Utilidade Pública

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Acadêmicas de Publicidade e Propaganda criam campanha sobre doação de órgãos


 

As estudantes Andreina Gomes dos Santos, Isabela de Lima Alves Kunen, Kauani Jacobi Duarte Ribeiro e Thalyta de Matos, da oitava fase do curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc Joaçaba, na disciplina de Projeto Experimental (PEX), desenvolveram a campanha “Doe Órgãos, o Trem da Vida Não Para”. Elas foram orientadas pelos professores Paulo Ricardo dos Santos, Silvia Spagnol Simi dos Santos e Vanessa Angélica Balestrin.  O objetivo principal da campanha é sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos, mostrando que, por meio desse gesto altruísta, vidas podem ser salvas e novos capítulos podem ser escritos para as famílias que vivem na expectativa de uma segunda chance. — Decidimos abordar esse tema porque, no fundo, é sobre recomeços. A doação de órgãos não é apenas sobre o ato de doar, mas sobre perpetuar a vida, sobre permitir que alguém, em um momento de dor e perda, tenha a oportunidade de dar esperança a outros — explicou a estudante Thalyta de Matos. A campanha trata da doação de órgãos fazendo uma alusão a um trem em constante movimento, em que cada vagão representa um órgão que segue em direção a novas vidas. A construção visual e narrativa da campanha reforça que cada doador é uma parte vital desse trem, ajudando a manter o movimento e a transformação de vidas em curso. Ainda nesse contexto, utilizando a metáfora do trem, relaciona cada doação a um movimento contínuo e estratégico, que conecta vidas e cria novas oportunidades de futuro. Essa metáfora simboliza não apenas o ato de doar, mas a continuidade da vida, mesmo em momentos de despedida. — Buscamos humanizar o debate sobre doação, rompendo tabus e levando à reflexão de que, em momentos difíceis, a escolha de doar é, na verdade, uma celebração da vida. Queremos inspirar corações e mentes a verem o poder transformador que existe no simples ato de dizer “sim” à vida — comentou a estudante Andreina Gomes dos Santos. Os materiais relacionados à campanha estão expostos em alguns locais do campus 1 da Unoesc Joaçaba. Também é possível conferir acessando as redes sociais do curso de Publicidade e Propaganda.

Fonte: Ascom/Unoesc

Fiéis participam da 29ª Festa e Romaria Nossa Senhora Aparecida em Luzerna


 

Centenas de fiéis participaram na manhã deste sábado (12) da 29ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, entre Luzerna e Herval d´Oeste. Com a colaboração do tempo, após dois anos afetados pela chuva, os devotos da Padroeira do Brasil finalmente puderam realizar a tradicional procissão. A caminhada com a imagem da Santa teve início às 8h, saindo da Igreja Matriz São João Batista de Luzerna até a capela do bairro Estação Luzerna, onde Frei Nolvi Dallacosta celebrou a missa campal. O trajeto foi marcado por cantos de louvor, agradecimentos e pedidos de preces, em um ano que também celebra o centenário da presença Franciscana na paróquia de Luzerna. A programação do feriado, que homenageia a Santa, cuja imagem foi encontrada por pescadores em 1717 no Rio Paraíba do Sul em São Paulo, inclui almoço, venda de doces e salgados, além de matinê.

  

Governo do Estado autoriza convocação de aprovados no concurso da Epagri


 

O Governo de Santa Catarina autorizou a Epagri a contratar mais 161 candidatos aprovados no concurso público realizado em 2022. A convocação desses novos empregados vai acontecer até dezembro de 2024, com ingresso até fevereiro de 2025. Vão assumir 83 pessoas para cargos na área de extensão rural, 44 para a pesquisa e 34 para as áreas administrativas. O Diário Oficial do Estado de Santa Catarina de 8 de outubro publicou essa autorização, seguindo a resolução 034/2024 do Grupo Gestor de Governo (GGG). Além desta, outra convocação para o concurso público também ocorreu em maio de 2024, quando a Epagri chamou 11 candidatos para assumirem as vagas de pessoas com deficiência (PCD). O concurso público abriu 100 vagas. Porém, de acordo com o presidente da Epagri Dirceu Leite, ao longo dos anos de 2025 e 2026 o Governo do Estado deve autorizar a contratação de mais concursados. “A previsão é chamar mais de 400 pessoas até o final da vigência do concurso”, diz ele. Conforme Dirceu, essas contratações fazem parte do plano de reestruturação da Epagri, que incentiva aposentadorias e permite à Empresa chamar novos empregados. “Aos poucos vamos a renovar o quadro técnico e aprimorar ainda mais nossa atuação na área rural e pesqueira”, destaca o presidente.  Todas as convocações vão acontecer por edital, disponíveis no site da Epagri, na aba “Concurso Público: convocações”. 

Curso de pré-serviço Ao assumirem o concurso, os novos empregados farão o Curso de Pré-Serviço. O Pré-Serviço faz parte do período de avaliação de experiência de 90 dias, conforme determina o artigo 445 da CLT. Ele contempla atividades teóricas, práticas e vivenciais (para algumas funções). Após aprovação no Pré-Serviço, o candidato terá o contrato de trabalho convertido por prazo indeterminado.  A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) é vinculada ao Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária. Dúvidas e mais informações  Para tirar dúvidas sobre o concurso público da Epagri, acesse: https://www.epagri.sc.gov.br/index.php/concurso-publico-2022/

Fonte: Ascom/Epagri

 

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...