Utilidade Pública

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Comarca de Herval d’Oeste passará a funcionar em sede própria neste mês


                                     Fotos: TJSC

Inauguração está marcada para dia 26 de junho.  A comarca de Herval d’Oeste, no Meio-Oeste, tem data para começar a operar em sede própria. A inauguração do novo Fórum ocorrerá em 26 de junho, às 16h, e a partir do dia seguinte o atendimento presencial aos moradores de Herval d’Oeste e Erval Velho volta à normalidade em um espaço amplo, moderno, acessível e com sistemas voltados à sustentabilidade. Ao todo, são três mil metros de área construída. Os trabalhos de deslocamento ocorrem a partir desta semana, na próxima quinta-feira (20/6). Por conta disso, o expediente forense continua em sistema remoto, com atendimento ao público realizado por telefone, e-mail, balcão virtual e outros meios tecnológicos disponíveis. Este período será destinado ao transporte e montagem do acervo; mudança do link de dados e de telefonia via rede de intranet e internet; e, ainda, organização e limpeza das novas instalações. Por duas décadas, o Judiciário local funcionou em espaços locados. Esse novo prédio foi projetado pela equipe da Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) do Poder Judiciário e foi construído em um terreno doado pelo município de Herval d’Oeste na rua Nereu Ramos, no bairro Vila Militar. Além da pré-instalação da atual vara judicial, o espaço contará com a possibilidade de ampliação futura para acomodar mais uma vara; há lugar também para duas promotorias de justiça e uma sala de apoio aos advogados da OAB. O diretor de Engenharia e Arquitetura do TJSC, Everton William Tischer, diz que a edificação está dotada, além de todos os elementos para garantia da acessibilidade universal a todos os seus espaços, de banheiros exclusivos para PCD em cada um dos andares, vagas exclusivas de estacionamento e acesso a todas as salas e andares do prédio. Haverá também espaços que garantam a segurança dos jurisdicionados como, por exemplo, celas e lugares exclusivos para o trânsito de veículos do Departamento de Administração Prisional, assim como sistemas de controle de acessos. Em relação à sustentabilidade ambiental, o prédio contará com sistemas prediais de alta eficiência e voltados à economia de energia. "Teremos iluminações totalmente em LED, sistemas de climatização de baixo consumo, reaproveitamento de água das chuvas, brises nas fachadas e telhados verdes em cada um dos andares para redução da incidência de luz solar direta nos ambientes, o que diminui o consumo de energia, melhora a qualidade do ar e a ventilação dos ambientes”, explica Tischer.  Os números de telefone e endereços de e-mail de contato da comarca não sofreram alteração. Neste período de suspensão do expediente forense e dos prazos processuais, o atendimento ao público, em casos urgentes, será realizado por meio telefônico pelos servidores e servidoras de plantão do cartório, no (49) 98404-8427, e pela assessoria de gabinete, no (49) 3521-8808 e (49) 3521-8825.


 

Fonte:

TJSC

Herval d´Oeste conquista 1º lugar na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes


                                          Foto: Divulgação


Herval d´Oeste foi destaque na noite desta terça-feira (18) ao conquistar o primeiro lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes, Edição Especial/Evolução. O município obteve a melhor avaliação entre as cidades com até 30 mil habitantes. Os vencedores da etapa estadual do prêmio, considerado o "Oscar da Gestão Pública", foram conhecidos durante evento realizado pelo Grupo Barriga Verde, Grupo Bandeirantes de Comunicação e Instituto Aquila. A cerimônia ocorreu em Florianópolis, com a presença de prefeitos e representantes de municípios de todo o estado de Santa Catarina. A premiação levou em conta os seis pilares observados pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), nos últimos quatro anos de mandato dos prefeitos: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Saúde e Bem Estar; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Sustentabilidade. O Prêmio deste ano considerou o histórico dos últimos quatro anos para avaliar e reconhecer os prefeitos e saber se eles conseguiram entregar os municípios melhor que do que receberam. Para o prefeito Mauro Martini (PP), Herval d’Oeste deu um grande salto nos últimos quatro anos. “Os resultados revelados pelo Instituto Aquila mostram que estamos no caminho certo. Nossa gratidão a todo o funcionalismo público de Herval d’Oeste e a nossa comunidade, que tem colaborado significativamente com a gestão pública municipal”, disse Mauro, que posou com o certificado ao lado do vice-prefeito, Jair da Rosa.

Município de Luzerna ficou entre os 3 finalistas do Estado de Santa Catarina, do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024.


 

pode comemorar Luzerna O Município de Luzerna ficou entre os 3 finalistas do Estado de Santa Catarina, do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024. O Município de Luzerna ficou entre os 3 finalistas do Estado de Santa Catarina, do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024.

habitantes:
*Educação;
*Governança, Eficiência Fiscal e Transparência;
A iniciativa é um parceria do Grupo Bandeirantes e do Instituto Aquila

*Objetivo* O Prêmio Band Cidades Excelentes veio para incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas da gestão pública. A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, e direcionado a todos os municípios do país. *Critérios de Avaliação*
A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes será feita a partir da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila.
A plataforma foi desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, que a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 72 indicadores em uma única nota final. Os indicadores são construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Para cada pilar, os municípios serão separados em 3 categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local:
*Menor ou igual a 30 mil habitantes;
*Entre 30 e 100 mil habitantes;
*Acima de 100 mil habitantes; Para a premiação desse ano, para efeito de definição dos vencedores, será considerada a evolução de cada um dos pilares do IGMA, considerando o ciclo de 2021 a 2024.

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...