Utilidade Pública

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Santa Catarina volta a registrar altas temperaturas após semana de instabilidade


 

Após um período de temporais, a instabilidade diminui e o calor volta a predominar em Santa Catarina, especialmente no interior do estado. As temperaturas variam entre 30°C e 35°C na maior parte do território catarinense, podendo atingir até 38°C no Extremo Oeste. No Litoral, os ventos de norte a nordeste favorecem a variação de nebulosidade ao longo do dia, com máximas entre 27°C e 30°C. De acordo com a central de monitoramento da Proteção e Defesa Civil, a segunda-feira, 24, começa com um padrão típico do verão: calor intenso durante o dia e pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e à noite. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, a circulação marítima pode trazer chuvas ocasionais no período da noite e madrugada, que tendem a ser passageiras, mas podem causar acúmulos momentâneos de água em áreas urbanas. Em Florianópolis, a previsão indica máximas entre 30°C e 31°C, com mínimas variando de 22°C a 23°C. Há condição para pancadas isoladas de chuva no final da tarde e início da noite. 

Cuidados com o calor


Com a elevação das temperaturas, é fundamental que a população adote medidas de prevenção contra o calor excessivo. A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda.

  • Hidrate-se com frequência, bebendo bastante água ao longo do dia.
  • Evite exposição ao sol nos horários mais quentes, entre 10h e 16h.
  • Use protetor solar, óculos escuros e roupas leves para reduzir os efeitos da radiação solar.
  • Tenha atenção com crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, pois são mais vulneráveis ao calor intenso.
  • Evite atividades físicas ao ar livre nos horários de maior calor.
  • Mantenha ambientes bem ventilados e, se possível, use ventiladores ou ar-condicionado.
  •  Nunca deixe crianças ou animais dentro de veículos fechados, mesmo que por pouco tempo.

A Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população a acompanhar os boletins meteorológicos e, em caso de temporais, evitar locais abertos e áreas de risco, como encostas e regiões sujeitas a alagamentos.

Santa Catarina tem 66,39% das praias próprias para banho


 

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade nº 33 com as informações referentes à semana de 17 a 21 de fevereiro de 2025. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no Litoral catarinense, 158 estão próprios para banho, o que representa 66,39%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 56 estão adequados para banho, o que equivale a 64,37%. Todas as informações, comparativos e considerações técnicas desta semana constam no relatório que pode ser conferido na íntegra neste linkNo site as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar durante a semana os relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’. Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade e a data da última coleta realizada no local. O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.


Fonte: Ascom/IMA


Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda


 

Cerca de 106 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco podem saber se receberão restituição. A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (21) a consulta ao lote da malha fina de fevereiro. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores. Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 60.333 contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento. Em segundo, há 17.603 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro, vêm 4.272 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes prioritários inclui 3.159 idosos acima de 80 anos e 2.505 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. A lista é concluída com 18.047 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. O pagamento será feito em 28 de fevereiro, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar pendência, pode enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina. Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".


Fonte: Agência Brasil

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...