Utilidade Pública

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Sine tem mais de 5 mil vagas abertas em Santa Catarina


                                    (Foto: Marco Fávero/Secom)


   Santa Catarina tem 5.081 vagas de emprego disponíveis pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine/SC). As ofertas estão disponíveis em várias cidades e englobam como pré-requisito desde nível fundamental a superior. Destas vagas, 189 são para pessoas com deficiência (PcD).   “A população de Santa Catarina é quase 40% menor que a dos vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul, mas mesmo assim tivemos um destaque nos primeiros meses de 2023. O saldo nos primeiros 5 meses foi de 59.372 novos empregos com carteira assinada. Nosso papel é facilitar a vida do empreendedor, para que ele invista, a empresa dele cresça e isso gera ainda mais empregos”, destaca o governador Jorginho Mello.  “O Governo de Santa Catarina trabalha com ações que geram mais oportunidades e movimentam a economia do estado. O Sine tem esse papel fundamental de ser a ponte entre quem busca uma oportunidade e as empresas que oferecem vagas”, afirma o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck.  Como se candidatar   Para concorrer a uma das vagas disponibilizadas, os candidatos devem procurar uma das mais de 140 unidades do Sine. Para realizar o cadastro pessoalmente, é necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho.   Outra possibilidade é o acompanhamento das vagas via aplicativo do Governo Federal Sine Fácil, que pode ser baixado no smartphone ou tablet. Lá, o trabalhador poderá conferir as oportunidades de emprego, candidatar-se a uma vaga e também dar entrada no seguro-desemprego. As mesmas funcionalidades também estão disponíveis no portal Emprega Brasil.  O diretor de Emprego e Renda da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Carlos Alberto Arns Filho, reforça a importância do Sine na intermediação entre empresas e candidatos e destaca o uso do aplicativo. “O aplicativo cruza o perfil das vagas com o dos trabalhadores cadastrados e envia uma notificação para quem for compatível com a vaga. Por isso, é importante que as pessoas preencham todas as informações solicitadas e sempre as mantenham atualizadas. Ao baixar o aplicativo, o trabalhador preenche um currículo com todas as informações que pedimos nas unidades”, informa Arns.  

Lista de Vagas 

Joaçaba 46 02 PCD

Campos Novos 43 

Capinzal 38 

Fraiburgo 09 

Abelardo Luz 12 02 PCD

Araquari 43 

Araranguá 188 

Balneário Camboriú 214 04 PCD

Biguaçu 20 

Blumenau 135 23 PCD

Braço do Norte 22 

Brusque 146 

Caçador Camboriú 61 

Canoinhas 16 

Chapecó 166 03 PCD

Correia Pinto 10 

Criciúma 318 07 PCD

Curitibanos 60 

Dionísio Cerqueira 44 

Florianópolis 105 46 PCD

Forquilhinha 53 

Garopaba 71 01 PCD

Garuva 66 

Gaspar 40 01 PCD

Gravatal 16 

Guaramirim 04 

Ibirama 33 01 PCD

Içara 37 01 PCD

Indaial 99

Itaiópolis 14 01 PCD

Itajaí 132 24 PCD

Itapema 237 

Jaguaruna 21 

Joinville 126 

Lages 56 04 PCD

Laguna 16

Lauro Muller 34

Mafra 65 

Maravilha 04 

Morro da Fumaça 69 

Navegantes 55 

Nova Veneza 05 

Palhoça 54 15 PCD

Papanduva 16 

Penha 74 

Pomerode 35 

Porto União 44 

Praia Grande 15 

Rio do Sul 37 

Rio Negrinho 426 25 PCD

São Bento do Sul 54 21 PCD

São Francisco do Sul 31 

São João Batista 27 

São Joaquim 05 

São José 189 

São Miguel do Oeste 368 02 PCD

Seara 134 

Siderópolis 55 

Tijucas 163 02 PCD

Timbó 95 02 PCD

Tubarão 89 02 PCD

Turvo 19 

Videira 89 

Xanxerê 112 

Xaxim 01

Fonte:

