Utilidade Pública

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Brasil Governo amplia mistura de etanol na gasolina e espera baratear combustível; entenda


 

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) do Ministério de Minas e Energia aprovou, nesta quarta-feira, 25, o aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina de 27% para 30%. Trata-se da E30, nome da gasolina que tem um terço de sua composição em etanol. A resolução também aprovou o aumento da mistura de biodiesel no diesel de 14% para 15%, o B15. Os combustíveis com os novos teores de mistura serão obrigatórios nos postos de abastecimento do país a partir de 1º de agosto. O anúncio foi feito nesta manhã em evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Mines e Energia, Alexandre Silveira, e outros ministros. O CNPE é um colegiado presidido pelo ministro da Energia e formado pelos demais ministros, além de representantes dos estados, municípios e sociedade civil, e tem o objetivo de assessorar a Presidência na condução da política energética do país.Como os biocombustíveis são produzidos internamente, sem depender de importações, como acontece com a gasolina e o diesel, além de ter também uma carga tributária menor, a expectativa do governo é que, com o aumento da mistura, o preço do combustível na bomba possa ficar menor para os consumidores. As estimativas do governo são de que o litro da gasolina possa ficar de 11 a 20 centavos mais barata. Além da redução das emissões, as autoridades destacam ainda que a fatia maior em combustíveis renováveis reduz as importações da gasolina e colabora para a autossuficiência energética. “Com este ato, voltaremos a ser autossuficientes em gasolina após 15 anos e reduzimos a necessidade de importação do diesel”, afirmou Alexandre Silveira. A medida é anunciada em um momento em que a escalada de tensões entre Irã e Israel, no Oriente Médio, coloca em risco parte da oferta global de petróleo e acende os temores de uma disparada nos preços do barril. Desde a descoberta e início da produção do pré-sal, nos anos de 2010, o Brasil se tornou exportador líquido de petróleo, isto é, as exportações já superam as importações. O país ainda depende, entretanto, da exportação de petróleo e derivados para a fabricação da gasolina e do diesel, já que o petróleo produzido internamente é diferente do usado no refino dos combustíveis. 

Esporte Atletas de Joaçaba brilham no Sul Brasileiro de Badminton


 Nos dias 20 a 22 de junho, os atletas Isabelli Taugem, Breno Weiss de Lázaro e Nicolas Weiss, representantes da Associação Meio Oeste de Badminton (AMOB), com sede em Joaçaba, participaram do Campeonato Sul Brasileiro da modalidade que aconteceu na cidade de Curitiba (PR). O torneio, que reuniu competidores de toda a região sul, serviu como classificatório para a III Etapa do Circuito Nacional Top 16, que será realizado em Aracaju (SE). Isabelli Taugem conquistou três medalhas de ouro, sagrando-se campeã no individual feminino Sub-15, na dupla feminina Sub-15 e na dupla mista Sub-15. Já Nicolas Weiss subiu ao pódio no individual masculino Sub-17, garantindo o terceiro lugar. O evento, encerrado no sábado (21), marcou mais uma etapa importante na trajetória dos atletas, que buscam excelência no esporte e a almejada classificação para as competições nacionais. A Amob conta com o apoio fundamental da Prefeitura de Joaçaba, por meio da Superintendência de Esportes, Fomento Esportivo e Programa Bolsa Atleta, além das empresas parceiras: Strike, Bonato, Scherer, Posto Michellos, Agência Nativa, Colégio Conexão, UNOESC e Personal Fitness.

Brasil Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes


 

Tudo em Dia Caixa é o nome da campanha que a Caixa Econômica Federal lançou para ajudar os clientes (pessoas físicas e empresas) a quitarem suas dívidas comerciais, com até 90% de desconto. O banco público estima que cerca de 5,8 milhões de clientes, sendo 5,3 milhões de pessoas físicas e 476 mil pessoas jurídicas, podem regularizar seus débitos, abrangendo um total de 8,5 milhões de contratos. Mais de 85% dos clientes deste público alvo da campanha podem liquidar suas dívidas pagando até R$ 2 mil, calcula a instituição financeira. Não há limite de dívida. Após o pagamento do boleto, o contrato é confirmado. Com isso, o nome do cliente será retirado dos cadastros de restrição de crédito (como SPC/Serasa) em até cinco dias úteis e a pessoa volta a ter acesso a crédito. Onde negociar As negociações dos débitos em atraso podem ser podem ser realizadas presencialmente por canais digitais e remotos do banco. São eles:

  • em qualquer agência bancária da Caixa Econômica Federal;
  • em casas lotéricas, é possível ter acesso às condições especiais para quitação de valores até R$ 5 mil reais, informando o Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • no site da campanha Tudo em Dia Caixa;
  • pelo aplicativo Cartões Caixa;
  • pelo WhatsApp 0800 104 0104, disponível de segunda a sexta, exceto feriados (das 8 horas às 18 horas);
  • pelo telefone Alô Caixa: 4004 0104 (para ligações feitas a partir de uma das 27 capitais) e 0800 104 0 104 (demais localidades), entre 8 horas e 20 horas.

Durante o período da campanha, o caminhão Tudo em Dia Caixa estará presente em várias cidades prestando atendimento em locais de fácil acesso. A rota atualizada com as cidades que receberão o caminhão pode ser consultada no site da Caixa.

Outras dívidas

As dívidas em atraso fora da campanha de descontos e aquelas de contratos habitacionais também podem ter condições de especiais para negociação, esclareceu o banco. Para estes casos, a Caixa também disponibiliza:

  • renegociação de dívidas em até 120 meses (10 anos);
  • parcelamento das faturas e de cartões de crédito pelo aplicativo cartões Caixa;
  • Já os titulares de contratos habitacionais em atraso podem:
  • usar seu saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar até 80% da prestação mensal do financiamento habitacional, compreendendo até seis prestações em atraso;
  • incorporar encargos ao saldo da dívida, de acordo com o enquadramento do contrato nas condições negociais disponibilizadas pela Caixa;
  • pausa no pagamento das prestações, de acordo com o perfil do contrato.​

São exemplos de contratos habitacionais: financiamentos para compra de imóveis novos ou usados; aquisição de terreno e construção; reforma ou ampliação de imóvel. As negociações podem ser feitas por meio do aplicativo Habitação Caixa.

Fonte: Agência Brasil

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...