Utilidade Pública

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Eleitor tem quatro meses para regularizar título e votar em outubro


 

Os cidadãos que pretendem votar nas eleições municipais de outubro têm menos de quatro meses para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento. A partir de 8 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros eleitorais. O cumprimento do prazo vale para jovens a partir de 16 anos que pretendem votar pela primeira vez e para o eleitor que está em situação irregular por ter deixado de votar e justificar ausência por três eleições consecutivas. Para regularizar a situação, o eleitor deve entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e acessar as opções disponíveis. Para checar a situação da inscrição eleitoral, basta preencher o número do CPF. Para tirar a primeira via do título de eleitor, os interessados podem clicar na opção título eleitoral e seguir os passos sugeridos pelo atendimento eletrônico. No primeiro turno, que será realizado no dia 6 de outubro, os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.  O segundo turno está previsto para o dia 27 do mesmo mês em municípios com mais 200 mil eleitores em que nenhum candidato a prefeito obteve votos suficientes para vencer a disputa na primeira rodada.

Fonte:

Agência Brasil

Joaçaba registra caso de dengue e é considerado infestado por Aedes aegypti


 

O município de Joaçaba enfrenta um aumento preocupante na infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Ao longo de 2023, a cidade viu sua área de infestação ampliada, atingindo a marca de 297 focos do vetor. Com as altas temperaturas acelerando a disseminação do mosquito, as festividades de final de ano trouxeram um fluxo significativo de veículos de outras regiões, bem como visitantes e familiares provenientes de áreas com histórico de transmissão dessas doenças. Essa movimentação intensificou as preocupações da Secretaria de Saúde em relação ao risco de transmissão, especialmente da dengue.  Nos últimos dias, a cidade confirmou um caso importado de dengue, ou seja, um paciente que adquiriu a doença fora do município. Outros casos estão em fase de investigação, elevando ainda mais a necessidade de ações preventivas e de controle. 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Controle da Dengue, emitiu orientações para a população:


• Uso de repelentes;

• Não deixar água parada;

• Revisão dos imóveis, garantindo a limpeza e o adequado caimento das calhas;

• Fechamento total da tampa da caixa d'água;

• Instalação de tela no cano extravasor ("ladrão") da caixa d'água;

• Tratamento semanal com cloro em piscinas, incluindo as de plástico;

• Colocação de tela nas tampas dos ralos;

• Não deixar objetos que possam acumular água expostos à chuva, como lonas, garrafas, vasilhas e outros materiais impermeáveis. 

Diante deste cenário, a colaboração da comunidade é crucial para conter a propagação do Aedes aegypti e prevenir a disseminação dessas graves doenças. A vigilância constante e a adoção de medidas preventivas são fundamentais para garantir a saúde e bem-estar de todos os moradores de Joaçaba.

“ATENDIMENTO SALA DO EMPREENDEDOR LUZERNA”


 

A Patrícia que é responsável pelo atendimento na Sala do Empreendedor de Luzerna está de férias até o dia 14 de Fevereiro. Empreendedor de Luzerna está de férias até o dia 14 de Fevereiro. Nesse período acontecem algumas alterações no atendimento. Emissões de guias, notas e orientações serão realizadas no setor de tributação da Prefeitura de Luzerna. Vagas de emprego, serão realizadas diretamente no Sine de Joaçaba.


Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...