Utilidade Pública

terça-feira, 11 de março de 2025

Indústria de SC é a que mais emprega mulheres no país


 

A indústria catarinense emprega 301,8 mil mulheres, o equivalente a 33,31% dos trabalhadores do setor em Santa Catarina. O percentual faz do estado o maior empregador de mulheres no setor industrial do país, onde a média é de 25%. Considerando todas as trabalhadoras de SC, 23,9% estão na indústria. Segundo dados do Observatório FIESC, com base nos últimos dados disponíveis na RAIS, os segmentos que mais empregam mulheres em SC são: têxtil, confecção e calçados, com 62,01% do total de empregadas; fármacos, com 53,25%; indústria diversa, com 46,38%; e alimentos e bebidas, com 44,82%.  Para a gerente executiva do IEL/SC, Eliza Coral, a indústria catarinense se destaca pela forte presença de mulheres nos setores que mais empregam, como têxtil, confecções, couro, calçados e alimentício, que tradicionalmente possuem uma maior proporção de mulheres. “Fatores como a estrutura produtiva do estado, políticas de contratação das empresas e possíveis programas de incentivo à igualdade de gênero podem contribuir para esse resultado”, explica. Considerando as trabalhadoras da indústria em todo o país, o setor de alimentos e bebidas lidera, com 23,7% do total de vagas ocupadas por mulheres. O segmento têxtil, confecções, couro e calçados vem na sequência, com 22,5%, seguido do setor da construção, com 10,96%. Faixa etária  Entre as colaboradoras da indústria catarinense, 33,5% têm entre 18 e 29 anos; 28,5% estão na faixa etária dos 30 a 39 anos e 22,4% têm entre 40 e 49 anos.  No Brasil, as mulheres entre 18 e 29 anos são 30,7% da força de trabalho feminina na indústria, enquanto que as que estão na faixa etária dos 30 aos 39 anos são 29,67% e 24,12% tem entre 40 e 49 anos.

Fonte: Ascom/FIESC


Hospital Regional d0 Oeste realiza primeira cirurgia cardíaca pelo SUS


 

Unidade do Governo do Estado, o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, realizou a primeira cirurgia cardíaca pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na última semana de fevereiro. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está viabilizando a habilitação estadual como Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular. A ação visa descentralizar o serviço, evitando o deslocamento dos pacientes para outras regiões.  A cirurgia realizada foi para revascularização do miocárdio, mais conhecida como Ponte de Safena. Ela faz parte do tratamento das cardiopatias, aumentando a expectativa e qualidade de vida do paciente. O paciente Valdecir Bagnara, de 72 anos, morador de Chapecó, foi encaminhado para a cirurgia após sofrer um infarto e, dois dias após o procedimento, comemorava a tranquilidade de realizar o tratamento na sua cidade. “Para mim foi com muita segurança, porque abrindo a Cardiologia aqui em Chapecó, para nós é tudo mais rápido, mais perto, a gente aproveita mais o tempo. Ir para fora sempre é um pouco mais difícil”, explica. A mudança representa mais segurança para os pacientes, que, sem o deslocamento, podem ser atendidos pertinho de casa. Antes, havia necessidade de o paciente ser transferido para um hospital de referência em outro município, o que acabava atrasando todo o atendimento.  Com a expectativa de retomar uma rotina mais ativa, Valdecir reforça a qualidade do atendimento da equipe médica, de enfermeiros e fisioterapeutas, fundamentais para sua pronta recuperação. “Antes eu era limitado, tinha coisas que tinha que parar bastante porque o coração saía do ritmo. Agora, eu espero que se torne quase uma vida normal, só com algumas limitações, mas que dentro do possível a gente possa fazer tudo”, comenta. 

Conquista para o Oeste  Um dos médicos responsáveis pelo procedimento, o cirurgião cardiovascular Lucas Krieger Martins, destaca que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade mundial. Por isso, a habilitação é tão importante e uma conquista para a Saúde do  Oeste. “Esta primeira cirurgia, totalmente amparada pelo SUS, é um marco, um avançado necessário, merecido e fundamental à população que só cresce, tanto em quantidade quanto em qualidade. Ficamos muito felizes e honrados em poder ajudar neste desenvolvimento”, comemora o cirurgião.  O HRO conta com uma estrutura de ponta para atendimento dos serviços de Cardiologia e Vascular. Além disso, trabalha em conjunto com a estrutura do serviço de Hemodinâmica, que diagnostica e trata disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas de Média Complexidade. Com o processo de credenciamento, haverá aprimoramento dos serviços em Alta Complexidade. “Os próximos passos já estão sendo planejados com o objetivo de melhorar a assistência na área de Cardiologia, sem perder o foco em outras, tendo sempre o espírito de cooperação tanto com as demais áreas da medicina quanto com a sociedade”, reforça Martins. Atualmente, o HRO atende uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas, em 130 municípios do Oeste catarinense. A estrutura do hospital conta com 306 leitos de internação, 30 leitos de UTI Adulto, 10 de UTI Pediátrica, 10 de UTI Neonatal, mais 10 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e dois de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). Mais de 93% dos atendimentos realizados na instituição são pelo SUS. 

Fonte: Ascom/HRO

PM recaptura detento foragido do Presídio Regional de Joaçaba


 

A Polícia Militar recapturou na noite desta segunda-feira (10) o detento Jonas Justino de Andrade, que estava foragido do Presídio Regional de Joaçaba. A prisão foi realizada pela guarnição do Tático por volta das 23h, na Rua Santos Dumont, em Herval d’Oeste. Natural de Capinzal, Andrade cumpria pena por furto no regime semiaberto e não retornou ao presídio após atividades externas. Desde a fuga, moradores de Joaçaba relataram furtos que teriam sido cometidos por ele, além de abordagens em que pedia dinheiro e alimentos nas residências. Após os procedimentos, ele foi reconduzido ao Presídio Regional de Joaçaba.

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...