Utilidade Pública

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Lançamento da ExpoLuzerna 2023 será na próxima terça-feira


 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Luzerna promove na próxima terça-feira (18) uma palestra especial e gratuita que vai marcar o lançamento oficial da Expo Luzerna 2023. Conduzido por Daniel Keller, o evento será realizado no Auditório do Centro de Eventos São João Batista. A palestra vai abordar de uma forma bem aberta o tema mais importante para a sustentação dos negócios: inovar para vender mais. O evento é uma realização da CDL Luzerna, Prefeitura Municipal e Incubadora Tecnológica de Luzerna, em parceria com o Sebrae/SC. O lançamento da feira com palestra está agendado para às 19h30 da terça-feira. Para participar, é necessário fazer uma inscrição, que pode ser realizada através deste link (clique aqui).   A feira contará com mais de 70 stands dos mais diversos setores, incluindo a gastronomia. A entrada é totalmente gratuita para visitação, brinquedos infantis, palestras e muitos shows que vão movimentar os três dias de exposição.   Um dos pontos altos deste tipo de evento, a praça de alimentação será muito diversificada contando com a presença dos grupos culturais e food trucks ao longo dos três dias de feira. A visitação começa às 14 horas do dia 21. O evento chega ao fim às 18 horas do dia 23.   Programação completa: 

Dia 21 de Abril (FERIADO) / Sexta-feira

14:00h - Abertura dos portões 

17:30h - Show com a Banda Cosmo Express

20:00h - Show com Yuri e Kainã

22:00h - Fechamento dos portões


Dia 22 de Abril / Sábado

14:00h - Abertura dos portões 

19:00h - Show com Grupo Manotaço

22:00h - Fechamento dos portões 


Dia 23 de Abril / Domingo 

14:00h - Abertura dos portões 

16:00h - Show com Banda Mercosul

18:00h - Encerramento 

STF publica decisão sobre revisão da vida toda do INSS

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil


 O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta quinta-feira (13) o acórdão da decisão que reconheceu a chamada revisão da vida toda de aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com a publicação do documento, que tem 192 páginas, os juízes responsáveis pelas ações que tramitam em todo o país poderão voltar a dar andamento aos processos, que estavam parados e aguardavam a divulgação.   A decisão foi tomada pelo Supremo em dezembro do ano passado e permite que aposentados que entraram na Justiça possam pedir o recálculo do benefício com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida. Antes da decisão, a revisão não era reconhecida.  O STF reconheceu que o beneficiário pode optar pelo critério de cálculo que renda o maior valor mensal, cabendo ao aposentado avaliar se o cálculo da vida toda pode aumentar ou não o benefício.  Segundo o entendimento, a regra de transição que excluía as contribuições antecedentes a julho de 1994, quando o Plano Real foi implementado, pode ser afastada caso seja desvantajosa ao segurado. Entenda   O processo julgado pelo STF trata de um recurso do INSS contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que garantiu a um segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) a possibilidade de revisão do benefício com base nas contribuições sobre o período anterior ao ano de 1994.  Durante a tramitação do processo, associações que defendem os aposentados pediram que as contribuições previdenciárias realizadas antes de julho de 1994 sejam consideradas no cálculo dos benefícios. Essas contribuições pararam de ser consideradas em decorrência da reforma da Previdência de 1999, cujas regras de transição excluíam da conta os pagamentos antes do Plano Real.  Segundo as entidades, segurados do INSS tiveram redução do benefício em função da desconsideração dessas contribuições.

Fonte: Agência Brasil

                                                 

Fim de semana de tempo instável com chuva em Santa Catarina


                                   Foto: Imagem ilustrativa


A passagem de uma frente fria deixa o tempo instável nesta sexta-feira (14) em Santa Catarina. De acordo com previsão da Epagri/Ciram, a chuva será mais volumosa e frequente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Temperatura mais baixa em todas as regiões. Para o sábado (15), predomínio de nuvens com chuva, alternando com períodos de melhoria no Litoral e áreas próximas. No Oeste e Meio poucas aberturas de sol, com chuva no período da tarde para a noite.  No domingo (16), nebulosidade variável, com chuva a qualquer hora do dia do Planalto ao Litoral. Nas demais regiões, condição de chuva bem isolada a partir da tarde.

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...