Utilidade Pública

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Sexta e sábado com calor intenso em Santa Catarina


                                                           Foto: Imagem ilustrativa


 A sexta-feira (27) será de sol com poucas nuvens em Santa Catarina. De acordo com a Epagri/Ciram, uma massa de ar quente e seco deixa o tempo firme. Temperatura alta, calor intenso com máximas de 33°C a 38°C. O sábado (28) será mais um dia ensolarado e de muito calor no Estado. Porem, entre a tarde e noite, um sistema de baixa pressão dá condições para ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados em áreas do Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Para o domingo (29), tempo mais encoberto, com chuva a partir da manhã no Planalto Sul e Litoral Sul. A condição se estende para as demais regiões a partir da tarde, com risco de temporais localizados com granizo, especialmente do Extremo Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí. Temperatura diminui um pouco, mas o ar permanece muito abafado.

Governador Jorginho Mello apresenta em Brasília demandas de SC


                                                  Foto: Eduardo Valente/Secom


 O governador Jorginho Mello, em sua segunda viagem a Brasília representando o Governo do Estado, adiantou nesta quinta-feira (26) com o vice-presidente Geraldo Alckmin as demandas de Santa Catarina que serão apresentadas nesta sexta-feira (27) para o presidente Lula. A principal cobrança diz respeito à conclusão das obras nas rodovias federais em SC, que se arrastam sem prazo de conclusão.  As reivindicações do Sul serão apresentadas em conjunto pelos três governadores da região: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Será uma carta com as três maiores prioridades de cada Estado.  “Todos os governadores então sintonizados em reequilibrar as contas dos Estados, uma preocupação que pode ser resolvida por via política ou via judicial, até porque o Supremo Tribunal Federal já tem julgamentos colocados sobre a legalidade dessas duas leis”, disse o governador sobre as leis complementares 192 e 194, além da urgência para uma reforma tributária. As demandas catarinenses serão apresentadas publicamente nesta sexta, mas Jorginho adiantou que, além da prioridade para as BRs, Santa Catarina leva cobranças por melhorias para os portos e aeroportos catarinenses e a preocupação em reequilibrar as contas do Estado, desenvolvendo um debate de alto nível entre governo estadual e governo federal.

Fonte: Secom


PIS/Pasep começa a ser pago no dia 15 de fevereiro

                                                         
                                                              Foto: Imagem ilustrativa


Trabalhadores poderão sacar o abono salarial referente ao ano-base 2021 do PIS a partir de 15 de fevereiro de 2023. O abono salarial ficará disponível até o dia 28 de dezembro de 2023. O benefício atingirá 21,4 milhões de pessoas que trabalham na iniciativa privada, de acordo com os cálculos do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).    O abono salarial é um benefício concedido anualmente aos trabalhadores inscritos no PIS, equivalente a no máximo um salário mínimo. O valor é pago pela Caixa.  Apesar de as expressões PIS e PASEP serem normalmente citadas juntas, trata-se de dois programas diferentes. O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, um tipo de PIS para funcionários públicos. Ele também gera abono anual, mas nesse caso os valores são pagos pelo Banco do Brasil e o programa segue um calendário diferente de saque. Quem tem direito ao PIS  Nem todo trabalhador da iniciativa privada com carteira assinada terá acesso ao abono salarial referente ao ano-base 2021. É preciso cumprir alguns requisitos, confira:   

  • Estar inscrito no PIS há pelo menos 5 anos.    
  • Ter trabalhado formalmente por no mínimo 30 dias no ano-base.  
  • Remuneração média mensal de até dois salários mínimos.  
  • Ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) Como consultar e receber o abono salarialPara consultar o valor disponível para resgate basta acessar a Carteira de Trabalho Digital ou entrar em contato por meio do telefone 158. O abono salarial é disponibilizado pelas instituições financeiras diretamente na conta. No caso da Caixa, o benefício também pode ser sacado nas agências (tendo documento oficial de identificação com foto e número do CPF), caixas eletrônicos, casas lotéricas ou correspondente bancários (tendo o cartão social).Já no Banco do Brasil, a opção de retirar o abono presencialmente está disponível nas agências, sendo preciso ter em mãos documento documento oficial de identificação e número do CPF).
  • .
  •  



Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...