Utilidade Pública

sábado, 4 de outubro de 2025

Corpo de Bombeiros Mulher é socorrida após capotamento de veículo na BR-470 em Curitibanos


 

Um acidente de trânsito foi registrado na manhã deste sábado, 4 de outubro, na BR-470, em Curitibanos, a cerca de dez quilômetros em direção a Campos Novos. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 10h23min para atender a um capotamento envolvendo um GM Corsa branco, com placas Mercosul.

De acordo com as equipes de socorro, o automóvel era conduzido por um homem de 23 anos, que não sofreu ferimentos e foi encontrado deambulando pelo local. Já a passageira, uma jovem de 21 anos, permaneceu dentro do veículo capotado, em posição de decúbito dorsal, consciente e orientada, mas com queixas de dor na região lombar.

A vítima recebeu atendimento inicial, foi imobilizada em maca rígida e retirada do automóvel. Em seguida, foi conduzida pela equipe do Corpo de Bombeiros até o hospital para avaliação médica.

O local ficou aos cuidados do guincho para a remoção do veículo, e após o atendimento a guarnição retornou ao quartel.

Clima Ciclone extratropical traz alerta de temporais e ventos de até 100 km/h para o Sul


 

Uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical, chega à região Sul do Brasil neste domingo (5) e deve provocar temporais intensos nos três estados. A projeção é de chuvas de até 100 mm e rajadas de vento entre 80 e 100 km/h, além do risco de granizo isolado. 

Onde os impactos serão mais fortes

De acordo com previsões meteorológicas, o maior risco de tempestades severas está no oeste, sul e Campanha gaúcha. A faixa de fronteira com o Uruguai deverá sentir os efeitos primeiro, com instabilidade crescendo ao longo da tarde e noite.

Em Santa Catarina, o cenário também exige atenção: regiões de fronteira e sul do estado poderão ser afetadas pela instabilidade trazida pela frente fria. No Paraná, o avanço deve se dar a partir da noite, especialmente no oeste e sudoeste.  

Dinâmica atmosférica

O encontro da frente fria com o ar quente que predomina na região Sul, aliado a condições favoráveis de circulação de ventos em níveis médios da atmosfera, cria um ambiente propício para o surgimento de tempestades com grande intensidade. Durante a passagem do sistema, rajadas fortes podem se manifestar de forma isolada em todo território da região. 

Consequências esperadas

  • Ventos intensos, com possibilidade de destelhamentos, queda de placas, árvores e estruturas frágeis;
  • Chuvas localmente volumosas, com risco de inundações pontuais;
  • Granizo em pontos isolados;
  • Queda abrupta de temperatura após a passagem do sistema frontal.

Alerta marítimo

Para a costa, também há riscos: a Marinha do Brasil emitiu alerta para rajadas de até 65 km/h entre Florianópolis (SC) e São Sebastião (SP), com ondas de até 2,5 metros previstas entre Tramandaí (RS) e Florianópolis durante a madrugada de terça (5) para quarta-feira (6)

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...