de 336,1 milhões de toneladas de grãos a serem colhidos na safra 2024/25. O resultado representa uma alta 38,6 milhões de toneladas (ou 13%) na comparação com a safra anterior. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com a entidade, este será “um novo recorde de produção”, conforme sugere o 9º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25. O levantamento avalia que este “bom desempenho” decorre das “boas produtividades das lavouras, projetada em 4.108 quilos por hectares, aliado ao aumento de 2,3% da área cultivada, estimada em 81,8 milhões de hectares”. 

Milho O milho, apontado como principal produto semeado na segunda safra, tem uma produção total estimada em 128,3 milhões de toneladas. A colheita de milho já teve início nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão e Paraná.  Algodão, arroz e feijão A Conab cita, também como destaque na produção, o algodão, que já colheu 1,4% da área total semeada. A expectativa é de que, confirmado o total de produção estimado, de 3,9 milhões de toneladas, o aumento seja de 5,7%, na comparação com a safra 2023/24. De acordo com a Conab, o resultado decorrerá do aumento de 7,1% da área cultivada. A companhia, no entanto, pondera que, até o momento, as chuvas irregulares estão “refletindo em uma produtividade inferior à observada na safra anterior, mas suficientes para manter o desenvolvimento das lavouras”. No caso do arroz, produto bastante relevante para o mercado interno, cuja colheita já se encontra praticamente finalizada, o levantamento indica crescimento de 14,9% na produção, estimada em 12,15 milhões de toneladas. Já o feijão, produto cultivado em 3 ciclos anuais, tem uma produção total estimada em 3,17 milhões de toneladas, o que, segundo a Conab garante o abastecimento interno.

A primeira safra do produto já foi colhida, totalizando 1,1 milhão de toneladas. A segunda safra já está em andamento em alguns estados, como Paraná (98%) e Minas Gerais (74%). A terceira safra se encontra em fase de plantio.

Soja

Com colheita já finalizada, a soja deve fechar a safra com um total de 169,6 milhões de toneladas, resultado que apresenta incremento de 21,9 milhões de toneladas na comparação com a safra anterior, que foi recorde da série histórica.

“O bom resultado é justificado pela utilização crescente de tecnologia pelos produtores, aliada às boas condições climáticas na maioria das regiões produtoras”, destaca a Conab.

Brasil e Mundo É falso que o INSS voltou a descontar valores de aposentados e pensionistas


 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com vistas a desconto associativo e, com isso, bloqueou qualquer tipo de desconto de entidade associativa nos contracheques de aposentados e pensionistas. A medida foi tomada ainda no final de abril, logo após a deflagração operação "Sem Desconto", que investiga fraudes em benefícios previdenciários. Por isso, é falso que o INSS teria voltado a descontar tais valores dos beneficiários. Todos que tiveram desconto de mensalidade associativa não autorizado no contracheque terão os valores devolvidos. Para isso, devem informar se autorizaram ou não os descontos e solicitar a devolução dos valores pelo Meu INSS (site/aplicativo), telefone 135 ou, presencialmente, em uma agência dos Correios A primeira etapa do ressarcimento já foi concluída. O INSS devolveu aos aposentados e pensionistas R$ 292 milhões que haviam sido descontados no mês abril. O INSS alerta que não está fazendo ligações, nem enviando SMS para informar sobre o reembolso. O contato com os beneficiários é feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvidas, os cidadãos podem ligar na central de teleatendimento 135. E, principalmente, desconfie de mensagens com promessas fáceis. Em caso de dúvidas, busque informações apenas pelos canais do INSS ou demais páginas oficiais do Governo. Sua segurança começa com a informação correta.

Brasil e Mundo Pane global: Google, Amazon e serviços enfrentam instabilidade nesta quinta-feira


 

A rede de internet enfrenta uma grande instabilidade global nesta quinta-feira (12). Serviços amplamente utilizados como Google, Amazon, OpenAI, Cloudflare e outras plataformas apresentam problemas de acesso, estando fora do ar ou funcionando de forma intermitente em diferentes regiões do mundo. Segundo o site DownDetector, que monitora falhas e quedas de serviços online, os relatos de instabilidade começaram por volta das 14h30 e atingiram o pico às 15h30. Somente o Google registrou mais de cinco mil reclamações no portal entre seus serviços como Gmail, Google Drive e outros. Algumas empresas já confirmaram publicamente que estão enfrentando instabilidades que comprometem o serviço aos usuários. Outras ainda investigam as possíveis causas das falhas, que afetaram tanto plataformas de buscas e e-commerce quanto serviços em nuvem e inteligência artificial. A Cloudflare, empresa especializada em segurança cibernética e infraestrutura de rede, foi uma das primeiras a se pronunciar. Em nota, declarou estar investigando o aumento de falhas e que alguns serviços estavam se recuperando, mas que a instabilidade poderia continuar por mais tempo. A Google, que lidera as reclamações registradas no DownDetector, informou estar ciente dos erros e que engenheiros trabalham na identificação e correção do problema. No entanto, a empresa ainda não divulgou a causa da falha. 

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...