Utilidade Pública

terça-feira, 13 de maio de 2025

Clima Semana com frio e tempo firme na região; confira a previsão completa


 

A semana começa com tempo firme e temperaturas baixas no Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina. Nesta segunda-feira (12), o amanhecer foi gelado, com mínimas entre 5 e 10°C na região e possibilidade de geada nos pontos mais altos. Durante a tarde, o sol predomina e os termômetros sobem, com máximas entre 20 e 25°C. Na terça (13) e quarta-feira (14), o tempo segue estável e ensolarado no interior do estado, com temperaturas em gradual elevação. As manhãs ainda são amenas, mas as tardes devem ser mais quentes, com máximas chegando aos 28°C no Oeste .Não há previsão de chuva significativa na região e o risco para ocorrências meteorológicas segue baixo ao longo da semana. Já no litoral catarinense, a circulação marítima mantém o tempo mais fechado e com chance de chuva fraca nos extremos do dia.  Previsão detalhada: 


SEGUNDA-FEIRA (12)
Na segunda-feira (12), o tempo segue firme e ensolarado na maior parte do estado. Apenas no litoral a nebulosidade aumenta e há condições para chuva fraca, principalmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte nos extremos do dia. No amanhecer faz frio, com mínimas entre 0 e 5°C no Planalto Sul e abaixo de 0°C nos pontos mais altos da Serra, trazendo condições para a formação de geada. No Grande Oeste, Planalto Norte e Alto Vale as mínimas oscilam entre 5 e 10°C e entre 13 e 15°C nas áreas litorâneas. O risco é baixo para ocorrências relacionadas ao frio no amanhecer. À tarde, as máximas variam de 15 a 19°C entre os Planaltos e de 20 a 25°C no restante do estado.

TERÇA-FEIRA (13)
Na terça-feira (13), a circulação marítima segue mantendo o tempo mais fechado no leste catarinense. Entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí há condições para chuva fraca e isolada ao longo do dia. No restante do estado o sol continua predominando. O frio diminui no amanhecer, com mínimas em torno de 5 a 10°C na Serra, de 10 a 14 no Grande Oeste, Planalto Norte e Alto Vale e de 15 a 18°C no litoral. À tarde os termômetros também registram temperaturas mais elevadas em comparação ao dia anterior, com máximas de 25 a 28°C no Oeste e em torno dos 20 a 24°C°C nas demais áreas. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

QUARTA-FEIRA (14)
Na quarta-feira (14) o tempo muda pouco em comparação ao dia anterior, permanecendo firme durante a maior parte do dia. Apenas no litoral a circulação marítima mantém a condição de chuva fraca nos extremos do dia. No amanhecer há condições para a formação de nevoeiros pelo estado e as mínimas ficam entre 10 e 15°C na maioria das áreas. Na Serra os termômetros devem registrar valores menores, em torno de 5 a 7°C. À tarde as máximas chegam aos 28°C no Oeste e pontos do Litoral Sul e variam em torno de 20 a 24°C nas demais áreas. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na quinta (15) e na sexta-feira (16) o tempo permanece semelhante aos dias anteriores, com maior nebulosidade no litoral e temperaturas amenas. No restante do estado o sol predomina e as temperaturas sobem um pouco mais.

Herval do Oeste Projeto “Adote Um Meow” luta para salvar 80 gatos após ordem de despejo em Herval d’Oeste


 