Secom/SC

Agosto terá ‘bombardeio’ de fenômenos climáticos em SC, com imprevisibilidade e chuva volumosa


                               Agosto promete muita chuva em Santa Catarina – Foto: Reprodução/GOES16


 Começa nesta terça-feira (1°) agosto, o último mês do inverno no Hemisfério Sul. O mês, de acordo com o meteorologista Piter Scheuer, promete um combo de fenômenos climáticos em Santa Catarina.   “Agosto será um mês chuvoso e as tempestades prometem ser mais amplas e significativas”, explica Scheuer. Segundo o meteorologista, é provável que o Estado passe por episódios te tempo severo. Ciclones extratropicais e frentes frias também estão na previsão. “Com o fluxo de ar quente vindo da floresta amazônica podemos ter episódios com tempo severo, como ciclones que podem trazer transtornos”, diz. O mês começará seco, e com temperaturas mais elevadas. Ao longo dos dias, no entanto, a chuva deve tomar conta do cenário estadual. A Defesa Civil de Santa Catarina, alertou ainda que agosto tem previsão para inundações, enxurradas e deslizamentos.  Defesa Civil faz alerta  A Defesa Civil do Estado listou os seguintes riscos para agosto:  

  • Tendência que a estiagem no Grande Oeste seja amenizada e até revertida nos próximos meses; 
  • Há chance de eventos de chuva volumosa, com risco para inundações, enxurradas e deslizamentos;  
  • Episódios de frio intenso, com registro de temperaturas negativas e congelamento de pistas;  
  • Ressalta-se a atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos, moradores de rua) e animais domésticos. Mantenha-se aquecido e beba bastante água.  
  • Danos provocados por eventos de agitação marítima e ressaca devem ser menos frequentes em relação a um inverno típico; Diferença com o último agosto  Em 2022, ao contrário deste ano, a chuva era mais escassa. Neste ponto é importante lembrar que Santa Catarina está sob influência do El Niño, que traz mais chuvas, e no ano anterior, o La Niña, com escassez.  “Agosto deve começar mais seco devido à influência de um bloqueio atmosférico que impede a chegada ao Estado de chuva. A segunda quinzena do mês deverá ser mais chuvosa. A média mensal para agosto é maior no Oeste e Meio Oeste, com acumulados variando entre 150 a 190 mm. Já do Planalto ao Litoral a chuva acumulada nesse mês varia entre 90 a 150 mm”, disse a Defesa Civil do Estado sobre o último mês do inverno passado. 
  • Fonte:

    ND+



Gratidão! Família agradece médico que salvou menina de engasgamento no Meio-Oeste


                                 O Dr. Cícero com Paola e a filha Luísa, que foi salva de um engasgamento


A ação rápida de um médico salvou a vida da pequena Luísa Tomasoni de Oliveira, de 1 ano de idade, que se engasgou devido ao acúmulo de secreção nas vias respiratórias. O incidente aconteceu no último sábado, 29, quando a família participava da 38ª Festa do Colono, no município de Ouro .  Era por volta das 15h30 quando a menina se engasgou e a situação foi notada pelos familiares.  "No momento em que minha irmã percebeu ela já estava desfalecendo. Rapidamente corri para o local onde estava a ambulância do município e pedi ajuda e comecei a fazer a manobra de desengasgo, mas sem sucesso. Os funcionários da saúde do município que estavam no local conseguiram chamar o Dr. Cícero Franscisvaldo Figueiredo da Silva, que médico do posto de saúde de Ouro e ele conseguiu realizar a manobra e reanimar ela". Descreve a mãe da menina, Paola Tomasoni.  Foram momentos de muito medo e apreensão mas Deus usou ele para salvá-la.  Em nome da minha filha e da minha família quero deixar meu agradecimento ao pessoal da saúde que prestaram ajuda e ao Dr. Cícero que foi um anjo na vida da minha filha.  Após o ocorrido ela foi encaminhada para o Hospital Nossa Senhora das Dores para avaliação e logo em seguida foi liberada. Ainda estamos nos recuperando do susto, mas graças a Deus ela está bem.

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...