Utilidade Pública

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Calor se intensifica e SC terá temperaturas próximas dos 40ºC


 

As temperaturas voltam a subir ao longo dos próximos dias em Santa Catarina. Uma massa de ar quente ganha força sobre grande parte do Brasil e, aqui no estado, as temperaturas mais altas devem ser registradas entre a próxima sexta-feira, 15, e o final de semana,16 e 17. Em áreas do Litoral Sul e do Extremo Oeste, as máximas devem se aproximar dos 40°C.  A partir de quinta-feira,14, as temperaturas começam a subir, com sensação de abafamento inclusive na madrugada, com marcas entre 14°C e 17°C entre os planaltos e o Meio-Oeste e entre 19°C e 24°C em áreas do Extremo Oeste e Litoral Sul. À tarde, as temperaturas máximas ficam entre 34°C e 36°C no Litoral Sul e Extremo Oeste e na casa dos 30°C nas demais regiões. Entre os dias 14 e 18 de dezembro, as temperaturas devem ficar entre 2,5°C e 5°C acima da média em Santa Catarina, com os maiores desvios ocorrendo nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Entre sexta-feira, 15, e o domingo, 17, o fluxo de ar quente do norte do país se intensifica sobre o estado. Neste período, as temperaturas máximas variam de 35°C a 39°C em áreas do Extremo Oeste e Litoral Sul e de 28°C a 34°C nas demais regiões. Além disso, entre quinta, 14, e domingo, 17, a combinação de calor e umidade favorecem, a partir do período da tarde, a formação de pancadas de chuva e temporais isolados pelo estado, típicos de verão. A partir de segunda-feira, 18, e principalmente da terça-feira, 19, da próxima semana, a aproximação e passagem de uma frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais de forma mais abrangente pelo estado. Além disso, a passagem desse sistema também deve interromper a sequência de dias mais quentes, com a redução das temperaturas em todas as regiões. 

Fonte:

Secom

Família confirma que corpo encontrado no Rio do Peixe era de idoso desaparecido


 

corpo encontrado no Rio do Peixe, em Joaçaba, era do idoso Ernesto Lamb, de 76 anos, que estava desaparecido desde sexta-feira, dia 1º de dezembro. O reconhecimento foi feito pela família assim que o corpo foi retirado das águas do rio e levado ao Instituto Médico Legal. O idoso era morador do bairro Flor da Serra, em Joaçaba. Ele saiu de casa por volta das 14 horas daquela sexta-feira. Dias depois, ele foi visto em imagens de câmeras de monitoramento circulando por Herval d'Oeste em uma bicicleta.  O corpo foi encontrado no início da tarde desta terça-feira, dia 13. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para remover o cadáver do local. Desde o início, havia a suspeita de que se tratava do idoso, mas restava ainda a confirmação da família, que ocorreu na tarde desta terça.  Quando sumiu, o idoso estava realizando exames para investigar uma possibilidade de ter a doença de Alzheimer, que causa esquecimento em quem é acometido por ela.

Coletores de lixo de Luzerna, participam de entrevista e recebem Mimo de Natal.


 

Os coletores estão em todos os pontos da cidade, faça chuva ou faça sol, desempenham a profissão em prol da população. Com tantos elogios acerca da cidade, infelizmente algumas situações são pouco compartilhadas, e no meio da correria do dia-a-dia, algumas profissões são deixadas de lado, e consequentemente, “esquecidas” pelos cidadãos. Uma delas são os coletores de lixo, que atuam recolhendo os resíduos. Em Luzerna, na manhã desta quinta-feira(14), os trabalhadores foram convidados para participar do programa Luzerna Noticias da Rádio Luz, onde compartilharam um pouco do seu trabalho, de desafios superação, conquistas e projeções e também receberam um “Mimo de Natal”. Aos coletores o nosso muito obrigado pelo carinho e dedicação, nesta época de Natal e Ano Novo, eles estarão lá trabalhando, dando o duro danado. Há pessoas que se importam com o nosso trabalho e agradecemos imensamente por todo esse carinho da população . A gente não pode e nunca vai parar. Nosso serviço é essencial”, disse o coletor. O fato é que, os coletores estão em todos os pontos da cidade, faça chuva ou faça sol, desempenham a profissão em prol da limpeza. Muitos não são conhecidos, nem tampouco elogiados, mas quando deixam de exercer a função por um dia sequer, são percebidos e lembrados pela falta que fazem ao não recolherem o lixo.

Fonte: Luzerna Noticias.

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...