Uma história de amor, dedicação e luta pelos animais está enfrentando um dos momentos mais difíceis. O projeto Adote Um Meow, de Herval d’Oeste, que há seis anos resgata, trata e abriga  gatos vítimas de abandono e maus-tratos, recebeu a notícia de que precisa deixar o espaço onde atua há quatro anos, localizado no centro da cidade. Atualmente, o projeto abriga cerca de 80 gatos, muitos deles com necessidades especiais: cegos, paraplégicos, sem patas, com câncer ou doenças como a leucemia felina. Todos foram retirados das ruas e hoje vivem em um ambiente seguro, telado e limpo, sob os cuidados de uma equipe apaixonada e incansável. Desde sua fundação, mais de 1.500 gatos já encontraram novos lares através do trabalho do Adote Um Meow. No entanto, após uma denúncia baseada em uma lei municipal de 2013, que limita a quantidade de animais na área urbana, o projeto foi notificado pela Vigilância Sanitária para reduzir o número de gatos para apenas 10 ou transferir o abrigo para um novo local, fora da cidade. Emocionados, os próprios fiscais lamentaram a situação, mas explicaram que a lei precisa ser cumprida. Sem condições de simplesmente abandonar os animais ou optar por medidas extremas como a eutanásia, os responsáveis pelo projeto, liderados por Monalisa Lopes, decidiram lutar. Foi criada uma campanha de arrecadação para adquirir um sítio onde o projeto possa continuar sua missão de salvar vidas. "Eu vou lutar até o fim. Esses gatos dependem de nós e não vamos desistir deles. Cada um desses animais carrega uma história de superação. E é por eles que pedimos ajuda", emociona-se Monalisa. Como ajudar:

Uma vakinha online foi criada para arrecadar fundos que permitirão a compra de um sítio para o Adote Um Meow. Toda contribuição é fundamental para que esse trabalho continue transformando vidas — tanto dos gatos quanto das pessoas que se sensibilizam com essa causa.

➡️ Acesse o link para ajudar: Vakinha - Sítio Adote Um Meow O projeto também está de portas abertas para quem quiser conhecer o espaço atual e entender de perto a importância dessa luta. Em cada olhar felino, um pedido silencioso de amor e esperança.

Para conhecer mais o projeto siga no Instagram - @adote_meow

Nos links relembre algumas matérias nas quais o Éder Luiz Notícias destacou o Projeto "Adote Um Meow":

Casal de Herval d´Oeste cria projeto para adoção de gatos e resgata mais de 70 felinos

Projeto Adote um Meow precisa de ajuda para continuar cuidando e resgatando gatinhos abandonados

Mais de dez gatos são mortos por envenenamento em Herval d´Oeste

Joaçaba Joaçaba recebe mais de 4 mil pessoas na 4ª edição do Air Show no Aeroporto Santa Terezinha


 

O céu de Joaçaba foi palco de adrenalina e emoção neste último final de semana, com a realização da 4ª edição do Air Show Joaçaba, no Aeroporto Santa Terezinha. Considerado um dos melhores eventos aeronáuticos de Santa Catarina, o Air Show reuniu um público superior a 4 mil pessoas e movimentou a cidade com atrações para todas as idades. O evento contou com a participação de atletas do paraquedismo vindos de diversas cidades do Brasil, que realizaram mais de 200 saltos, entre apresentações individuais e duplos. Os visitantes também puderam aproveitar os voos panorâmicos, que encantaram mais de 150 pessoas com uma vista privilegiada da cidade e da região. O sucesso foi tanto que todas as vagas para os saltos e voos se esgotaram antecipadamente, demonstrando o grande interesse do público pela experiência aérea. A estrutura do evento ainda incluiu brinquedos para as crianças e praça de alimentação, garantindo lazer e conforto para as famílias que prestigiaram o final de semana. Além do espetáculo aéreo, a programação foi uma oportunidade para a população conhecer de perto o funcionamento do aeroporto, que seguiu operando normalmente durante todo o evento. O prefeito de Joaçaba destacou a importância do Air Show para a promoção turística e o fortalecimento da imagem do município. "O movimento de pessoas que vêm assistir a esse tipo de esporte é uma grande oportunidade para divulgar nosso aeroporto, nossa cidade e nossa região, que é belíssima. A vista lá de cima é espetacular. Isso é muito importante para o município e para toda a região", afirmou. A cada edição, o Air Show Joaçaba consolida-se como um evento de destaque no calendário turístico e esportivo do estado, unindo esporte, lazer e desenvolvimento regional.

Fonte: Assessoria de comunicação






Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...