Utilidade Pública

terça-feira, 28 de março de 2023

PM Ambiental prende homem por porte de arma e caça ilegal


                                                      Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação


 Um homem foi preso no sábado (25) por porte de arma de fogo e caça ilegal de animais silvestres no interior de Água Doce. A prisão ocorreu durante patrulhamento na área rural, quando a guarnição da Polícia Militar Ambiental ouviu disparos de arma de fogo.  Os policiais flagraram na sequência o indivíduo portando uma espingarda Calibre 12, em uma área de mata. Durante a abordagem, foi constatado que junto dele havia cinco aves, sendo quatro já abatidas e uma ferida por arma de fogo. De acordo com a PM Ambiental, também foi encontrado com o suspeito uma cartucheira contendo 17 munições de Calibre 12, sendo que ele não possuía autorização para o porte e uso deste material. As quatro carcaças das aves, identificadas como pombas-carijós e juritis, foram apreendidas e a ave que estava ferida foi encaminhada para análise e tratamento para averiguar sua condição e posterior soltura. O homem foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Joaçaba para os procedimentos cabíveis.  



Ameaça de ‘massacre’ mobiliza a polícia em escola catarinense

                                             Foto: EEB Mauro Gonçalves Farias/Reprodução
 

 Frase foi encontrada dentro de um banheiro da unidade escolar.  “Massacre na Escola – dia 29 de março de 2023”. A mensagem ameaçadora deixada em um banheiro da Escola de Educação Básica Professor Mauro Gonçalves Farias, em São José do Cerrito, na Serra Catarinense, gerou apreensão e deixou pais e alunos apavorados. O caso foi registrado no último dia 21 de março e mobilizou a Polícia Militar.  À reportagem da Rádio Clube de Lages, a mãe de uma aluna relatou que as filhas já não vão mais para a unidade escolar desde a semana passada, pois tem medo de alguma tragédia. Ao tomar conhecimento do caso, a diretora da escola, Marinalva Mota, registrou a situação à polícia. Segundo ela, o verdadeiro motivo é o esvaziamento da unidade na data referida  “Já investigamos e tivemos uma prévia com a polícia. Fiz um boletim de ocorrência e conversei com a polícia. Nos orientaram na seguinte ação, que nós conversássemos com alunos e fizéssemos uma pesquisa nas próprias redes sociais. Encontramos uma trend do ‘Tiktok’, com a mesma frase que escreveram”, disse a diretora.  A diretora ainda afirma que mesmo se tratando de uma brincadeira, na quarta-feira (29), no dia anunciado da ameaça, a Polícia Militar estará na escola recebendo os estudantes para garantir a segurança. A comunicação do 6º BPM afirmou que o caso está sendo acompanhado pelos policiais de São José do Cerrito, tanto para identificar a pessoa que escreveu a frase, como para a segurança escolar. “Infeliz brincadeira”, diz a direção da escola, por meio de nota    A direção da Escola de Educação Básica Professor Mauro Gonçalves Farias emitiu uma nota, nesta segunda-feira (27), onde afirma que a mensagem foi uma “infeliz brincadeira” da plataforma Tiktok. Além disso, comunica que o caso está sendo investigado. Veja a nota completa:  “A EEB Professor Mauro Gonçalves Farias esclarece por meio desta nota que: – A mensagem escrita na porta dentro do banheiro das meninas trata-se de uma “trend” ou “desafio” da plataforma Tiktok. A escola procedeu ao registro de Boletim de Ocorrência e está investigando junto à Polícia os possíveis envolvidos. Sob orientação da Polícia passamos nas salas dos Anos Finais e do Ensino Médio para informar e tranquilizar os estudantes e suas famílias. Essa infeliz “brincadeira” tem o objetivo de causar medo e esvaziar a escola no referido dia. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos”, diz a nota. 

Fonte:

SCC 10

Luzerna conquista R$ 250.000,00 mil reais em premiação da Escola Nacional de Administração Pública, de “Cidades Empreendedoras”.


 

1° Lugar para municípios até 50.000 habitantes. O Ecossistema de Inovação de Luzerna através da Incubadora Tecnológica ITL ,conquistaram a premiação de R$ 250.000,00 mil reais, da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública, de “Cidades Empreendedoras”, conquistando o 1° Lugar para municípios até 50.000 habitantes. O evento realizado em Brasília nesta segunda-feira(27) busca tornar conhecidas as iniciativas que apresentem resultados de desenvolvimento econômico e relatos de empreendedorismo que promovem a competitividade empresarial e contribuem para o crescimento econômico, especialmente para empresas de pequeno porte e artesãos. O Prefeito Juliano Schneider, o Presidente da Câmara de vereadores André Decker, e o vereador Paulo Dalla Costa, receberam a premiação em Brasília, das mãos do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Luzerna chegou na final com a CASE Incubadora Tecnológica inscrita no ano de 2022 pelo Diretor da época Itamar Tonetto, Professor do IFC Luzerna Iliushin Zaak, contando com apoio do Diretor Ângelo Brandalise, e pelo Fiscal de Tributos Mauricio Bittencourt. O Prêmio Cidades Empreendedoras é uma iniciativa da Secretaria da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDICS, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública – Enap.

Fonte: Luzerna Noticias.



  

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...